ARTIGO

Growth Hacking: o que é e como aplicá-lo no crescimento da sua empresa?

19/01/2022

O sonho de todo empreendedor é ver seu negócio crescer, seguindo o exemplo de grandes empresas como o Facebook, Nubank, Google, Amazon, Uber, Apple e tantas outras. Mas, como esses negócios têm fortalecido suas estratégias de crescimento? A resposta é simples, elas estão utilizando um método chamado Growth Hacking!

O Growth Hacking é uma expressão que tem se popularizado nos últimos anos, e os profissionais de tecnologia, metodologias e marketing são os principais interessados no assunto.

A estratégia, que promete acelerar o crescimento dos negócios, sem afetar ou aumentar custos, e é orientada por experimentos e dados, se apresenta como um método sustentável de escalar os resultados de um negócio.

Trata-se de uma solução com grande potencial, capaz de ampliar os resultados do marketing tradicional, e modificar o mindset de quem pensa que o aprendizado focado em crescimento já tinha sido suprido pelo marketing digital.

Por isso, para que você entenda exatamente o que é Growth Hacking, continue essa leitura e aproveite o aprendizado. 

O que é Growth Hacking?

Growth Hacking é uma metodologia focada no crescimento dos negócios a partir da identificação de brechas de pontos críticos das empresas, que, quando analisados, podem ser transformados em ideias de desenvolvimento inteligente e acelerado.

O Growth Hacking surgiu em 2010, quando essa estratégia foi conceituada por Sean Ellis, especialista em crescimento de startups, como “o marketing orientado para resultados”. E foi Ellis o precursor desse método, que o mesmo utilizou para alavancar os resultados de startups como o Dropbox e Eventbrite.

É importante dizer que a metodologia do Growth Hacking já existia a alguns anos, e outros profissionais, como Andrew Chen, Dave McClure, Steve Blank e Marc Andreessen já aplicavam seus conceitos desde 2007, porém, a estratégia ainda não tinha um nome, e era apenas uma prática utilizada.

Na prática, o Growth Hacking pode ser determinado a partir da transformação dos KPIs de uma empresa, que costumam medir o sucesso, o tráfego, os leads e as vendas do negócio, em experimentos com potencial de atração e retenção de consumidores.

Basicamente, o Growth Hacking explora novas oportunidades de crescimento, e o “BOM” dessa teoria se deu após a publicação do artigo “Find a Growth Hacker for tou Startup”,  que chamava a atenção das startups, ao sugerir a contratação de um growth hacker.

Quem é o growth hacker?

Definido o conceito de básico de Growth Hacking, que tal entender quem é o profissional responsável por alavancar o crescimento das empresas?

O growth hacker é a pessoa responsável por ajudar os negócios a conquistarem o tão desejado crescimento no mercado. Esse profissional utiliza estratégias criativas e de baixo custo, a fim de conquistar e reter novos clientes.

Para Sean Ellis, criador da metodologia Growth Hacking, qualquer pessoa cujo verdadeiro objetivo é o crescimento, é um growth hacker, por isso, essa função pode ser exercida por profissionais de marketing, e também por empreendedores, gestores, gerentes de produto, engenheiros, e outros profissionais.

Ainda assim, é importante dizer que qualquer pessoa que resolva se tornar um growth hacker precisa ter um perfil criativo e explorador, ser ágil e analítico e ainda deve entender sobre:

  • análise de dados;
  • comportamento do consumidor;
  • metodologia de experimentos;
  • tecnologia e desenvolvimento;
  • e processos.

O que difere o Growth Hacking de outras práticas do marketing digital?

Enquanto o marketing digital foca em aumentar o conhecimento da marca, incentivando o desenvolvimento do público para a promoção dos produtos ou serviços das empresas, o Growth Hacking foca totalmente no crescimento dos negócios.

Além disso, o Growth Hacking é um processo que preza por resultados rápidos, ao menor custo possível, utilizando experimentos simples, que validem os KPIs das empresas.

Basicamente, a grande diferença entre o Growth Hacking e as principais práticas do marketing digital, é exatamente a finalidade das estratégias, pois, enquanto uma visa o crescimento por meio da utilização e interação com a empresa e suas ideias, a outra foca nas estratégias de propagação da marca.

As duas ferramentas são muito importantes e essenciais, principalmente para as pequenas empresas, mas, o Growth é, sem dúvidas, a estratégia com maior impacto no crescimento dos negócios.

Como aplicar o Growth Hacking?

Depois de tantos conceitos, você deve estar se perguntando como aplicar o Growth Hacking na sua empresa, e a verdade é que esse é um processo cíclico, que segue uma linha de raciocínio bastante fácil de ser seguida. 

Já entendemos que a principal missão do Growth Hacking é tornar os negócios cada dia mais escaláveis e sustentáveis, e isso só é possível com a implementação de soluções mais baratas e rápidas que as propostas pelo marketing tradicional.

Assim sendo, a linha de raciocínio que deve ser seguida na hora de implementar as estratégias de Growth Hacking, seguem o seguinte ciclo:

  1. brainstorming: nessa etapa, o método de Growth Hacking começa a ser aplicado, em uma análise estratégica onde são apresentadas sugestões com foco no crescimento, ou seja, problemas importantes que precisam ser solucionados no negócio;
  2. estabelecimento de prioridades: o segundo passo tem foco em determinar quais problemas precisam ser priorizados, ou seja, é nessa etapa que acontece a seleção das ideias que darão origem aos experimentos;
  3. documentação do experimento: a documentação é uma das fases mais importantes do processo de Growth, pois, é nessa fase que todas as linhas da estratégia são organizadas, para se dar início aos testes;
  4. implementação dos testes: na etapa de implementação, são iniciados os testes, analytics e automações, como o MVP (Minimum Viable Product — ou Produto Mínimo Viável), e o MVT (Minimum Viable Teste — ou Teste Mínimo Viável), experimentos que utilizam poucos recursos, e auxiliam as empresas a validarem as ideias.
  5. análise dos resultados: por fim, a etapa final é a análise das informações obtidas com os testes, que pauta o crescimento proposto pelo Growth Hacking, e gera aprendizado para novos testes.

Se você tem um negócio e está em dúvida se o Growth Hacking pode ser aplicado na sua empresa, a resposta é: com toda certeza! Desde que você saiba como alinhar o marketing digital do seu negócio, com as estratégias sugeridas por esse método.

Para te ajudar com isso, te convido a batermos um papo sem compromisso, para você entender como a TechD pode te ajudar a acelerar seus resultados, usando a metodologia do Growth Hacking.

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