As análises de métricas de performance ou Key Performance Indicators (KPIs) são estratégias essenciais que ajudam os empreendedores e gestores a avaliar o desempenho do seu negócio online, tomar decisões embasadas em dados e otimizar as ações que foram implementadas, em busca da melhoria nos resultados.
Reunimos os principais indicadores para o mapeamento de rendimento e vendas em e-commerce, detalhando o que são, o que representam, como calcular e por que são importantes. Confira abaixo!
As principais métricas de performance para vendas digitais
Para 15,4% dos CMOs e decisores de marketing que participaram do Painel Marketing Trends 2024, o marketing de performance será um dos principais temas das agendas deste ano.
Dentro desta estratégia, existem KPIs que os gestores de e-commerce devem acompanhar para ter uma compreensão mais completa do desempenho e das oportunidades de crescimento do seu negócio online. São eles:
1. Visitas
Para entender o alcance e a popularidade do site do e-commerce é fundamental mapear o número de visitas.
Ele indica quantas pessoas estão acessando a plataforma, fornecendo uma base inicial para avaliar o tráfego e a eficácia das estratégias de atração de leads. Pode ser consultado pelo Google Analytics ou por outras ferramentas.
2. Quantidade de Vendas
O volume total de transações concluídas é um indicador direto do sucesso da loja virtual na conversão de visitantes em clientes pagantes.
Monitorar regularmente esse número é crucial para compreender o desempenho de vendas ao longo do tempo e identificar tendências e padrões de compra.
3. Faturamento
O faturamento total gerado pelas vendas é uma métrica-chave para avaliar a saúde financeira do e-commerce. Ele não reflete apenas o volume de vendas, mas também o valor total das transações realizadas, proporcionando uma visão abrangente do desenvolvimento econômico do negócio.
As projeções da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm) apontaram que o e-commerce brasileiro terá um faturamento de R$ 205,11 bilhões em 2024, o que equivale a uma alta de 10,4% em relação a 2023.
4. Taxa de Conversão
A taxa de conversão é um indicador da eficácia das estratégias de vendas e marketing do e-commerce. Ela calcula a porcentagem de visitantes que realizam uma compra, oferecendo insights sobre a eficiência do funil de vendas e a experiência do usuário.
Como calcular: Taxa de conversão (%) = (vendas efetuadas / nº de visitas ao site) X 100
5. Ticket Médio
Pelo valor médio gasto por cliente em cada transação é possível entender o comportamento de compra dos consumidores. Monitorar o ticket médio ao longo do tempo ajuda a identificar oportunidades de aumento do valor médio das transações e bater suas metas de vendas.
Como calcular: Ticket Médio (R$) = faturamento total / número de vendas
6. CPV (Custo por Produto Vendido)
O CPV representa os custos relacionados ao processo produtivo ou de distribuição de um produto. Essa métrica é essencial para definir o valor do que será ofertado no seu e-commerce e avaliar o retorno sobre o investimento na fabricação, matéria-prima, mão de obra, logística e envio dos itens, etc.
Como calcular: CPV = (Estoque inicial + Mão de Obra + Gastos gerais de fabricação) – Estoque final
7. ROAS (Retorno sobre o Investimento em Campanha)
O ROAS é uma das métricas mais importantes para os anúncios de tráfego pago. Ele mensura a eficácia das campanhas de marketing digital, relacionando o valor obtido em vendas ao valor investido em performance de Ads.
Essa métrica ajuda a identificar quais campanhas de anúncios estão gerando o melhor retorno sobre os recursos aplicados e onde é preciso ajustar o foco.
Como calcular: ROAS = (receita dos anúncios / custo dos anúncios) X 100
Como uma agência de performance pode contribuir para essas métricas?
Com expertise em análise de dados e otimização de campanhas, as agências de performance podem auxiliar os gestores do e-commerce a identificar oportunidades de melhoria, ajustar estratégias, implementar ações assertivas e maximizar o retorno sobre o investimento.A Techd é especializada em ações para e-commerce e pode ser uma parceira-chave na análise e otimização dos indicadores do seu negócio. Entre em contato conosco e saiba como podemos alavancar as suas vendas e resultados digitais!