ARTIGO

Quais elementos são essenciais na criação de um site profissional focado em SEO

07/05/2024
criação de site profissional

No cenário digital atual, a presença online de uma empresa é fundamental para o seu sucesso. O projeto de criação de site profissional deve ser elaborado estrategicamente para que ele seja não apenas uma plataforma institucional, mas uma ferramenta de marketing poderosa que pode impulsionar o crescimento de um negócio.

O site pode ser a porta de entrada para novos clientes, um canal de comunicação eficaz e uma vitrine virtual para produtos e serviços. No entanto, criá-lo não é uma tarefa tão simples. 

Neste artigo, reunimos os 4 critérios indispensáveis nesse processo, com base na nossa experiência de mais de 12 anos de consolidação digital dos nossos clientes.

Saiba o que é preciso para ter um site que não somente atraia visitantes, mas também os converta em clientes satisfeitos!

A importância de planejar a estrutura do site da sua empresa

Criar um site de sucesso requer a combinação harmoniosa de vários fatores que impactam na sua imagem corporativa, na credibilidade do seu negócio e na mensagem que você deseja transmitir para o seu cliente.

E por falar em consumidor, ele precisa ser priorizado com base em critérios de UX tanto no design quanto na qualidade das informações. Isso faz toda a diferença, pois 34,6% dos usuários abandonam um site com a estrutura de conteúdo ruim, segundo a GoodFirms.

Além disso, o Google também penaliza o ranqueamento de páginas mal organizadas. Por isso, é essencial que você planeje tudo o que irá compor o seu site, como categorias e subcategorias, os sistemas de links, CTAs, as páginas, o layout e muito mais.

Os principais tipos de sites profissionais 

Outra parte importante no planejamento da estrutura de um site consiste em decidir qual tipo de página irá se adequar às necessidades da sua empresa e ao orçamento que você deseja destinar para a produção. 

Existe uma série de opções, mas os principais tipos são:

Site institucional

Desenvolvido para apresentar informações detalhadas sobre uma empresa, como sua história, missão, visão, valores, equipe, localização, formas de contato, produtos e serviços oferecidos. 

Opera como uma vitrine online que transmite a identidade e credibilidade da marca para clientes em potencial, parceiros e investidores.

E-commerce

O e-commerce é uma plataforma de vendas online para comercializar produtos ou serviços. Nesta loja virtual, os clientes podem navegar pelo catálogo de produtos, fazer compras, realizar pagamentos, avaliar os itens e acessar uma área do cliente para seus acompanhamentos.

One-Page

Como o nome sugere, sua finalidade é apresentar todas as informações relevantes de uma empresa ou projeto em uma única página. 

Todo o conteúdo é organizado em seções na mesma página, facilitando a navegação e proporcionando uma experiência contínua ao usuário. Ideal para apresentações simples ou campanhas específicas.

Blog

Os blogs são feitos para publicar conteúdos relacionados ao segmento de atuação da empresa, para educar, informar ou entreter o público-alvo. Ou seja, são fundamentais para a estratégia de marketing digital. 

Neles são disponibilizados artigos, reportagens, posts ou vídeos organizados cronologicamente, e possuem funcionalidades como categorização, tags, comentários e compartilhamento social.

Landing Page

Essas páginas são focadas em uma única oferta, produto ou evento, com o objetivo de converter visitantes em leads. Elas são otimizadas para capturar as informações dos usuários por meio de formulários de contato ou de inscrição, com CTAs (call-to-action).

Os quesitos indispensáveis na criação de site profissional 

1. Design atraente e responsivo

O design de um site é o primeiro aspecto que os visitantes notam. Ele deve considerar a navegabilidade, ser adaptado para diferentes dispositivos (desktop, tablet e smartphones) e transmitir a identidade da marca, garantindo assim uma experiência única e envolvente para os usuários.

2. Velocidade e desempenho

    A velocidade de carregamento de um site é um fator crucial para a UX e o ranqueamento nos buscadores. Sites lentos têm maior probabilidade de perder visitantes e impactar negativamente a taxa de conversão. Segundo a Kissmetrics, essa perda corresponde a 40%.

    Já a consultoria Akamai afirma que uma demora de dois segundos no carregamento pode aumentar as taxas de rejeição em 103%, em e-commerces. Além disso, 53% dos usuários afirmaram deixar uma página que demorou mais de três segundos para abrir.

    3. Conteúdo relevante e otimizado para SEO

      O conteúdo é o coração de qualquer site, e sua qualidade é fundamental para o sucesso. Ele deve ser útil, informativo e original, além de estar alinhado com estratégias de SEO, com o uso adequado de palavras-chave, títulos, links internos e externos, URL amigável, CTAs e descrições.

      4. Navegação intuitiva e estrutura lógica

        Os usuários precisam encontrar facilmente o que procuram em seu site, e 94% deles afirmaram em uma pesquisa que a facilidade é o quesito mais importante na navegação.

        Isso envolve a organização clara das páginas, a utilização de menus de navegação, e a inclusão de recursos como a barra de pesquisa e o sitemaps XML e HTML.

        Você também precisará escolher a estrutura do seu site, os principais modelos são: hierárquico, sequencial, modelo de banco de dados e de matriz.

        Outros critérios como a segurança na navegação (HTTPS), o domínio, a hospedagem, os plugins, recursos extras como formulários e chatbots, e muito mais, podem ser feitos por profissionais capacitados. 

        A Techd é especialista no desenvolvimento de sites que fazem os seus prospects avançarem no funil de vendas e obterem uma boa experiência digital. Confira alguns dos nossos projetos e entre em contato conosco!

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