Nos últimos anos, os escritórios de advocacia estão percebendo a importância de adotar ferramentas tecnológicas para aprimorar sua gestão e oferecer um serviço mais eficiente. Nesse contexto, o CRM para advogados tem se destacado como uma solução essencial para otimizar o relacionamento com os clientes e impulsionar o sucesso dos escritórios.
A implementação de um CRM (Customer Relationship Management) em escritórios de advocacia pode trazer inúmeros benefícios, desde uma gestão mais eficiente de clientes até a otimização do funil de vendas.
Ao escolher a ferramenta adequada e capacitar a equipe para sua utilização, os escritórios podem se destacar no mercado jurídico e oferecer um serviço de excelência aos seus potenciais ou atuais clientes.
Quer saber como? Acompanhe a leitura e descubra como implementá-la assertivamente e seus benefícios para a gestão de clientes de advogados.
Entendendo que é CRM
O CRM é uma ferramenta e estratégia de gestão focada no relacionamento com os clientes, que visa organizar, automatizar, gerenciar e sincronizar as interações e informações em um único sistema.
Ele permite que os advogados acompanhem o histórico de cada cliente, desde o primeiro contato até o encerramento do caso.
Segundo um relatório da Grand View Research, mais de 91% das empresas com 10 colaboradores ou mais, utilizam o CRM para a gestão de conversas com consumidores. Além disso, a análise dessa ferramenta também melhora o CX (Customer Experience).
Como implementar um CRM para advogados?
De acordo com 92% dos líderes entrevistados para uma pesquisa da Deloitte, os CRMs são uma prioridade essencial para possibilitar o sucesso das estratégias de um negócio.
Portanto, se você ainda não implementou esse software nos processos do seu escritório de advocacia, a hora é agora!
Para isso, é fundamental escolher uma solução adequada às necessidades do negócio e treinar os colaboradores para utilizar a ferramenta de forma eficaz e conforme as normas éticas da profissão.
Comece reunindo as informações de cada cliente e organizando no sistema. Depois, classifique conforme cada etapa do funil de vendas – ou seja, mapeie a jornada que a pessoa percorreu desde a tomada de conhecimento do seu escritório até se tornar um cliente, de fato.
Por meio da segmentação e da análise de dados, é possível identificar oportunidades de negócio, acompanhar o progresso na contratação dos serviços jurídicos e personalizar estratégias de marketing e vendas para cada perfil de cliente. Além disso, possibilita posicioná-lo sobre o andamento dos processos de forma transparente e assertiva.
Os benefícios do CRM para a gestão eficiente de clientes
A ferramenta permite centralizar e organizar todas as informações dos clientes em um único lugar. Isso facilita o acesso aos dados, os documentos e o andamento do processo judicial, o que garante que todos os advogados estejam atualizados sobre o status de cada caso.
Cerca de 72% das empresas afirmam que o uso de um CRM dá acesso a melhores dados de seus clientes, segundo relatório da Resco.net. O que melhora no gerenciamento de relacionamento e nas interações entre o advogado e o cliente, um atendimento mais personalizado e eficiente.
O software também pode ajudar a automatizar tarefas repetitivas, como agendamento de reuniões e envio de lembretes.
Os principais CRMs disponíveis no mercado
Cada uma dessas plataformas de CRM possui suas próprias funcionalidades e diferenciais, permitindo aos escritórios de advocacia escolher o que melhor atende às suas necessidades específicas de vendas, marketing e atendimento ao cliente.
Confira algumas opções abaixo:
RD Station CRM
O Rd Station CRM é uma plataforma completa de automação de marketing oferece recursos avançados como IA, geração de leads, segmentação de contatos, envio de e-mail marketing, criação de landing pages, gestão de redes sociais, análise de resultados e integração com outras ferramentas.
Aqui na Techd, somos especialistas na operação desta ferramenta, o que justifica o nosso reconhecimento como uma das 10 melhores agências do país em 2022 pelo Prêmio Limitless RD Station.
HubSpot
Esse CRM gratuito também oferece uma gama de funcionalidades, incluindo gestão de contatos, criação de campanhas de e-mail, automação de processos de vendas, análise de dados em tempo real e relatórios personalizáveis. Ele também possui recursos avançados de IA, agendamento de reuniões e muito mais.
Pipefy
Essa plataforma de gestão de processos empresariais permite às empresas criar, gerenciar e automatizar processos operacionais, como fluxos de trabalho de vendas, atendimento ao cliente, financeiro e muito mais.
Ele centraliza dados no pipeline, oferece recursos de personalização avançados e integração com outras ferramentas.
Operand
O Operand é um CRM para marketing digital, publicidade e comunicação. Ele oferece atributos para a criação de campanhas de marketing, gestão de equipes, tarefas e projetos.
Agendor
Esse CRM de vendas e gerenciamento de clientes é voltado para todo o processo comercial, do pré ao pós-venda. Ele oferece recursos para o acompanhamento do funil de vendas, captação de leads, gestão de contatos, agendamento de tarefas, acompanhamento de negócios, relatórios de vendas e muito mais.
Zendesk
O Zendesk é uma plataforma de atendimento ao cliente e suporte técnico que oferece recursos para o gerenciamento de tickets de suporte, chatbot constante, base de conhecimento, automação de atendimento, análise de satisfação do cliente e integração com outros sistemas de CRM e help desk.
Entre em contato com um dos nossos especialistas e tenha o apoio para escolher a que mais se adapta ao seu escritório. A Techd também pode te ajudar a definir as estratégias de marketing ideais, conforme as normas estabelecidas pela OAB!