Você já ouviu falar em SEM marketing? O Search Engine Marketing é, basicamente, um passaporte para a primeira página do Google. Essa estratégia é capaz de segmentar a audiência, atrair usuários e, por consequência, convertê-los em leads.
Para aqueles que não ainda não a conhecem, vou te mostrar o que é e como aplicar o marketing para mecanismos de busca na sua empresa. Vamos lá?
O que é SEM marketing?
Desde que as empresas entenderam o poder do marketing digital, elas querem estar presentes nos principais canais. Isso inclui o Google e o motivo é simples: 93% do tráfego em websites é gerado por mecanismos de busca segundo o Seach Engine Journal.
É aqui que o SEM entra. Traduzindo para o português o termo significa marketing para mecanismos de busca, o que, em resumo, pode significar a sua permanência na primeira página do Google.
Essa é uma estratégia que envolve uma série de técnicas para a promoção de um site, marca ou produtos e serviços. Se encaixa também para o gigante Google, quanto para outros mecanismos, como o Yahoo!, Bing e YouTube.
Com o SEM marketing temos uma abordagem assertiva para aumentar a visibilidade do seu negócio. Se as estratégias funcionarem, você vai aparecer na Search Engine Results Page (SERP), a famosa página de resultados de pesquisas.
Aposto que ao conhecer um pouco do SEM deve estar se perguntando onde entra o SEO nessa história. Basicamente a estratégia é dividida em duas partes: o Search Engine Optimization e os anúncios. Te explico melhor a seguir.
Tipos de Search Engine Marketing
Como mencionei, há dois caminhos a seguir no marketing de busca: a publicidade paga ou o tráfego orgânico.
Pela busca paga, que também conhecemos como Ads, a estratégia foca em links patrocinados para levar sua empresa ao topo das páginas. Neste caso, é uma busca executada por uma rede de anúncios.
Do outro lado temos a busca orgânica através do SEO. Aqui temos a produção de conteúdo original e relevante, aplicando técnicas para tornar aquele material interessante ao usuário. Esse é o melhor dos cenários para as empresas, afinal não traz custos, mas é importante lembrar que é uma estratégia a médio-longo prazo.
Esses dois caminhos são os principais meios de começar nos motores de busca, normalmente utilizados de forma combinada. Mas, claro, existem outras técnicas como a construção de links, a presença em redes sociais e muito mais para tornar a sua empresa relevante para os mecanismos.
Por que essa estratégia é tão necessária?
Na era do digital, o SEM marketing é uma ferramenta indispensável para as empresas que querem se conectar com milhares de potenciais clientes.
Seja pela criação de anúncios patrocinados que te colocam em posições privilegiadas no momento em que esses clientes querem comprar. E da mesma forma, quando você aparece para ele de maneira orgânica em uma pesquisa.
O resultado é sempre o mesmo: toda vez que uma palavra-chave relacionada a você for usada como pesquisa, a chance do seu negócio aparecer como resultado é alta.
Se ainda não ficou claro, talvez isso ajude. O Search Engine Marketing é a chave para a geração de tráfego qualificado para a sua empresa. Por si só, esse já é um bom motivo para ter a estratégia aplicada no seu negócio.
Veja como aplicar o SEM marketing na sua empresa
Por falar em aplicá-la, acho que você já tem uma noção básica do que precisa ser feito. Acima eu te mostrei dois caminhos a seguir: tráfego pago ou SEO.
Esses são os passos iniciais para que ações de SEM marketing façam sentido e tragam resultados para o seu negócio. Para começar essa estratégia, te deixo uma dica: conte com o suporte de quem entende do assunto.
Ter uma agência especializada nesse tipo de serviço faz total diferença para que os resultados positivos sejam alcançados.
Mais tráfego para suas páginas, mais leads gerados e mais conversões podem ser uma realidade diária na rotina da sua empresa. Para isso, conte conosco, use este link para entender como podemos ajudá-lo!