ARTIGO

Agência de performance: o que é e como pode ajudar sua empresa

20/01/2022

Se você nunca ouviu falar sobre agência de performance, saiba que é uma das agências mais buscadas atualmente. Uma empresa com esse foco busca trazer resultados em vendas e o aumento de faturamento para seus clientes por meio de campanhas e ações de marketing digital

Até por isso, uma agência de marketing de performance tem um modelo bem diferente do tradicional. A forma que ela lida com os resultados e trabalha para entregá-los ao cliente é bastante intensa e estratégica.  

De acordo com um relatório da Gartner de 2023 sobre os orçamentos de marketing em empresas, os CMOs alocam 49,8% de seus investimentos em mídia de performance. 

Em uma pesquisa anterior, de 2022, 26% destes executivos CMOs consideravam os dados e análises de marketing uma das três principais lacunas de capacidade empresarial – o que demandou um avanço nos investimentos por parte das empresas que detectaram essa necessidade e reforça a importância das agências de performance.

Para te mostrar o que esse tipo de agência faz e como ela pode ajudar o seu negócio a crescer, desenvolvemos um guia completo com tudo o que você precisa saber antes de contratar esses serviços. Acompanhe a leitura e saiba mais!

O que é uma agência de performance?

Quando falamos em uma agência de marketing, logo pensamos em uma empresa para ter ideias e colocá-las em prática por meio de estratégias. O marketing de performance também faz isso, mas ao contrário do modelo tradicional, seu trabalho continua depois que as campanhas são ativadas. 

Isso acontece porque uma agência de performance tem foco total nos resultados entregues ao cliente e mantê-los de forma contínua, priorizando melhorias constantes. No caso, ela se empenha em fazer a sua empresa vender mais e, consequentemente, crescer no mercado a qual faz parte. 

Sendo assim, uma agência neste ramo irá monitorar as ações apresentando dados e métricas do que está sendo feito. Com essas informações, podem propor aperfeiçoamentos e novos caminhos, sempre visando resultados satisfatórios ao cliente. De modo geral, seu trabalho é entregar lucratividade e retorno no que foi investido para gerar esses resultados a longo prazo.

Como é o trabalho de uma agência de marketing de performance

Em uma agência de performance, também serão criadas e aplicadas estratégias de marketing para alcançar os objetivos de vendas do cliente. Sempre buscando entender quem é o seu público, seus concorrentes e mercado, para que essas estratégias tenham um impacto positivo. 

A diferença está justamente no resultado final entregue pelas agências. Enquanto o marketing tradicional muitas vezes atua com objetivo de brand (popularização de marca), o de performance trabalha em busca do aumento de vendas, sempre usando os dados como principal guia.

É claro que as campanhas de brand são importantes e não são deixadas de lado com a agência de performance, mas o resultado em vendas será a prioridade, podemos considerar que a energia e investimento será de 80% para performance e 20% para brand. 

Com base no desempenho das estratégias, a agência irá propor ajustes para ampliar o desenvolvimento das mesmas. Se a copy de um anúncio não está mostrando bons números, por exemplo, cabe à equipe de marketing apresentar uma nova roupagem a essa ação. 

A pesquisa “O Futuro das Agências: ESG, Aquisições, Crescimento e Concorrência”, da KPMG e do Meio & Mensagem, constatou que 59% das agências passaram a disponibilizar mensuração de campanhas e performance como diferenciais para os seus clientes.

E é justamente essa otimização que distingue uma agência de performance das empresas de marketing tradicional, pois ela está sempre fazendo análises e mapeamentos precisos para detectar pontos de melhorias necessários. 

Vantagens de contratar uma agência focada em performance

Contratar uma agência focada em marketing de performance pode trazer inúmeras vantagens competitivas para sua empresa. 

Listamos aqui as mais expressivas para que você entenda melhor o que tem a ganhar ao contratar uma. Confira a seguir:

Aumento do ROI

Uma das principais vantagens em contratar uma agência de performance é a preocupação com o retorno do investimento (ROI). Essa é uma métrica importante em estratégias de marketing, visto que traz um overview sobre o investimento financeiro. 

O ROI mostra se o resultado do que foi aplicado é positivo ou negativo. Neste caso, o marketing de performance trabalha para trazer sucesso aos clientes, visando aumentar a métrica em cada campanha. 

Existem outras métricas que são fundamentais para os resultados de uma campanha de performance, como CPC (Custo por Clique), CPA (Custo por Aquisição), ROAS (Retorno sobre Investimento em Publicidade), etc. 

Busca constante pelos resultados

O objetivo mais marcante de uma campanha de performance é o resultado entregue ao cliente. Se a empresa busca ter um crescimento médio de 10% ao mês, por exemplo, a agência deve trabalhar para tornar isso possível. 

Redução de custos e riscos

Por conta do foco em resultados, você vai sentir diferença nas finanças da sua empresa, mas não precisa ficar preocupado quanto a isso. 

Isso porque, o trabalho da agência tende a reduzir a dispersão dos recursos para estratégias que não estão dando retorno e minimizam os riscos de uma campanha não ter o resultado esperado. 

Como pode ocorrer da rota inicial ser alterada, o orçamento também é remanejado para melhores ações e que trarão retorno positivo à empresa. 

Foco no aumento das vendas

Para uma agência de performance, curtidas e comentários são apenas consequência das estratégias executadas. O verdadeiro foco é em fazer a sua empresa crescer dentro do nicho em que está inserida. 

Neste caso, as ações são planejadas para que sua empresa venda para mais pessoas todos os dias. Com o trabalho focado nas métricas certas, as campanhas têm uma entrega mais eficiente de modo a atender os objetivos da sua empresa. 

A consequência disso é positiva: os leads se tornam mais qualificados, as vendas aumentam diariamente, assim como o crescimento do seu negócio. 

Integração de estratégias

Uma agência de marketing de performance atua de forma unificada, pois alia diferentes estratégias com o objetivo de potencializar os resultados de marketing. Por exemplo, aplicando anúncios do Google Ads e investindo em Marketing de Conteúdo, otimizando o trabalho em diferentes canais de mídia e adotando ações que facilitem o caminho do usuário à conversão em cliente.

Acompanhamento em tempo real

Um dos principais diferenciais desse tipo de trabalho é a possibilidade de mensuração e acompanhamento. Todas as métricas e dados de campanhas são rastreáveis pelos KPIs, o que permite a geração de relatórios e dashboards completos e assertivos.

Adaptabilidade às necessidades e ao mercado

Por se tratar de uma estratégia que emprega melhorias constantes, o marketing de performance torna a sua empresa mais flexível as adaptações e inovações, pois tudo será acompanhado e as rotas poderão ser corrigidas rapidamente, para que o resultado desejado seja atingido. 

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