ARTIGO

SEO off page e on page: entenda a diferença e como aplicar

11/09/2024

Talvez você já tenha ouvido falar sobre Search Engine Optimization e como essa técnica pode te colocar entre os primeiros resultados nas páginas de busca. Mas, para alcançar o topo, é preciso investir em estratégias de SEO off page e on page

Não sabe do que se trata? Então está no lugar certo, porque vou te explicar tudo sobre SEO, as estratégias e como colocar em prática no seu negócio. Continue a leitura para saber mais. 

O que é Search Engine Optimization?

É bem provável que você utilize o Google para encontrar respostas para dúvidas comuns que surgem no dia a dia. Essa busca rápida também é feita por milhões de pessoas pelo mundo.

Nem sempre essa ação tem o intuito de sanar uma dúvida, às vezes as pessoas estão buscando por algo a mais, como encontrar produtos e serviços. É aí que a Otimização para Mecanismos de Busca, tradução de SEO no português, passa a fazer sentido para empresas e negócios. 

É através da estratégia de otimização que sites, blogs e diversas páginas podem aparecer de forma orgânica como resultado em uma pesquisa. Para isso, o SEO combina ações on e off page para entregar um conteúdo que seja interessante aos usuários. 

Mais do isso, esses conteúdos são pensados para mostrar ao usuário que aquela marca é capaz de ajudá-lo de alguma maneira. Não apenas respondendo aquela dúvida momentânea, mas mostrando o caminho para uma possível compra. 

Por isso, o Google é uma mina de ouro nesse sentido, já que além de ser o principal meio de busca atualmente, também apresenta números impressionantes:

Dá para entender porque todo mundo quer estar entre os primeiros no Google. Mas, para isso, é necessário uma estratégia de SEO bem planejada que envolva off e on page.

SEO off page e on page: conheça cada um

Para que as estratégias de SEO tenham resultados, é preciso pensar em diversos fatores, incluindo o que não é visto nas páginas. 

Essa abordagem de SEO off page e on page colabora para um site mais atrativo para usuários e, principalmente, para os buscadores. Dessa forma, seu site pode conquistar posições altas nas páginas do Google, gerando tráfego e, principalmente, resultados. 

On e off page possuem diferenças, sobretudo no objetivo de cada um deles. 

O SEO on page envolve todas as práticas e ações realizadas em uma página. É a combinação de pontos que são usados para a construção desse ambiente, como a meta descrição, títulos, subtítulos e em momentos diversos do texto. 

Nessa estrutura, a palavra-chave é encaixada de maneira estratégica para que a página seja considerada como relevante para os buscadores. Assim, ela pode surgir como resultado de busca para usuário, como um dos primeiros, inclusive. 

Já o SEO off page, diferente do on page, abrange práticas externas, como a divulgação, por exemplo. A ideia é expandir o reconhecimento e relevância daquele espaço, colaborando para que seja considerado para estar entre os primeiros resultados.

Como estratégia, o off page foca em parcerias para adquirir links externos em outros domínios, os chamados backlinks. Outros meios também podem fazer parte da estratégia, como a presença da marca nas redes sociais para atrair tráfego.

Como fazer o SEO off page e on page na prática?

Você já entendeu como cada um funciona e está na hora de trazer essa estratégia para a realidade da sua empresa. Deixei alguns exemplos acima, como adicionar uma palavra-chave na produção de conteúdos ou estabelecer parcerias assertivas, mas não é só isso. 

A estratégia de SEO off page e on page precisa ser bem construída, afinal o que você viu aqui é apenas um resumo de tudo que pode levar seu site até o Google. 

Na prática, o ideal é ter como aliado alguém que domine o assunto e saiba exatamente o que deve ser feito. Em outras palavras, conte com a nossa expertise para estar entre os primeiros nas pesquisas do Google. Clique neste link e vamos conversar sobre a estratégia de SEO para o seu negócio! 

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