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Marketing jurídico para advogados: o que fazer ou não fazer!

28/09/2022
marketing jurídico para advogados

O marketing digital é uma ferramenta essencial para profissionais que desejam se destacar no mercado de trabalho, aproveitando todas as formas de divulgarem suas atividades. No entanto, alguns profissionais possuem um código de ética que limita suas ações, como no caso do marketing jurídico para advogados.

Toda publicidade e marketing relacionados a escritórios de advocacia, precisa respeitar aspectos importantes do Código de Ética OAB, onde estão anotadas regras éticas e princípios ligados à moral dos profissionais que atuam nessa área.

Além disso, para apoiar essas normas, a OAB aprovou o Provimento nº. 205/2021, em agosto de 2021, para viabilizar ações de prospecção de novos clientes na advocacia, tanto no âmbito online, como no offline, sem ir contra as regras éticas dessa profissão.

Se interessou pelo assunto? Hoje de entender mais o que você pode ou não fazer no marketing jurídico para advogados. Aproveite a leitura!

O que é o marketing jurídico para advogados?

Resumidamente, podemos denominar como marketing jurídico para advogados a estratégia adotada por escritórios de advocacia para: atraírem clientes, se posicionarem em um nicho específico desse mercado, e criarem mais relevância para suas causas ganhas.

Mas, apesar do mercado jurídico exigir cuidados éticos diferenciados para a divulgação de prestações de serviços, devemos sim observar essa área como um negócio, que não pode basear suas estratégias de crescimento apenas no marketing boca a boca, ou na entrega de cartões por aí.

E você deve estar se perguntando, como fazer a captação de clientes, sem quebrar as normas exigidas pelo Código de Ética dos Advogados? A resposta é: sabendo exatamente como usar o Provimento 205/2021 a seu favor.

< Leia também: Como a Techd faria marketing para escritório de advocacia. />

O que pode ou não pode no marketing jurídico para advogados?

Antes do Provimento 205/2021, já existiam algumas regras a respeito do uso da publicidade, propaganda e marketing por advogados, que era dispostas no Provimento 92/2000 da OAB, regulamentando que: 

  • Os advogados podem anunciar os seus serviços profissionais, individuais ou coletivos, desde que com discrição e moderação;
  • É permitida a publicidade informativa do advogado e da sociedade de advogados, contanto que isso se limite a levar conhecimento, respeitando a ética necessária para a prestação de serviços jurídicos. 

Tais regras já eram aplicadas pelos escritórios, na hora de fazer publicidade de seus negócios, porém, com o novo provimento, os advogados passaram a ter mais liberdade para divulgarem suas ações, também nos meios de marketing digital.

Dessa forma, o marketing jurídico para advogados passou a ser permitido, desde que:

Mas, o marketing jurídico para advogados é realmente permitido?

Sim, o marketing na advocacia é permitido, porém, algumas ações são proibidas nesse mercado, como: 

  • O uso de marketing direto: escritórios de advocacia não podem usar telemarketing para captar clientes, nem realizar panfletagem ou entregar propagandas do escritório de advocacia.
  • A OAB também proíbe a veiculação de anúncios de escritórios de advocacia em televisão ou rádio, porém, isso não restringe que advogados deem entrevistas ou realizem matérias específicas.
  • Advogados não podem realizar publicações com honorários, em nenhum meio de divulgação, nem nada que ofereça seus serviços de forma direta, como ofertas como: contrate agora, ligue já, e etc.

Em contraponto, advogados podem ter sites e páginas em redes sociais, assim como também podem desenvolver logomarcas para divulgação dos seus serviços, desde que de maneira discreta.

Deu para perceber que o marketing jurídico para advogados exigem diversos cuidados específicos, e para que você não saia fazendo anúncios impróprios dos seus serviços, é muito importante contar com uma assessoria especializada, que saiba exatamente o que o seu escritório pode ou não pode fazer na hora de aproveitar o lado bom do marketing digital.

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