Em um país com mais de 1,3 milhão de advogados, segundo dados do Conselho Federal da OAB, a concorrência no mercado é acirrada. Diante disso, a prática de marketing digital para advogados se torna uma ferramenta essencial para a diferenciação e atração de clientes.
No entanto, a publicidade na advocacia é cercada de normas estabelecidas pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), cujo descumprimento pode levar a infrações disciplinares.
O marketing jurídico, quando praticado dentro das diretrizes da OAB, é uma ferramenta valiosa para a promoção de serviços advocatícios. Conhecer e respeitar as normas aplicáveis é fundamental para evitar prejuízos e contribuir para a manutenção da dignidade e ética da profissão.
Conheça cada uma dessas regras e saiba como o marketing especializado em escritórios de advocacia pode ser fundamental para as suas estratégias de negócios!
A evolução do Marketing Jurídico
Historicamente, acreditava-se que a publicidade para escritórios de advocacia era vetada pela OAB. Essa percepção mudou com a regulamentação atual, que permite a divulgação dos serviços jurídicos, desde que respeitadas as diretrizes de sobriedade e ética profissional.
As regras vigentes, condicionadas pelo Estatuto da Advocacia (Lei n. 8.906/1994), o Código de Ética e Disciplina da OAB (Resolução n. 02/2015) e o Provimento n. 205/2021 do CFOAB, visam impedir a mercantilização da profissão e a captação indevida de clientes.
Mas afinal, o que pode e o que não pode ser feito nas estratégias de marketing para advogados?
O que é permitido
A nova regulamentação flexibiliza e permite uma série de ações de marketing, desde que pautadas pelo caráter informativo e respeitando os princípios éticos.
O art. 1° do Provimento 205/2021 prevê expressamente o que é permitido. Entre as práticas autorizadas estão:
- A criação e divulgação de conteúdo, palestras e artigos com foco informativo;
- Presença nas redes sociais, evitando a ostentação vinculada à profissão e seguindo o Código de Ética e Disciplina e Provimento 205/2021;
- Patrocínio ou impulsionamento de postagens em redes sociais, desde que não sejam ofertas de serviços jurídicos;
- Realização de lives e vídeos em plataformas digitais, respeitando as normas éticas;
- Uso de chatbots e websites para esclarecimento de dúvidas ou procedimentos iniciais de potenciais clientes.
O que não é permitido
Por outro lado, a OAB também estabelece definições claras para evitar práticas que possam depreciar a profissão ou induzir à captação indevida dos clientes. Algumas das proibições incluem:
- Promoções mercantis, ofertas, sorteios e promessas de ganhos financeiros, utilização de gratuidade com o intuito de captar leads, oferecimento de brindes, divulgação de honorários etc;
- Divulgação de lista de clientes como estratégia de publicidade;
- Anúncios ostensivos em plataformas digitais;
- Uso de “pseudo-notícias” ou materiais pagos em veículos de comunicação para promoção de advogados ou escritórios;
- Conteúdo que desvaloriza a advocacia ou utiliza tom jocoso, como memes.
A importância de contar com especialistas em Marketing Digital para advogados
O marketing jurídico é uma estratégia primordial para a promoção de escritórios de advocacia, desde que seja conduzido de acordo com as diretrizes estabelecidas pela legislação brasileira e pelas normas da OAB.
Ao contar com a ajuda de profissionais de marketing especializados, os advogados podem promover seus serviços de forma ética, responsável e dentro da lei, preservando a integridade e a reputação da profissão, e otimizando a performance das suas ações.
Aqui na Techd, podemos implementar estratégias assertivas em diferentes frentes de atuação, como:
- Campanhas de Ads para o Google e redes sociais;
- Marketing de Conteúdo Jurídico;
- Estratégias de SEO e de aumento de tráfego com Facebook e Instagram Ads, Google Shopping, etc;
- Captação de clientes com Google Search e Meta Ads;
- Melhora no posicionamento de marca e no branding de escritórios de advocacia, por meio de campanhas institucionais;
- Aumento na fidelização de clientes por meio de táticas de pós-venda.
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