ARTIGO

Guia completo sobre Marketing de Performance para o sucesso da sua empresa

28/05/2024

Alcançar o sucesso no atual contexto empresarial exige estratégias de marketing que gerem resultados tangíveis e direcionados para a consolidação da marca. O marketing de performance emergiu dentro desse ecossistema de inovação e competitividade, como uma ferramenta eficaz para auxiliar as empresas a conquistarem seus objetivos de forma rápida, segura e exponencial.

Isso porque, esse segmento do marketing atua pautado em dados e estatísticas reais sobre os negócios e seus mercados, garantindo previsibilidade, eficiência e uma visão 360° de tudo o que pode impactar as estratégias corporativas.

Entenda mais sobre essa abordagem data driven e como ela pode ser decisiva para os resultados da sua empresa!

Entendendo o conceito: o que é Marketing de Performance

Atualmente os dados são ativos valiosos para todas as pessoas, mas para as empresas eles são ainda mais importantes, pois por meio deles é possível orientar toda a dinâmica produtiva de um negócio. 

O marketing de performance faz justamente isso, visto que todas as ações são planejadas e executadas com base em análise de informações relevantes do cliente, a fim de extrair os melhores resultados do investimento empregado.

Ao contrário do marketing tradicional, que se concentra em aumentar a visibilidade da marca, o marketing de performance busca gerar leads, conversões e vendas, mensurando cada etapa do processo e otimizando continuamente as campanhas para melhorar o retorno sobre o investimento (ROI).

Uma pesquisa elaborada pela consultoria McKinsey constatou que, até 2025, o padrão de produtividade adotado pelas empresas deve ser data driven, com fluxos de atuação otimizados e uma interação mais fluida entre máquinas e humanos.

Não por acaso, até o final de 2024, 32% das marcas irão utilizar Inteligência Artificial para compreender as percepções e sentimentos dos seus clientes em relação a elas – o que impulsionará o crescimento de 50% no volume de vendas, segundo uma pesquisa da IBM.

As vantagens do Marketing de Performance para as empresas

Priorizar ações de performance permite que as empresas alcancem um maior retorno sobre o investimento (ROI) em suas campanhas, além de eliminar o desperdício de recursos, melhorar a eficiência e a lucratividade das organizações.

Um outro estudo conduzido pela McKinsey verificou que as empresas orientadas por dados têm 23 vezes mais probabilidade de conquistar clientes, 6 vezes mais chances de fidelizá-los e 19 vezes mais possibilidade de aumento na rentabilidade.

Outro ponto é que o marketing de performance oferece maior transparência e visibilidade sobre o desempenho das campanhas, permitindo que as instituições tomem decisões informadas e baseadas em dados, a fim de implementar melhorias contínuas em seus processos.

Essa abordagem também analisa métricas preditivas para mensurar possíveis cenários de mercado da empresa, minimizando as chances de falhas.

Como implementar o Marketing de Performance no seu negócio em 6 passos simples

  1. Estabeleça objetivos claros e mensuráveis;
  2. Segmente o público-alvo para garantir que as comunicações de marketing sejam direcionadas às pessoas certas, no momento ideal;
  3. Defina as métricas que você deseja analisar e aprimorar no seu negócio, os canais de divulgação das suas ações e o orçamento disponível;
  4. Realize testes A/B, experimente diferentes mensagens e formatos de anúncios e ajuste as estratégias com base nos resultados;
  5. Acompanhe o desempenho de suas campanhas e avalie seu impacto comercial;
  6. Identifique áreas de oportunidade e otimize frequentemente suas campanhas para obter melhores resultados.

Implemente todas essas etapas com a ajuda da Techd. Já desenvolvemos campanhas de marketing personalizadas e altamente eficazes para milhares de empresas ao longo dos nossos 12 anos, com uma metodologia centrada em dados e resultados.

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