No ambiente digital, onde a competição é intensa, a experiência do usuário é primordial e a atenção do consumidor é um ativo valioso, as empresas precisam adotar abordagens integradas para maximizar seu desempenho online. Dentre elas, destaca-se a união entre CRO e SEO, mas você sabe o que ela representa?
Com mais de 70.000 pesquisas processadas pelo Google a cada ano, e um aumento significativo nas visitas à plataforma, a necessidade de uma presença digital aprimorada se torna ainda mais evidente. Por isso, é primordial integrar essas duas abordagens.
Neste artigo, a Techd reuniu a definição de CRO e SEO, e os principais motivos para que as empresas adotem essa sinergia, garantindo um futuro mais competitivo e rentável no mercado digital.
O que é CRO?
A CRO (Conversion Rate Optimization – traduzido do inglês para Otimização da Taxa de Conversão) é o processo de aumentar a porcentagem de visitantes de um site que realizam uma ação desejada, como efetuar uma compra, preencher um formulário de uma landing page ou se inscrever em uma newsletter.
Isso envolve entender o comportamento do usuário e fazer ajustes no design, conteúdo e funcionalidades do site para melhorar a experiência do visitante.
E o SEO, qual é a definição?
A Otimização para Motores de Busca (SEO, em inglês Search Engine Optimization) refere-se ao conjunto de práticas que visam melhorar a visibilidade de um site nos resultados orgânicos dos motores de busca.
Isso inclui otimizar o conteúdo para intenção de pesquisa, escolher palavras-chave relevantes e garantir que a estrutura do site seja amigável para os motores de busca.
Em janeiro de 2024, de acordo com a Statista, o Google obteve cerca de 84,2 bilhões de visitas em todo o mundo, demonstrando a importância de estar bem posicionado nas SERPs (páginas de resultados dos motores de busca) por meio de boas práticas de SEO.
5 razões para integrar estratégias de CRO e SEO
Enquanto o SEO atrai visitantes qualificados, a CRO garante que esses leads se convertam em clientes.
Essa sinergia não só melhora a eficiência das campanhas de marketing digital, mas também proporciona uma experiência mais satisfatória para o usuário e fortalece a marca.
Além disso, essa dupla estratégica pode ser decisiva pelos seguintes motivos:
1. Integração de dados
A análise de dados de SEO pode informar as estratégias de CRO. Por exemplo, segundo a HubSpot Blog Research, 65% dos SEOs afirmam que as atualizações do algoritmo do Google em 2023 impactaram positivamente o tráfego e as classificações, essas informações podem ser utilizadas para ajustar as táticas de conversão, alinhando-as com as novas diretrizes do Google.
2. Aumento da Visibilidade
Otimizar o conteúdo na página em torno de palavras-chave alvo é uma das estratégias mais eficazes para obter uma classificação elevada em SERPs, ainda de acordo com a pesquisa da HubSpot.
Quando as páginas estão bem posicionadas, mais visitantes são atraídos, o que, por sua vez, aumenta as oportunidades de conversão.
3. Maximização do Retorno sobre Investimento (ROI)
Investir em SEO e CRO simultaneamente aprimora o ROI, pois ao atrair tráfego qualificado e garantir que ele seja convertido, as empresas podem ver um aumento significativo nas vendas e na receita, tornando cada investimento em marketing mais eficiente.
4. Aumento da Taxa de Retenção
Ao otimizar a experiência do usuário de forma integrada, as empresas conseguem não apenas converter visitantes em clientes, mas também fidelizá-los.
Um site bem desenvolvido que oferece uma navegação intuitiva e conteúdo relevante mantém os usuários engajados, reduzindo a taxa de rejeição e aumentando a probabilidade de retorno.
5. Alinhamento de comunicação e ofertas
Unir SEO e CRO permite que as organizações ajustem suas ações de marketing às expectativas dos usuários. A pesquisa de palavras-chave e a análise de intenção de busca informam quais mensagens ressoam melhor com o público, enquanto a CRO garante que elas sejam apresentadas de forma eficaz no site, aumentando a relevância e a conversão.
Existem diversos outros motivos que justificam a importância de integrar essas duas abordagens, e a Techd está preparada para colocar essas estratégias em prática para o seu negócio.Entre em contato conosco e saiba como potencializar seus resultados e ampliar sua competitividade nos ambientes digitais!