ARTIGO

8 dicas para crescer as suas vendas no e-commerce utilizando o Marketing de Conteúdo

22/05/2019

Um dos maiores desafios de quem tem um e-commerce é conseguir novos leads (termo usado no Marketing Digital para potenciais interessados em seu produto ou serviço).
E para ajudar com essa elevação de potenciais clientes é que existe o Marketing de Conteúdo, que deixou de ser uma tendência no mercado e passou a ser um investimento indispensável para as empresas.

Mas antes de tudo, você sabe o que é Marketing de Conteúdo?

Esse é o processo de criar, publicar e promover conteúdos personalizados para o seu cliente. É um método de marketing que se baseia na formação de um público fiel por meio da criação e compartilhamento de conteúdo.

Segundo a Rock Content, Marketing de Conteúdo é uma maneira de engajar seu público-alvo e crescer a rede de clientes. Isso é feito por meio da criação de conteúdo relevante e valioso.

Você atrai, envolve e gera valor para as pessoas, criando uma percepção positiva da marca e, assim, gerar mais negócios.

Pode ser publicado em diferentes formatos tanto off-line (revistas impressas, eventos presenciais etc.), como no on-line (vídeos, white papers, ebooks, posts, guias, artigos, webinars etc.).

Nesse sentido, é o pilar do Inbound Marketing e consiste em levar seu público a manter um relacionamento com sua empresa.

Todavia, um bom conteúdo não é focado em vendas, mas em trazer algum benefício para quem lê.

Com isso, ele pode resolver um problema, esclarecer alguma dúvida ou ensinar algo. Vender é apenas uma consequência desse processo.

Muitas empresas acreditam que um bom Marketing de Conteúdo é só escrever sobre os produtos que oferece. Mas, não é assim que funciona.

Para que o seu conteúdo seja realmente relevante é preciso que ele retrata as dores dos seus clientes.

Você já sabe o que é Marketing de Conteúdo. Agora irá aprender como aplicá-lo na sua empresa, a fim de aumentar suas vendas do e-commerce.

1) Concentre-se em seus clientes

Como já mencionado acima, um bom conteúdo não foca em vendas mas sim em qualidade.

O Marketing de Conteúdo eficaz começa a partir da pergunta sobre o que o seu cliente precisa saber, não o que você quer dizer.

Seu conteúdo deve informar ou influenciar, mas não anunciar ou vender. O verdadeiro Marketing de Conteúdo depende do conteúdo útil que não quer empurrar nada para seu cliente.

2) Crie conteúdos diferentes para clientes diferentes

Nem todos os clientes são iguais, cada um tem uma necessidade diferente. Também não são todos que vão se interessar pelo mesmo conteúdo.

Uma dica para criar um conteúdo relevante é investir tempo para descobrir o segmento de cada um.

Você pode desenvolver perfis e personas de seu clientes. Uma ferramenta que pode ajudar é o Gerador de Personas da Rock Content, que possibilita criar conteúdos específicos para cada.

Lembre-se: toda pessoa é diferente da outra. Criar conteúdo para cada pessoa pode parecer um processo longo e cansativo, mas é o diferencial na hora de fazer alguma venda.

3) Defina o tipo de linguagem que será utilizada

Qual é a linguagem da sua empresa? Mais formal, informal ou culta? O ideal é que seus conteúdos falem com seus clientes, da mesma maneira que você falaria com eles pessoalmente.

Aderir a uma única linguagem é muito importante para que se crie um vínculo com seu cliente. E isso ajudará a se diferenciar de outras empresas que também fazem Marketing de Conteúdo.

O ideal é adotar uma linguagem própria para todos os meios de comunicação. Assim, sua empresa consegue criar uma identidade própria.

4) Encontre os momentos certos

Você sabe qual tipo de situação leva seus clientes a precisar do seu produto ou, pelo menos, quais são as condições favoráveis?

Se não fizer isso, perderá um dos momentos mais oportunos de vendas que já pode ter tido. É o momento onde os clientes não hesitam, nem pechincham e até mesmo pagam a mais para terem acesso privilegiado.

Caso ainda não tem certeza sobre o momento certo para vender, tente fazer uma pesquisa informal. Converse com sua equipe de vendas e até mesmo com seus clientes para descobrir.

5) Descubra o que seus clientes estão pesquisando no momento da venda

Quando o cliente precisar do seu produto, ele irá recorrer ao seu buscador favorito.

Os dados afirmam que nós tendemos a consultar a internet com perguntas mais frequentemente do que perguntamos para nossos familiares e amigos.

Antecipar o comportamento de busca é a forma mais fácil de nos conectarmos com quem está nos procurando. Para isso, precisamos pensar sobre as perguntas que serão feitas pelos potenciais clientes.

Por exemplo, alguém que está procurando canetas, ela pode pesquisar “qual a melhor caneta que existe no mercado?”.

Certifique-se de se concentrar nas questões que os clientes gostariam de encontrar respostas. E de responder às perguntas que eles podem fazer aos buscadores.

6) Forneça as respostas certas

Uma vez que você já sabe as perguntas feitas online pelos usuários, está na hora de pensar nas respostas.

Assim, o próximo passo é responder a essas perguntas na forma de posts, infográficos, vídeos, e-books, cases e apresentações.

Se o conteúdo é útil e informativo, você tem boas chances de ser encontrado por seus clientes quando mais precisarem de você.

Por outro lado, é preciso ficar atento às armadilhas.

Tenha certeza que seu conteúdo está focado em responder às perguntas dos clientes e não apenas promovendo seu produto. Certifique-se também de apresentar um conteúdo sucinto e direto as preocupações do cliente. 

7) Trace um caminho de busca no seu site

Uma vez que você consegue a atenção de potenciais clientes, fornecendo as respostas que eles necessitam. Forneça também um caminho que facilite ele a compra do cliente.

Para fazer isso de maneira eficaz, comece a pensar como os seus clientes. Por isso, mapeie a jornada de busca deles.

Verifique se o seu site dá ao cliente um caminho fácil de seguir em direção a um próximo passo: comprar seu produto, preencher formulários de contato, etc.

8) Impulsione seus perfis sociais

Você deve aumentar sua visibilidade utilizando as mídias sociais; interagindo com seus seguidores; gerando e criando conteúdos exclusivos.

Desenvolva sempre um conteúdo relevante para o seu público e não esqueça de manter suas redes sociais atualizadas.

Quanto mais você fizer isso, melhor será o retorno de suas ações na criação de conteúdo para marketing digital.

Agora que você já sabe como crescer sua vendas utilizando do Marketing de Conteúdo. Mas se ainda precisa de ajuda para gerenciar e criar conteúdos na sua empresa, a  Agência Techd pode te ajudar com isso.

Além de criação dos conteúdos, nós somos especialistas em tráfego, utilizando o Google Ads, Facebook Ads, Instagram Ads e técnicas em SEO. Quer saber mais? Agende uma conversar com um dos nossos especialistas.

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