ARTIGO

Site institucional: o que é e a importância da sua empresa ter um

02/01/2025

Na era das mídias digitais, as empresas se esqueceram da importância de ter um site institucional como estratégia para alcançar o público. Esse elemento pode trazer autoridade para o seu negócio de uma forma que jamais imaginou. 

Fique por aqui se deseja saber mais sobre a potência que é ter seu próprio site e como ele pode colaborar com a estratégia digital da sua marca. Continue a leitura.

O que é um site institucional?

Muitos acreditam e definem sites institucionais como a vitrine de um negócio, mas não é somente isso. O website tem o papel de ir além e representar muito mais do que  a história de uma empresa ou os serviços que ela executa. 

Esse espaço digital é um canal de comunicação, onde a empresa se apresenta a possíveis clientes e mantém atualizados aqueles que já compram dela. É nele que o seu negócio tem liberdade para mostrar mais de si mesmo, contar sua história, características e, claro, apresentar seus produtos e serviços. 

Além disso, a construção desse site ajuda a divulgar conteúdos para alcançar novos clientes, demonstrando a autoridade que possui na área de atuação. 

Tudo o que seu site institucional precisa ter

Antes de tudo, o website não é um mero cartão de visitas do seu negócio. Isso significa que ele precisa ser planejado de maneira objetiva e estratégica, para transmitir a mensagem que a sua empresa deseja.

Algumas páginas são indispensáveis nesse espaço, como:

  • Quem somos;
  • Produtos e serviços;
  • Contato;
  • Perguntas frequentes (FAQ);

Cada uma dessas páginas tem suas próprias características. Por exemplo, na parte de “quem somos” é a página reservada para de fato apresentar o seu negócio e não apenas para possíveis clientes. 

Essa página não costuma receber a devida atenção, mas é a mais importante de um website. É ali que todos os visitantes vão conhecer a sua marca, o que ela faz, quais são seus objetivos e, claro, a sua autoridade no mercado que está inserida. 

Vale tanto para se apresentar a novos clientes, como também para empresas que buscam parcerias, investidores, fornecedores e interessados em trabalhar para você. 

Fora essas páginas tradicionais, seu site institucional também pode investir em outros formatos para se conectar com o público. Atualmente, as empresas têm sido criativas na hora de se mostrar ao mundo, incluindo blogs como uma área disponível no site. 

Essa pode ser uma peça-chave na estratégia de marketing do seu negócio, afinal, a criação de conteúdo está em alta, principalmente se for algo otimizado para os mecanismos de busca

Por que a sua empresa precisa ter um?

Ter um site institucional pode trazer diversos benefícios para a sua marca, a começar pelo fato de que você estará construindo uma presença digital. Listamos as principais vantagens para você entender porque precisa ter seu próprio site, confira a seguir: 

Presença digital

Vamos começar pelo que já citamos aqui. Esse é o ponto-chave de ter um website para a sua empresa. Estar presente no digital é indispensável, uma vez que os usuários estão constantemente buscando por informações online. 

Seu site sempre estará online no momento em que possíveis clientes pesquisem sobre o seu mercado de atuação. Isso significa que naquele momento de pesquisa, ele poderá ser impactado pela sua marca, conhecer mais sobre ela e até mesmo considerar comprar de você. 

Autoridade para o seu negócio

É quase improvável nos dias atuais que alguém compre algo se fazer uma rápida busca na internet. Agora, imagine que ele viu um produto, se interessou e, ao procurar mais sobre a empresa, não encontrou nada nos sites de busca. Pode parecer só um detalhe irrelevante, mas para o usuário já é um bom argumento para desistir da compra. 

Sendo assim, um site institucional é uma ferramenta importante na construção de autoridade e credibilidade do seu negócio no mercado. Manter as páginas sempre atualizadas, trazer conteúdos relevantes e que eduquem o usuário sobre os seus serviços, além de outras ações, só ajudam a reforçar isso. 

Seu site institucional ajuda a melhorar na comunicação com o público

O perfil atual dos consumidores está bastante atento à atuação das empresas. Como mostramos antes, ele pesquisa a fundo antes de tomar qualquer decisão e se você não está online, não está em lugar nenhum para ele. 

O website é um caminho para quebrar essa barreira inicial da comunicação, já que colabora para transmitir credibilidade e segurança para o consumidor. Nesse espaço, ele vai conhecer mais sobre o seu negócio e identificar se é ou não uma empresa da qual ele compraria. 

Além disso, o site é uma porta de entrada para que visitantes se tornem leads e, consequentemente, clientes fidelizados.
Se a sua empresa ainda não tem seu próprio site institucional, ficou claro que é preciso mudar isso. E nós podemos te ajudar nesse processo, saiba como clicando aqui.

COMPARTILHE O ARTIGO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *