ARTIGO

Guia completo sobre como aplicar UX na construção de sites

01/04/2024
construção de site - UX

Atualmente, a experiência do usuário, ou User Experience (UX), tornou-se um elemento fundamental na construção de site. Mais do que apenas uma questão estética, o UX engloba todo o processo de interação do usuário com um site, desde a sua navegação até a conclusão de uma ação desejada.

Diante disso, o UX tem sido amplamente priorizado no mundo do marketing ao estar presente nas dinâmicas entre cliente e empresa, em seus canais de vendas, na navegabilidade do site, durante a jornada de compra, no recebimento do produto e, até mesmo, no pós-venda.

Imagine que o seu site é a vitrine do seu negócio e o seu vendedor por 24 horas. Sendo assim, é primordial que você adote as melhores práticas para torná-lo o mais responsivo e completo possível. 

Pensando nisso, desenvolvemos um guia completo para aplicá-lo efetivamente em seu projeto. Acompanhe abaixo!

Entenda o que é User Experience (UX)

A experiência do usuário refere-se à percepção geral de um usuário ao interagir com um produto ou serviço, neste caso, um site. Ela envolve aspectos como usabilidade, acessibilidade, design, performance e utilidade. 

Ou seja, o seu principal objetivo é criar um ambiente que atenda e supere as expectativas do seu potencial cliente, da maneira mais intuitiva, eficiente e agradável possível.

Caso ele se depare com uma interface confusa, um processo de compra burocrático e com poucas informações relevantes, ele, certamente, abandonará sua página. 

Ao contrário será, por exemplo, se encontrar um site personalizado, com soluções de compra rápidas, sem longos cadastros, com as principais referências na primeira página, entre outros aspectos que tornarão sua experiência mais satisfatória.

A importância do UX na construção de site 

Um site criado para proporcionar uma boa experiência tende a atrair e reter mais visitantes, aumentar o engajamento e o tráfego orgânico, reduzir a taxa de rejeição e, por fim, converter mais usuários em clientes.

O Google anunciou que a partir de 2021, seu algoritmo seria alterado para valorizar métricas de UX — o que por si só também melhora o SEO, a indexação, o ranqueamento e seus resultados no ambiente digital.

Além disso, uma boa UX pode fortalecer a identidade da marca, gerar valor para o seu negócio e construir a fidelidade do cliente a longo prazo. Outro benefício é que o ROI (Retorno sobre Investimentos) pode aumentar até 100 vezes, pois 86% dos clientes aceitam pagar mais por uma boa experiência de uso.

4 princípios básicos de UX e como aplicá-los no desenvolvimento de sites

1. Conheça seu público-alvo

Entender as necessidades, preferências e comportamentos do seu consumidor é fundamental para criar uma experiência personalizada e relevante. Faça isso por meio de pesquisas, análises de concorrência e feedback dos usuários.

2. Design simples, funcional e responsivo

Mantenha um visual simples, fácil de entender e de navegar. Para isso, crie wireframes, sitemaps e protótipos para visualizar a estrutura e o fluxo de navegação do site.

Além disso, aposte na combinação de elementos visuais, cores e tipografia para criar um design atraente e coeso que reflita a identidade da sua marca.

3. Responsividade

Certifique-se de que seu site seja responsivo, com CTAs, e que se adapte a diferentes dispositivos e tamanhos de tela. Realize testes de usabilidade para identificar qualquer problema de navegação ou usabilidade e faça ajustes conforme necessário.

4. Aprimoramento contínuo

O UX não é um processo único. Continue monitorando e refinando a experiência do usuário com base no feedback e nas métricas de desempenho. A Techd pode te ajudar a criar o melhor site para a sua empresa. Entre em contato conosco e saiba como!

COMPARTILHE O ARTIGO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *