ARTIGO

8 estratégias de fidelização para indústrias: saiba como reter clientes conquistados na Black Friday

30/10/2023

A Black Friday é um evento sazonal que movimenta o mercado global e impulsiona vendas em todos os segmentos. As indústrias se beneficiam da alta demanda por insumos e produção e, com isso, conquistam novas oportunidades de maximizar sua lucratividade.

Nesta época do ano, devido às ofertas exclusivas e o intenso estímulo ao consumo, as organizações conquistam novos clientes, revisitam consumidores antigos e retomam negociações pausadas com maior facilidade.

No entanto, não basta aplicar todos os seus esforços para fazer com que as suas ações de Black Friday sejam bem-sucedidas, e após a data comemorativa, abandonar os clientes e desaquecer as vendas.

Investir na jornada de compra pressupõe que você priorize o começo, meio e o fim – e caso as suas táticas de pós-venda sejam assertivas, esse consumidor não encerrará o ciclo de compras apenas com o que foi adquirido na Black Friday.

A fim de te ajudar a manter um relacionamento de longo prazo e a fidelizar os clientes da sua indústria, desenvolvemos um guia com 8 estratégias de retenção de vendas centradas em princípios de Customer Experience (CX) e de pós-venda.

A importância de adotar estratégias de retenção de clientes para indústrias

Antes de detalharmos as melhores práticas para fidelizar as empresas que você conquistou na Black Friday 2023, é primordial que você saiba os motivos disso ser tão essencial para o seu negócio.

Dentro do cenário de alta competitividade do mercado B2B, sabemos que a sua carteira de contatos é valiosa, mas além disso, no universo do marketing,

precisamos contextualizar que é mais vantajoso financeiramente manter os consumidores que já tiveram trocas comerciais com a sua indústria, do que conquistar novos clientes.

Isso não quer dizer que você precisa abandonar as campanhas de captação de leads e a prospecção — muito pelo contrário.

O que estamos dizendo é que: dentro do planejamento estratégico de marketing, existem KPIs (Key Performance Indicators) que mensuram o sucesso das suas dinâmicas comerciais, e um deles é o Custo de Aquisição de Clientes (CAC).

Ele é utilizado para acompanhar o processo de captação de possíveis compradores, levando em consideração os investimentos que as áreas de marketing e vendas aplicaram.

Partindo do pressuposto que a sua indústria já gastou com os clientes que chegaram na Black Friday, um dos motivos para você mantê-lo é, justamente, fazer jus ao montante investido para que ele completasse a jornada de compra.

Sendo assim, podemos concluir que a gestão de relacionamento com o consumidor é o primeiro passo para trabalhar a retenção da sua base — daí a importância de estabelecer bons relacionamentos, pois trabalhar para obter clientes e eles fecharem o contrato implica no início de um novo funil: o de retenção.

Dito isso, é essencial que os seus procedimentos cumpram os requisitos de qualidade do relacionamento e, principalmente, demonstrem ao cliente o seu interesse de mantê-lo em sua base.

E é exatamente sobre essas metodologias de pós-venda que falaremos a seguir:

As 8 melhores estratégias para fidelizar seus clientes e continuar vendendo após a Black Friday

Tenha um pós-venda de sucesso colocando em prática as seguintes dicas:

Prolongue a sua Black Friday

A primeira dica começa com um curto período de tempo após as suas ações de Black Friday.

Essa tática consiste em prorrogar as condições especiais para a Cyber Monday – a última segunda-feira de novembro – ou, possivelmente, para uma Black Week ou Black November, caso o seu planejamento financeiro comporte.

Existem diversas formas de fazer isso, como bonificação, descontos progressivos, vantagens cumulativas após um certo período, programas de fidelidade ou de indicação, vouchers, estímulos de recompra, etc.

Atente-se a jornada de compra do seu negócio e aos padrões de consumo do seu cliente

Avalie os seus processos de venda e entenda o que pode ser aprimorado para que as suas relações comerciais sejam estendidas.

Além disso, para algumas áreas, existem épocas em que as movimentações são mais frequentes e a reposição de estoque dos seus parceiros precisa ser feita.

Estude quando as empresas que você fornece costumam renovar o armazenamento e invista em vantagens competitivas para vencer a concorrência.

Faça um mapeamento do que deu certo na Black Friday

Ao estudar seus principais acertos durante a sazonalidade, você terá um indicativo do que performou melhor, podendo retomar ações com mais assertividade.

E isso não se resume apenas aos descontos, também pode ser levado em consideração os esforços de marketing, atendimento, portfólio, inovações e muito mais.

Intensifique o relacionamento com a sua base de leads

Promova uma comunicação humanizada e personalizada com os seus consumidores.

Contemple clientes fiéis, demonstre interesse em saber as opiniões deles, distribua pesquisas de satisfação ou de NPS (Net Promoter Score), oferte produtos complementares aos que eles adquiriram, disponibilize acesso a grupos VIPs e muito mais.

Disponibilize conteúdos gratuitos

E-books, whitepapers, infográficos, webinars e outras metodologias de Inbound Marketing podem agregar valor ao seu negócio e melhorar o seu brand awareness.

Esse tipo de vantagem gratuita é muito importante para que a marca mostre que não está apenas querendo vender a qualquer custo.

Invista em atendimento especializado

O atendimento é uma das áreas em que o seu cliente mais se atentará, pois a forma como ele é recepcionado e atendido reforça o compromisso do seu negócio com ele.

Um bom atendimento é bem-vindo em todas as épocas do ano, não apenas na Black Friday. Portanto, caso queira fidelizar compradores, estimule o aprimoramento constante da sua equipe.

Faça ativações em seus canais de vendas e contatos

A comunicação corporativa é um dos principais quesitos para uma boa reputação de mercado. A sua indústria deve se mostrar acessível e

transparente para dúvidas, reclamações e pedidos.

O seu cliente também precisa ser abordado nos canais que mais utilizar, seja por telefone, e-mail, WhatsApp ou por meio de estratégias de inbound sales, é importante se adaptar às preferências deles.

Promova engajamento de marketing constante

Alinhar as suas estratégias de marketing às expectativas dos compradores da sua indústria farão com que você acerte em cheio as campanhas de anúncios, materiais ricos, prospecção e estímulo de recompra.

A Agência Techd desenvolve metodologias específicas para que as indústrias consigam se destacar no ambiente de negócios brasileiro aprimorando seu branding, a reputação de marca e posicionamento digital.

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