ARTIGO

Conheça 5 estratégias de Growth Hacking e o momento certo de aplicá-las

19/01/2022

Você sabe como aplicar estratégias de Growth Hacking no seu negócio? Sabe determinar o momento certo em que cada uma delas deve ser aplicada?  

Explicando brevemente o conceito de Growth Hacking, trata-se de uma metodologia de crescimento, que analisa os problemas de um negócio a partir da identificação de brechas apontadas nos relatórios de resultados do negócio.

Essa estratégia foi conceituada em 2010, por Sean Ellis, um especialista de crescimento de startups, que auxiliou empresas como o Dropbox e Eventbrite a alavancarem seus negócios, graças à ideia de atingir os objetivos dessas empresas com rapidez, utilizando somente os recursos necessários.

Trata-se de uma metodologia que amplia os resultados já alcançados pelo marketing digital, e transforma o mindset de quem pensa que crescimento é sinônimo de gastos, já que o Growth Hacking foca em realizar experimentos baratos, usando um ciclo que se baseia em brainstorming e testes simples. 

Se você ainda não sabe bem o que é o Growth Hacking, te convidamos a ler primeiro o conteúdo “Growth Hacking: o que é e como aplicá-lo no crescimento da sua empresa?”, onde explicamos com mais detalhes a base dessa estratégia.

Agora, se o seu interesse é expandir seus conhecimentos sobre a aplicação das estratégias de Growth Hacking, esse conteúdo é para você! Continue a leitura!

Existe um momento certo para aplicar o Growth Hacking?

Considerando que o Growth Hacking é uma ferramenta que auxilia os negócis a crescerem, podemos considerar que o momento certo de aplicar uma estratégia de Growth Hacking é sempre que a empresa quiser alcançar resultados escaláveis com mais velocidade e facilidade.

Porém, para ficar mais fácil de saber o momento certo de aplicar o Growth Hacking, Sean Ellis, o criador dessa metodologia, desenvolveu a “Startup Growth Pyramid, também conhecida como “Pirâmide do Sucesso”, que estabelece três etapas fundamentais que devem ser seguidas a fim de alcançar o sucesso de um teste ou projeto de Growth.

Product/Market Fit

A base da Pirâmide de Sucesso é o momento onde a empresa deve desenvolver, avaliar e testar as possibilidades do seu produto no mercado, a fim de identificar se aquilo que o negócio oferece, é uma necessidade dos consumidores.

Essa fase do processo de growth é ideal para identificar quem é o público do negócio, quais as suas reais necessidades, e como otimizar a entrega de valor e resultados para esses consumidores.

Stacking the Odds

No meio da Pirâmide de Sucesso, é onde o growth hacker inicia a transição de crescimento do negócio, criando testes eficientes e baratos, que auxiliam a empresa na captação de novos leads.

Nessa fase do processo, é comum que os profissionais utilizem soluções como o Bullseye Framework, Design Sprint, o mapeamento de métricas, e os testes referenciais, sendo essas algumas das várias ferramentas que auxiliam na captação de informações, que de alguma maneira resultarão em ideias de fortalecimento e crescimento da empresa.

Growth

Por fim, a etapa de Growth é aplicada após todas as pesquisas e análises de resultados, pois, somente nesse momento o growth hacker tem as respostas necessárias sobre o que funciona ou não no produto ou serviço da empresa.

Ainda assim, é importante lembrar que o processo de Growth Hacking é um ciclo, e mesmo quando o negócio acredita que chegou no auge, ele precisa continuar testando e fazendo pesquisas de mercado, a fim de evitar problemas gerados pela concorrência.

Mas como isso pode funcionar na prática?

Se você perguntar para um growth hacker qual a maneira mais fácil de conseguir clientes para o seu produto, utilizando estratégias de Growth Hacking, a resposta imediata será:

  • realizando teste A/B;
  • criando Landing Pages;
  • fortalecendo a capacidade de entrega de emails;
  • tornando o seu produto em algo viral;
  • dentre outras formas.

Claro que a estratégia utilizada pode variar conforme o momento de Growth da empresa, considerando três momentos da Pirâmide do Sucesso, onde os processos aplicados são:

5 estratégias de Growth Hacking para aplicar no seu negócio

Além da Pirâmide de Sucesso, acima detalhada, o Growth Hacking segue um funil estratégico muito utilizado na alavancagem de empresas, e essa ordem de processo é aplicada principalmente com marketplaces.

Esse funil de Growth Hacking é composto basicamente pelas seguintes fases:

  • Aquisição: etapa onde o cliente toma conhecimento da existência da marca, e como principais KPIs dessa fase, podemos destacar o tráfego da home do blog, e também indicadores de anúncios pagos e redes sociais.
  • Ativação: nessa fase, o consumidor transforma seu desejo em ação, criando uma conta no site da marca. Aqui são usados KPIs de conversão de leads, a fim de identificar a taxa de pessoas que se tornam usuários do marketplace, por exemplo.
  • Retenção: a etapa de retenção está ligada ao momento que o usuário se torna cliente, pois realiza sua primeira compra com a marca. Nessa fase as empresas costumam iniciar testagens, e disponibilizar vantagens para o cliente.
  • Faturamento: a fase de faturamento ajuda a entender a eficiência da empresa em fidelizar consumidores. Aqui são medidos KPIs voltados ao Customer Success, e também indicadores como lifetime value (LTV) e ticket médio por transação.
  • Recomendação: por fim, a última etapa do funil de Growth Hacking entende o potencial de divulgação que os clientes fiéis exercem, e os KPIs medidos devem ter relação com essas indicações, como o Net Promoter Score (NPS), custo por aquisição de cliente (CAC), dentre outros.

E para que você cumpra com todas as etapas do funil, existem algumas estratégias de Growth Hacking já muito utilizadas no marketing digital, que também podem contribuir para o bom desempenho e crescimento dos negócios, seguindo o método de growth. Confira cinco deles!

  1. Inbound marketing

O Inbound Marketing é uma técnica já muito aplicada no marketing digital, que funciona muito bem seguindo os princípios do growth. Essa ferramenta é utilizada na atração e  aproximação entre as marcas e os consumidores, e também auxilia os negócios a gerarem confiança e credibilidade.

  1. Outbound marketing

O Outbound também é um método de conversão utilizado no marketing, que busca atingir os clientes por meio de impacto. É uma prática também eficiente no Growth Hacking, e usa anúncios contínuos como principal fonte de conversão.

  1. Marketing de referência 

O marketing de referência é uma forma de aproveitar as boas experiências dos clientes para atrair novos usuários para uma empresa. Essa prática tem se popularizado em aplicativos, que costuma recompensar seus clientes em troca de recomendações, além de ser uma prática barata de atingir novos consumidores.

  1. Testes constantes

Como já vimos ao longo deste conteúdo, a testagem é uma das principais estratégias aplicadas ao ciclo de vida do Growth Hacking, pois ajudam as empresas a entenderem quais ideias de crescimento implementadas são eficientes.

Diversos testes podem ser usados como estratégia, dentre eles: Testes A/B; MVP, MVT, e muitos outros.

  1. Mindset de startup

Empresas que buscam crescimento, precisam entender que parte disso envolve uma mudança de mindset, e, se a estratégia de Growth Hacking costuma dar certo principalmente com startups, que possuem uma cultura voltada ao crescimento contínuo, é importante que esse pensamento se torne um direcionamento para outras empresas.

Existem muitas outras estratégias capazes de impulsionar o desenvolvimento contínuo e o crescimento acelerado dos negócios, algumas delas estão alinhadas com práticas do marketing digital e outras são direcionadas especificamente para as práticas de Growth Hacking.

Num primeiro momento, muitos profissionais até consideram as técnicas de growth como cópias das já utilizadas no marketing digital, mas a verdade é que enquanto uma coisa aponta a direção para estratégias de produto, a outra foca totalmente no crescimento dos negócios.

Esperamos que com esse conteúdo você tenha entendido melhor como as grandes empresas Facebook, Google, Amazon, Apple, Dropbox e tantas outras têm alavancado ainda mais seus resultados.

E se você quiser conhecer mais sobre a metodologia Growth Hacking, e como nós, aqui da TechD, temos usado suas estratégias para ampliar os resultados dos nossos clientes, agende uma reunião com o nosso Growth Hacker! 

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