ARTIGO

Aumente Vendas no E-commerce com Datas Sazonais

07/05/2019

Datas sazonais são períodos específicos do ano como as estações: verão, outono, inverno, primavera e os feriados nacionais comemorativos.

No e-commerce é possível aproveitar esses dias do ano para aumentar os resultados das vendas.

As datas sazonais influenciam e muito nas vendas do e-commerce devido a grande procura de produtos e serviços específicos.

Escolha datas que fazem relação e sentindo com o seu setor de mercado e APROVEITE!

Veja abaixo as datas sazonais que mais influenciam nas vendas:  

Natal:

Essa é a data mais comemorativa do ano, dispensa explicações. Não tem quem fique de fora das festividades nessa época. Data universal: 25 de dezembro.


Dia das Mães:

Em dos dia de maior venda, não só no e-commerce mas em lojas físicas também. O lucro gerado nesta data vem aumentando a cada ano. Data no Brasil: segundo domingo de maio.

Dia dos Pais:

Entre as datas mais lucrativas do comércio está o dia dos pais. Da mesma maneira que acontece no das mães, a data é um momento ótimo para presentear. Data no Brasil: segundo domingo de agosto.

Páscoa:

Em 2018, o Sebrae realizou uma pesquisa com pequenos negócios do ramo da confeitaria. Constatou que 58% dos empreendedores consideram que o período de Páscoa é o que mais impulsiona o mercado ao longo do ano. Data no Brasil: móvel, ocorre sempre entre 22 de março a 25 de abril.

Dia das crianças:

A data é extremamente lucrativa para quem trabalha com o setor de brinquedos e/ou roupas infantis. Data no Brasil: 12 de outubro.          

Carnaval:

Considerada a segunda data mais lucrativa para o e-commerce. Muitas empresas apostam alto na comunicação e interatividade com o cliente. Data no Brasil: móvel, ocorre principalmente em fevereiro, mas pode ser comemorado ocasionalmente no início de março.

Black Friday:

importada da cultura americana e cada vez mais presente no Brasil. É uma data bastante aguardada pelos consumidores durante o ano. O porquê? É quando as lojas disponibilizam descontos exclusivos e bem interessantes. Data no Brasil: última sexta-feira de novembro.


Volta às aulas:

O período de voltas aulas no começo do ano dá o pontapé inicial nas vendas. Principalmente porque muitas instituições de ensino possuem listas com os materiais. Data no Brasil: entre janeiro e fevereiro, podendo se estender até março.

Dia das Bruxas:

Embora não seja tão presente no Brasil, é mais uma data importada dos Estados Unidos. Muitas lojas empregam a criatividade para divulgar itens promocionais e festivos para alavancar as vendas. Data Nacional: 31 de outubro.

Dia dos Namorados:

Considerada uma das datas sazonais com o mais alto ticket médio para vendas online. E não para somente nos presentes, mas o setor de turismo e alimentação também tem ganhos significativos com o dia. Data no Brasil: 12 de junho.                                                                          

Além dessas datas em especial, existem muitas outras que podem ser aproveitadas. A sua empresa pode se inspirar para criar campanhas, ofertas, entre outras ações.

Qual a importância dessas datas para o seu negócio?

Um número cada vez maior de brasileiros adquirem o hábito de fazer compras on-line.

Contudo, as empresas de e-commerce têm desafios maiores a cada dia. No que diz respeito à segurança de dados fornecidos, é algo que ainda causa um incômodo e grandes transtornos em épocas de pico, como o Natal e o Dia das Mães.

Por isso, para aproveitar as oportunidades as empresas precisam traçar estratégias que evitem ao máximo problemas que afastem os consumidores. Assim, todos ganham.

Com o aumento de busca por produtos e serviços específicos nessas datas, o mercado do e-commerce só tem a ganhar. É só apostar em uma estratégia diferenciada para vender mais.

Mas lembrem-se: existem vários outros e-commerces que também estão na luta para conseguir um maior lucro nessas épocas do ano. O melhor a fazer é se planejar com antecedência, assim não perde os prazos e deixa seu produto a desejar.

Abaixo 3 dicas para fazer o seu e-commerce vender muito nas datas sazonais

1) Planejamento

Como já falado, se planejar é de extrema importância para ter uma campanha bem sucedida.

Por isso, sempre atualize seu calendário de marketing. Não é obrigatório fazer uma campanha para cada data, mas escolha a que você acha mais importante e aposte nela.

Combine hipóteses, observe as tendências do mercado e confirme dados de modo a valiar suas previsões mais assertivamente.

Em datas consideradas emocionais, como o Dia das Mães, a empresa pode criar campanhas que permitem interatividade. Você pode, por exemplo, colocar os espectadores como protagonistas da história.

2) Ofereça uma boa e fácil experiência de compra

No primeiro semestre do ano passado, o e-commerce cresceu 12,1% no país em relação ao mesmo período em 2017.

Isso representa um faturamento médio de R$ 24 milhões, de acordo com a pesquisa da Ebit/Nielsen. Os números ajudam a comprovar, principalmente, a migração de usuários das lojas físicas para o online.

Por essa razão, é fundamental que os e-commerces acompanhem as exigências do consumidor, visando melhorar sua experiência de compra online durante datas sazonais.

O consumidor é atraído por pontos estratégicos, como a facilidade de pagamento, conteúdo responsivo para o mobile, rapidez para navegar. São esses fatores que o influenciam ao cliente a encher o carrinho.

O relacionamento entre cliente e marca é parte da conquista para fidelizá-lo. Muitas das compras canceladas conseguem ser evitadas quando o site oferece mecanismos que facilitam a vida do cliente, como um bom suporte, por exemplo.

A fidelização pode ser construída por um atendimento personalizado com auxílio do e-mail ou pelos chatbots, usados para respostas automáticas sobre os produtos.

3) Tenha uma boa comunicação

Não é nenhuma novidade que o consumidor mudou seus hábitos de compra. Os clientes estão cada vez mais à vontade nas lojas online, assim como acontece nas físicas. 

Com isso, as marcas precisam criar ações de venda que se adequem a ambos os meios, construindo um impacto que leve o consumidor a finalizar a compra.

Para isso, é importante que a comunicação seja feita em todos os canais ao alcance da empresa.

Para isso, vale se comunicar com os clientes em todos os canais que estão ao alcance da empresa.

As redes sociais, principalmente o Facebook e o Instagram, ajudam nessa comunicação.

Agora que você já sabe a importância das datas sazonais no e-commerce, e quer começar a criar uma campanha de marketing digital para próxima data, mas ainda não sabe como.

Procure a Agência Techd, vamos te ajudar a criar a melhor campanha para o seu negócio.

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