Independentemente da sua empresa ser B2B ou B2C, certamente esse indicador norteia grande parte dos seus esforços: as vendas. Acompanhar o desempenho das estratégias de vendas é fundamental para garantir o seu sucesso e sua sustentabilidade – e isso só pode ser feito por meio de métricas de performance para geração de leads.
Conhecer e monitorar de perto esses KPIs pode gerar uma série de análises que fornecem insights valiosos sobre a eficácia das ações da sua organização, permitindo que você maximize seus lucros com as abordagens bem-sucedidas ou corrija a sua rota para melhorar as que não estão performando bem.
As 7 principais métricas de performance para geração de leads e vendas
Gerenciar esses indicadores pode fornecer uma visão abrangente do desempenho de suas estratégias de vendas, da geração de oportunidades e da conversão efetiva. Eles são:
1. Visitantes
Medir o número de visitantes em seu site ou página de vendas é o primeiro passo para entender o alcance do seu planejamento de marketing e o volume de tráfego que sua empresa está gerando. Consequentemente, ajuda a medir a sua audiência e identificar oportunidades de otimização.
Acompanhe essa métrica por meio de ferramentas como Google Analytics.
2. Leads
Os leads representam clientes potenciais que demonstraram interesse em seus produtos ou serviços e informaram seus dados em algum momento, como em um cadastro ou contato via whatsapp, por exemplo. Observar o número de leads gerados é crucial para avaliar o desempenho de suas campanhas, identificar o público-alvo mais receptivo às suas ofertas e estabelecer a estratégia ideal para a evolução no funil de vendas.
Os vendedores que contataram seus leads rapidamente, em até 1 hora desde sua entrada na base, tiveram 7 vezes mais chances de concluir a venda, segundo um estudo da Harvard Business Review.
3. Leads Qualificados
Nem todos os leads estão prontos para a compra imediata. É importante qualificar esses leads para identificar aqueles com maior probabilidade de conversão em vendas.
Mídia paga aliada a estratégias de SEO e Inbound Marketing são ótimas alternativas para qualificar sua base de leads.
4. Vendas
A métrica mais óbvia, mas também a mais importante. Acompanhar o número de vendas realizadas permite avaliar o desempenho global de sua empresa e identificar áreas de oportunidades para melhorias.
5. Faturamento
Corresponde ao total de receita gerada pelas vendas efetuadas. É uma métrica fundamental para avaliar a saúde financeira da organização e garantir que as operações estejam gerando lucro.
6. Ticket Médio
O ticket médio representa o valor médio das vendas realizadas. Acompanhar essa métrica ao longo do tempo pode fornecer insights sobre as preferências e comportamentos de compra dos clientes, além de orientar a definição de preços e estratégias de upselling e cross-selling.
Como calcular: Ticket Médio = Faturamento total / Número de pedidos
7. Taxas de Conversão
As taxas de conversão indicam a eficácia das suas campanhas de marketing e vendas em transformar leads em clientes pagantes. Monitorar essas taxas em diferentes etapas do funil de vendas ajuda a identificar gargalos e oportunidades de otimização.
De acordo com a pesquisa Panorama de Vendas 2023 da RD Station, 25% das empresas não mensuram as suas taxas de conversão. Isso significa que elas não possuem clareza se o funil de vendas está saudável ou não.
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