ARTIGO

5 motivos para te incentivar a ter um site responsivo

06/01/2025

Em 2024, os brasileiros passaram uma média de 9 horas e 13 minutos em telas, segundo o relatório da Electronics Hub. O Brasil ocupa o segundo lugar no mundo em tempo de tela e precisa se atentar à experiência que oferece aos usuários nesse ambiente. Assim, surge a necessidade de ter um site responsivo.

Uma experiência otimizada começa por meio de um design flexível que colabora para que visitantes se tornem clientes leais a sua marca. Por isso, listamos 5 motivos que vão te mostrar a importância de investir nesse formato e por que você precisa dele. 

Continue a leitura para conferir a lista!

O que é um site responsivo?

Se você abrir um website com essa característica em diferentes telas, ele não terá o design modificado, mas sim encaixado ao tipo de dispositivo. Isso porque ele é um site projetado para se adaptar a qualquer resolução sem sofrer distorções. 

Pense no design responsivo como algo inteligente capaz de identificar a largura do dispositivo que o acessa. Com isso, ela irá preencher o espaço disponível aproveitando cada cantinho que encontrar. 

Esse formato de site ajusta as dimensões de todos os elementos presentes nele, como as imagens, fontes e muito mais. A intenção é que nada fique desproporcional ou que dificulte a visualização. 

Quando um site não tem essa adaptação, você pode precisar dar zoom para ter uma boa leitura no celular, por exemplo. Isso ocorre porque o espaço foi pensado para um único tipo de tela e quando aberto em outro dispositivo, apresenta distorções.  

Diferença entre site responsivo e mobile

Muitos usuários entendem o termo “responsivo” como uma adaptação para o mobile, mas não é assim que funciona. O design é projetado para qualquer tipo de tela, independentemente do seu tamanho. 

Sua estrutura e codificação precisam funcionar em resoluções diferentes, do notebook ao celular. No caso da versão mobile, a ideia é estruturar um template para um único tipo de tela, como um segundo site à parte. 

Esse template é ideal para ser visualizado em alguns dispositivos, mas pode não abrir perfeitamente em outros, diferente do que acontece em um site responsivo. 

5 motivos para investir nesse formato de website

Agora que já entendeu o que é um site responsivo, vamos te apresentar os motivos para ter um ambiente nesse formato. Confira a seguir a lista: 

1) Experiência do usuário aprimorada

Hoje o consumidor preza muito por uma experiência positiva em todos os lugares, incluindo ambientes digitais. 

Por isso, ter um site onde o design se adapta a qualquer resolução de tela, facilita para que a visita do usuário seja uma experiência satisfatória. É claro que o recurso de ser responsivo é só uma parte dessa experiência, mas colabora para somar pontos com o consumidor.

2) Possibilidade de aumentar a taxa de conversão

A responsividade é um incentivo para o usuário permanecer por mais tempo naquele espaço. O resultado é que você poderá converter mais visitantes, aumentando a taxa de conversão. 

Isso é um ponto positivo, pois o Google entende que um site é irrelevante quando há uma alta taxa de abandono. Se acontece o contrário, sua página recebe mais visibilidade em resultados de busca orgânica.

3) Site responsivo ajuda a melhorar o desempenho nos mecanismos de busca

Como citamos acima, uma página responsiva performa melhor nos sites de busca. Desde 2015, após uma atualização no algoritmo, o Google dá prioridade a websites que entregam uma experiência positiva ao usuário. 

No último ano, o foco na experiência foi ainda maior e ter um site responsivo é essencial para manter os resultados. Então, se quer melhorar sua posição nas buscas, esse é o caminho. 

4) Melhor custo-benefício

Outro motivo interessante para apostar em site responsivo está relacionado ao lado financeiro. Ter diferentes versões de um mesmo site, considerando dispositivos mobile e desktop, é algo caro e até mesmo complexo. 

Por outro lado, um design responsivo representa uma infinidade de possibilidades para a sua página em uma mesma estrutura. Assim, você não precisará de outras versões para se adaptar às diversas resoluções de telas existentes. 

Essa alternativa facilita a gestão, reduz custos de manutenção e, claro, garante uma experiência agradável para o usuário. 

5) Adaptável para o futuro

Todos os dias novas tecnologias entram no nosso cotidiano, sendo preciso se adaptar. Por sorte, um site responsivo é capaz de se adequar automaticamente a qualquer resolução de tela, mesmo aquelas que estão sendo lançadas agora. 

Deste modo, ao adotar esse recurso como estratégia, você está preparado para o que vier no futuro.

Após conhecer os motivos para investir em um site responsivo, que tal dar o primeiro passo para ter o seu? Clique aqui e entenda como podemos ajudá-lo!

COMPARTILHE O ARTIGO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *