No marketing digital, existem duas siglas que aparecem bastante na hora de planejar uma estratégia para os buscadores. Estou falando de SEO e SEM, principais estratégias para quem deseja estar entre os primeiros resultados no Google.
Essas técnicas podem gerar relevância e autoridade para os negócios, através da otimização pensada para os mecanismos de busca. Desta forma, é possível atrair mais público para essa páginas de forma orgânica ou paga, de maneira assertiva.
Se você tem interesse em saber mais sobre ambos, está no lugar certo. Vou te explicar o que é, quais as diferenças, benefícios e tudo que precisa saber sobre as técnicas de otimização. Vamos começar.
O que é SEO e SEM no marketing digital?
Você provavelmente já sabe que SEO significa otimização para mecanismos de busca, enquanto SEM é marketing de busca. Os dois apresentam um objetivo em comum: atrair tráfego para páginas.
Em outras palavras, são elas que levaram o seu negócio aos primeiros resultados no Google e outros buscadores. Por isso, sempre que uma empresa pensa em meios de ter mais visibilidade e relevância na internet, essas duas técnicas aparecem.
Para começar, search engine marketing é o processo para promover um domínio online nos motores de busca. O SEM envolve todos os resultados possíveis em uma pesquisa, seja ele orgânico ou pago.
Por isso, SEO e SEM estão interligados, já que o segundo precisa considerar as técnicas do primeiro para ter resultados.
Sendo assim, search engine optimization é uma estratégia que faz parte do universo de SEM e pode ser usada como complemento deste.
SEO é praticamente uma ciência, por assim dizer. Ele funciona on e off page, otimizando conteúdos, páginas e sites para ter uma performance de sucesso no Google, Bing, Yahoo! e outros buscadores.
Embora a otimização seja pensada para estar entre os primeiros resultados, o foco central é sempre o usuário. A estratégia representa os interesses e possíveis problemas que os usuários possam ter, normalmente os tornando conscientes e apresentando uma solução.
SEO e SEM: quais são as diferenças?
Embora tenham objetivos próximos e certa relação, às estratégias possuem diferenças que os separam. A seguir você entende os dois pontos principais:
Objetivos diferentes de tráfego
A principal diferença entre as técnicas é justamente o tipo de tráfego que querem atingir. No caso de SEM marketing, a ideia é trabalhar as duas vertentes, combinando anúncios patrocinados com técnicas de SEO.
Já no caso do SEO, a estratégia foca apenas na busca orgânica para alcançar possíveis novos clientes para os negócios.
SEO e SEM têm tempos diferentes de resultados
Esse é um dos pontos que mais distanciam as técnicas. Primeiro porque SEO é um processo contínuo de otimização que trará excelentes resultados, mas não de forma imediata.
Pode levar entre seis meses a um ano para que as táticas comecem a mostrar resultados para as empresas. É claro que esse tempo é apenas uma estimativa que pode ser menor ou maior, pois cada caso é único.
No caso do SEM, a situação é bem diferente. Os esforços são contínuos também, mas os resultados aparecem mais rápido por utilizar os anúncios como parte da estratégia.
O tráfego pago não depende diretamente de uma reformulação como acontece no SEO. O anúncio pode aparecer como primeiro resultado assim que for ao ar, por exemplo, tendo conversões praticamente imediatas.
Benefícios de investir nas duas estratégias
Como você deve ter visto ao longo do tempo, ambas as estratégias apresentam benefícios para a sua empresa.
Para começar, é possível alcançar relevância e autoridade combinando as duas táticas. Isso acontece porque você vai aparecer entre os primeiros do Google, uma posição bastante privilegiada e estratégica.
Estar nessa posição significa um aumento no fluxo de pessoas que visitam sua página, além de maior probabilidade de compra. E isso é um resultado previsível para ambas as situações: no orgânico ou através da mídia paga.
É claro que para ter resultados, o ideal é que você não faça tudo sozinho, mas conte com a expertise de quem domina o jogo. Por isso, te convido a clicar neste link para entender como a Agência TECHD pode ajudá-lo a crescer através de estratégias de SEO e SEM marketing!