ARTIGO

Como aumentar a taxa de conversão de leads no seu site

06/11/2024

A taxa de conversão de leads é uma métrica essencial para o sucesso de qualquer estratégia de marketing digital. Ela mede a eficácia de um site ao transformar visitantes em leads qualificados, prontos para interagir mais profundamente com a marca. 

No atual cenário mercadológico, aumentar essa taxa não é apenas desejável, mas fundamental para maximizar o retorno sobre os investimentos em marketing, ou seja, o famoso ROI.

Entendendo a taxa de conversão de leads

Uma boa taxa de conversão de leads varia conforme o setor. Isso quer dizer que é muito relativa. Uma taxa de 10% pode ser muito alta para uma empresa e baixo para outra, tudo depende das estratégias adotadas ao longo do funil, dos objetivos e metas definidas e do comportamento de cada lead ao longo da jornada de compra.

No entanto, a pesquisa da Leadster sobre a geração de leads no Brasil constatou que a taxa de conversão média é de 3,81%, com o setor de Serviços aparecendo com com maior taxa de conversão média, com 6,67%, e a de Imobiliárias com a menor, com cerca de 2,62%.

Se a taxa de conversão do seu site está abaixo disso, pode ser um sinal de que suas estratégias precisam de ajustes. 

Por que a taxa de conversão de leads do meu site está baixa?

Diversos problemas no seu site podem contribuir para uma taxa de conversão baixa, como:

  • Site lento e pouco responsivo;
  • Falta de otimização para dispositivos móveis; 
  • CTAs pouco atraentes; 
  • Proposta de valor pouco clara;
  • Copywriting pouco eficiente, etc;

A importância de melhorar a taxa de conversão do seu site

Ela impacta diretamente o crescimento e a sustentabilidade do negócio. Uma taxa de conversão otimizada significa que você está aproveitando ao máximo o tráfego que já possui, sem necessariamente precisar investir mais em publicidade para atrair novos visitantes. 

Isso não só melhora a eficiência do marketing, mas também pode resultar em economias significativas de custos, aumento de receita, melhora no ROI, redução do custo por aquisição de cliente (CAC), alta na competitividade, etc.

 As estratégias de Otimização da Taxa de Conversão (CRO) podem, e devem, ser utilizadas para auxiliar no entendimento e melhoria do seu site. Conheça algumas delas abaixo:

As melhores estratégias para otimização da taxa de conversão

  • Aumentar a velocidade do site: 75% dos usuários abandonam o site caso o carregamento demore mais de 3 segundos. Ferramentas como o Google PageSpeed Insights podem ajudar a identificar áreas de melhoria.
  • Otimizar para Mobile: com o aumento do uso de dispositivos móveis, garantir que seu site seja responsivo e fácil de navegar em smartphones ou tablets é essencial. De acordo com o Panorama de Geração de Leads desenvolvido pela Leadster, o mobile representa a maior parcela dos acessos aos sites brasileiros, com 64,45% do volume de visitantes
  • Realizar Testes A/B: eles permitem experimentar diferentes versões de páginas para determinar quais elementos funcionam melhor. Isso pode incluir mudanças no layout, texto, cores de botões, entre outros.
  • Palavras-chave e CTAs precisos: Usar palavras-chave relevantes e CTAs claros e persuasivos pode guiar e convencer os visitantes a tomarem a ação desejada.
  • Investir em Copy e UX Design: Uma boa copywriting deve ser persuasiva e alinhada com as necessidades do público-alvo. E o design focado na experiência do usuário (UX) deve facilitar a navegação e tornar o processo de conversão o mais simples possível.
  • Automação e funcionalidades: Chatbots e outras ferramentas podem aumentar o engajamento e fornecer suporte imediato, ajudando a converter visitantes em leads qualificados.
  • Qualificação e segmentação de leads: Adotar estratégias segmentadas conforme o funil de vendas permite personalizar a comunicação e aumentar as chances de conversão.

A otimização da taxa de conversão de leads é um esforço contínuo que requer atenção aos detalhes e disposição para testar e ajustar estratégias. A Agência Techd pode te ajudar a fazer isso de maneira eficaz e orientada para resultados.

Entre em contato conosco e saiba como transformar uma oportunidade em negócio fechado!

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