{"id":2239,"date":"2023-10-30T14:34:16","date_gmt":"2023-10-30T17:34:16","guid":{"rendered":"https:\/\/blog.techd.com.br\/?p=2239"},"modified":"2023-12-22T10:06:12","modified_gmt":"2023-12-22T13:06:12","slug":"estrategias-de-black-friday-para-industrias","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/blog.techd.com.br\/estrategias-de-black-friday-para-industrias\/","title":{"rendered":"4 dicas para a sua ind\u00fastria vender mais na Black Friday"},"content":{"rendered":"\n
A Black Friday de 2023 acontecer\u00e1 no dia 24 de novembro e \u00e9 uma das datas mais esperadas tanto pelos consumidores quanto pelos varejistas em \u00e2mbito mundial, devido \u00e0s oportunidades \u00fanicas de consumo e a ampla lucratividade.<\/p>\n\n\n\n
O mercado como um todo e os diversos segmentos se beneficiam de um volume de vendas milion\u00e1rias. Adotando boas pr\u00e1ticas e estrat\u00e9gias de vendas assertivas, alguns setores podem lucrar em um dia, o equivalente a um m\u00eas todo.<\/p>\n\n\n\n
No Brasil, as empresas da \u00e1rea industrial atuam como uma pe\u00e7a-chave para o sucesso da Black Friday.<\/p>\n\n\n\n
Al\u00e9m de promover a\u00e7\u00f5es especiais para vendas no mercado B2B, a ind\u00fastria<\/a> fornece insumos e a for\u00e7a de trabalho produtivo que tamb\u00e9m impacta nos produtos que chegar\u00e3o at\u00e9 o consumidor final do segmento B2C.<\/p>\n\n\n\n Diante desse papel fundamental e com as m\u00faltiplas oportunidades de impulsionar a lucratividade das organiza\u00e7\u00f5es do setor industrial, a Ag\u00eancia Techd desenvolveu um guia completo<\/a> com estrat\u00e9gias objetivas para vender mais na Black Friday 2023.<\/p>\n\n\n\n Acompanhe a leitura e saiba como se planejar!<\/p>\n\n\n\n A Black Friday foi criada nos Estados Unidos e acontece tradicionalmente na \u00faltima sexta-feira do m\u00eas de novembro \u2013 a data foi escolhida por ser o dia seguinte ao Dia de A\u00e7\u00e3o de Gra\u00e7as.<\/p>\n\n\n\n O evento ganhou uma propor\u00e7\u00e3o mundial e expandiu suas a\u00e7\u00f5es por mais tempo, surgindo assim a Cyber Monday, a Black Week e, at\u00e9 mesmo, a Black November, quando as empresas adotam promo\u00e7\u00f5es e condi\u00e7\u00f5es especiais durante o m\u00eas inteiro.<\/p>\n\n\n\n De acordo com uma pesquisa da MindMiners<\/a>, 28% dos consumidores come\u00e7am a acompanhar os valores dos produtos que almejam at\u00e9 tr\u00eas meses antes da Black Friday oficial. Enquanto 25% deles come\u00e7am a pesquisar com anteced\u00eancia de seis meses.<\/p>\n\n\n\n No entanto, o volume de buscas aumenta significativamente duas semanas antes da data. Do total, 85% dos poss\u00edveis clientes intensificam suas pesquisas nesse per\u00edodo.<\/p>\n\n\n\n Para o contexto do mercado B2B<\/a>, especialmente para as ind\u00fastrias, essa relev\u00e2ncia tende a ser mais expressiva, pois os varejistas come\u00e7am a procurar os produtos e servi\u00e7os dos quais ir\u00e3o precisar, com ainda mais anteced\u00eancia, a fim de se preparar para a alta demanda.<\/p>\n\n\n\n Confira abaixo um panorama sobre os resultados da data comemorativa, conforme a realidade do nosso ambiente de neg\u00f3cios.<\/p>\n\n\n\n Contextualizar o cen\u00e1rio de consumo do Brasil durante a data pode te ajudar a entender melhor como os esfor\u00e7os em campanhas podem ser decisivos para impulsionar as suas vendas<\/a>.<\/p>\n\n\n\n Em 2022, a Black Friday movimentou R$ 6,1 bilh\u00f5es de reais, segundo levantamento da Neotrust.<\/p>\n\n\n\n De acordo com o \u00cdndice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA<\/a>), as vendas aumentaram 5,5% em rela\u00e7\u00e3o ao mesmo per\u00edodo de 2021. O destaque se deu pelo e-commerce<\/a>, que apresentou alta de 16,3%.<\/p>\n\n\n\n Para a edi\u00e7\u00e3o de 2023, a expectativa de consumo se mostra positiva. Uma pesquisa<\/a> realizada pela Google mapeou que 67% dos brasileiros pretendem fazer compras durante a data, e 7 em cada 10 entrevistados afirmaram que ir\u00e3o gastar mais ou igual a 2022.<\/p>\n\n\n\n A Mfield conduziu um levantamento que constatou um crescimento de 32,2% nas inten\u00e7\u00f5es de compra das pessoas para a Black Friday 2023.<\/p>\n\n\n\n Com isso, podemos concluir que a alta demanda por parte dos consumidores exigir\u00e1 uma log\u00edstica e um planejamento eficiente por parte das ind\u00fastrias. Entenda abaixo como formular estrat\u00e9gias e coloc\u00e1-las em pr\u00e1tica!<\/p>\n\n\n\n Ao mesmo tempo que a Black Friday \u00e9 uma \u00f3tima oportunidade de faturamento, tamb\u00e9m \u00e9 o per\u00edodo de maior competitividade no mercado.<\/p>\n\n\n\n Portanto, \u00e9 essencial adotar boas pr\u00e1ticas a fim de proporcionar a melhor experi\u00eancia de compra para a sua carteira de clientes e se diferenciar. Essas dicas podem te ajudar:<\/p>\n\n\n\n A ind\u00fastria \u00e9 amplamente demandada durante essa \u00e9poca, por isso, \u00e9 primordial que voc\u00ea estabele\u00e7a um planejamento<\/a> de a\u00e7\u00f5es e produ\u00e7\u00f5es para que tudo ocorra bem.<\/p>\n\n\n\n Al\u00e9m de aumentar o seu volume de vendas e, consequentemente, o seu faturamento, a data comemorativa ir\u00e1 contribuir para fidelizar seus clientes, posicionar a sua marca no mercado e te tornar refer\u00eancia.<\/p>\n\n\n\n Segundo uma pesquisa da Google, 78% das pessoas voltam a consumir das empresas que ofereceram uma boa experi\u00eancia<\/a> na Black Friday, em outras \u00e9pocas do ano. Sendo assim, esteja pronto para tudo!<\/p>\n\n\n\n Esse \u00e9 o momento ideal para melhorar a sua receita, mas \u00e9 importante que voc\u00ea n\u00e3o se perca ou tenha dificuldades com as demandas de fabrica\u00e7\u00e3o e envio dos pedidos.<\/p>\n\n\n\n Por isso, fa\u00e7a uma lista dos itens que estar\u00e3o na promo\u00e7\u00e3o, priorizando tanto os itens que oferecem maior margem de lucros, quanto os que est\u00e3o em estoque h\u00e1 muito tempo.<\/p>\n\n\n\n Alguns produtos valem a pena entrar na promo\u00e7\u00e3o, outros n\u00e3o. Logo, \u00e9 importante estabelecer se ser\u00e1 uma oferta, uma condi\u00e7\u00e3o especial de pagamento, bonifica\u00e7\u00e3o ou uma outra vantagem.<\/p>\n\n\n\n Mais do que ofertar, \u00e9 importante que voc\u00ea consiga cumprir acordos, prazos e com as quantidades certas de produtos. Isso s\u00f3 ser\u00e1 poss\u00edvel se o seu estoque estiver com os produtos que precisam ser prontamente enviados e se o atendimento for de qualidade.<\/p>\n\n\n\n Caso a sua empresa do segmento industrial ofere\u00e7a algum produto indispon\u00edvel<\/p>\n\n\n\n ou atrase o envio, isso pode comprometer a Black Friday do seu cliente que conta com os seus produtos.<\/p>\n\n\n\n Crie campanhas de marketing direcionadas para a Black Friday<\/strong><\/p>\n\n\n\n Com boas estrat\u00e9gias de divulga\u00e7\u00e3o e marketing<\/a>, voc\u00ea poder\u00e1 comunicar suas ofertas com anteced\u00eancia para que os lojistas consumam do seu material, ampliar\u00e1 o seu alcance por meio de a\u00e7\u00f5es nas redes sociais, e-mail marketing<\/a> e de SEO.<\/p>\n\n\n\n Al\u00e9m disso, voc\u00ea poder\u00e1 acompanhar a movimenta\u00e7\u00e3o da sua concorr\u00eancia<\/a> e fazer um remarketing para compras n\u00e3o finalizadas. Tudo isso com a segmenta\u00e7\u00e3o, o conte\u00fado, tom de voz e os gatilhos de consumo certos para atingir o seu p\u00fablico-alvo.<\/p>\n\n\n\nO que \u00e9 a Black Friday e qual \u00e9 a sua import\u00e2ncia para a ind\u00fastria?<\/strong><\/h2>\n\n\n\n
O potencial lucrativo da Black Friday com dados reais<\/strong><\/h2>\n\n\n\n
4 dicas para maximizar os seus lucros na Black Friday 2023<\/strong><\/h2>\n\n\n\n
Defina um planejamento estrat\u00e9gico<\/strong><\/h3>\n\n\n\n
Escolha os produtos que estar\u00e3o dispon\u00edveis e quais as ofertas<\/strong><\/h3>\n\n\n\n
Invista em log\u00edstica, armazenamento e atendimento<\/strong><\/h3>\n\n\n\n