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Agência tradicional x agência de performance: qual a diferença?

21/01/2022
Agência tradicional x agência de performance

Você provavelmente já teve contato com uma agência tradicional de marketing, mas sabia que existem outros modelos de agências? Sabe diferenciar uma agência tradicional x agência de performance?

O mercado de marketing se expandiu muito com os avanços do digital. Hoje as agências não focam mais em ações para o offline, embora ainda sejam feitas, mas olham para a internet e as inúmeras possibilidades trazidas por ela. 

As ações realizadas atualmente apresentam dados precisos, o que permite melhorias e ajustes para aprimorar seu desempenho. Isso não era possível com o marketing tradicional, por exemplo. 

Desta forma, o modelo tradicional de agência foi dando espaço para outros, cujo objetivo é o sucesso das estratégias aplicadas. Assim, as agências de performance estão em alta no momento. 

Mas, é aqui que começa a dúvida: o que uma agência de performance tem de diferente para uma tradicional? Continue a leitura para entender!

Modelos de agência de marketing

Existem diferentes modelos de agência no mercado atualmente. Duas delas entram em contraponto por trabalharem com o mesmo tipo de serviço: o marketing digital. 

Agências de marketing podem atuar no modelo de mercado tradicional, a qual estamos acostumados. Como também trabalham para conseguir resultados expressivos a seus clientes, caso do marketing de performance. 

Em geral, as duas irão criar um plano estratégico para que a empresa atinja um objetivo específico. No resultado final, a agência tradicional coloca essas estratégias para rodar, enquanto a de performance executa o serviço e ainda monitora os resultados. 

Antes de mostrarmos as diferenças entre agência tradicional x agência de performance, entenda melhor como ambas trabalham nos tópicos a seguir.

Marketing tradicional

O marketing tradicional, que se estende a ações digitais, está focado no planejamento e execução. 

Basicamente, ele irá criar direcionamentos para que o cliente atinja um objetivo. Isso engloba serviços como:

  • criação de sites
  • gestão de redes sociais;
  • criação de campanhas de Ads;
  • gestão de tráfego;
  • campanhas de publicidade offline;
  • branding e reposicionamento;
  • entre outros serviços. 

Seu trabalho foca em colocar em prática essas ações, além de mensurar o resultado das campanhas digitais. Na publicidade tradicional, que envolve rádio, TV e meios impressos, apontar resultados é extremamente complicado, uma vez que as campanhas são massivas. 

As estratégias realizadas por agências tradicionais buscam ganhar a atenção do público e colocar a empresa em evidência. Com isso, são realizadas campanhas de atração, por exemplo. 

No geral, a atuação dessas agências é pôr em prática, mas sem ter grande comprometimento com o resultado final. Isso nos leva a outro modelo de agência: aquelas que trabalham com o marketing de performance. 

Marketing de performance

Agências de marketing de performance tem foco total nos resultados entregues ao cliente. Deste modo, seu trabalho é baseado em buscar esses resultados e mensurá-los de forma precisa para melhorias futuras. 

Uma agência nesta modalidade vai trabalhar para um objetivo apresentado pelo próprio cliente, que parte de uma demanda específica. Entre as possibilidades estão:

  • aumento do número de leads qualificados; 
  • expressão do lucro da empresa;
  • geração de oportunidades;
  • aumento do ticket médio;
  • crescimento das vendas;
  • dentre diversas outras alternativas.

O marketing de performance abrange estratégias digitais que são mais simples de mensurar o desempenho. O grande diferencial das ações é justamente a precisão das métricas que permitem aos profissionais aplicar ajustes sempre que necessário.

Dependendo do desempenho da campanha, a agência propõe novos rumos ao trabalho desenvolvido, sempre visando sucesso. 

Mas quais as diferenças entre agência tradicional x agência de performance?

Pode até parecer que uma agência tradicional e de marketing de performance são a mesma modalidade. Elas oferecem os mesmos serviços de marketing digital, mas é a forma que trabalham é o que as diferenciam. 

Há outro ponto que é característico das agências de marketing de performance relacionado a cobrança dos serviços. 

Nas agências tradicionais, as taxas são pagas de forma antecipada por um pacote de serviços contratados. Além disso, esse pagamento não depende dos resultados entregues pela equipe. 

Na agência de performance, o valor pago à agência é posterior ao sucesso das estratégias. No caso, elas trabalham com o conceito de sucess fee para a prestação de serviços. Isso significa que você pagará um valor proporcional ao sucesso da campanha realizada por ela. 

Com isso, o marketing de performance traz um paradigma novo para a proposta de valor da publicidade. As agências conseguem medir em tempo real o ROI e os dois lados saem ganhando nesse modelo de negócio. 

Para os clientes é possível ter métricas de tudo o que é feito pela agência: do custo de aquisição de novos clientes até o lifetime value (LTV). Do outro lado, as agências criam uma proposta de valor diferenciado e exclusivo aos clientes, se destacando no mercado.

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