ARTIGO

Agência de SEO: O que faz e como escolher?

17/07/2024

O universo digital abriu um leque amplo de possibilidades para as empresas, e contar com o apoio de uma agência de SEO faz toda a diferença quando se trata de aproveitar todas as oportunidades que o marketing digital viabiliza e conquistar o topo do seu segmento nos ambientes digitais.

O SEO (Search Engine Optimization) é uma ferramenta essencial para qualquer organização que deseja aumentar sua visibilidade online. No entanto, com a crescente competitividade para alcançar os primeiros lugares nos resultados de busca, é necessário investir em abordagens especializadas e comprovadas.

O que é e como funciona uma agência de SEO?

As agências de SEO são especialistas em otimizar sites para mecanismos de busca, como o Google – que é acessado por 92% das pessoas em todo o planeta – o que corresponde a um índice de 9 em cada 10 usuários, segundo a StatCounter

Seu principal objetivo é melhorar o posicionamento orgânico de um site nas páginas de resultados de busca (SERPs), o que pode aumentar significativamente o tráfego e a visibilidade online de uma instituição.

Elas identificam, qualificam e produzem os tipos de conteúdo que irão performar melhor nos buscadores, mensuram seus resultados, implementam melhorias contínuas e muito mais.

As principais atividades e atribuições de uma agência de SEO

O papel de uma agência de SEO é definir um planejamento estratégico de ações que façam seus clientes decolarem nos buscadores. Isso envolve:

Auditoria de SEO 

A primeira etapa é uma análise completa do site para identificar pontos fortes e fracos. Isso inclui a avaliação de fatores como velocidade de carregamento, usabilidade, estrutura do site e a qualidade do conteúdo. 

Além disso, é necessário definir os objetivos que as empresas querem alcançar com as iniciativas.

Pesquisa de palavras-chave

Identificar as palavras-chave mais relevantes para o negócio é fundamental. A agência realiza pesquisas detalhadas para encontrar termos que os potenciais clientes estão buscando.

Otimização On-page

Envolve ajustes no próprio site, como melhoria dos títulos, meta descrições, cabeçalhos, e a inclusão de palavras-chave. 

Além disso, é importante garantir que o site esteja bem estruturado e que as páginas sejam rápidas e amigáveis para dispositivos móveis, visto que 60% das pesquisas no Google são feitas por meio de dispositivos mobile, segundo a Statista.

Otimização Off-Page

Foca em ações fora do site, como a construção de backlinks (links de outros sites apontando para o seu), o que aumenta a autoridade e a relevância do site aos olhos dos motores de busca.

Criação de conteúdo de alta qualidade

A agência pode ajudar na criação de artigos, blogs, infográficos e outros tipos de materiais que atraiam e engajem os visitantes.

Dicas para escolher a agência de SEO ideal para o seu negócio

  1. Verifique a reputação da agência e seus cases de sucesso. Depoimentos de clientes e o portfólio também são indicativos importantes. Nosso portfólio no Behance está aqui!
  2. Uma boa agência deve ser transparente sobre suas práticas e fornecer relatórios claros e regulares sobre o progresso das estratégias.
  3. Certifique-se de que a agência oferece soluções personalizadas, adequadas às necessidades específicas do seu negócio.
  4. A agência deve entender e estar alinhada com os objetivos da sua empresa.
  5. Verifique a qualificação e a experiência da equipe que trabalhará no seu projeto. Por sorte, a Techd tem mais de 12 anos no mercado e já ficamos entre as 10 melhores agências do país em 2022 no Prêmio Limitless RD Station.
  6. Pergunte sobre as ferramentas e métodos que a agência utiliza para realizar as otimizações e monitorar os resultados.

Ficou com alguma dúvida de que a Techd é a escolha certa para resultados extraordinários em SEO? Entre em contato com a gente e vamos conversar!

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