ARTIGO

Conheça os desafios e tendências de SEO para 2023

06/01/2023
seo

Quem lida com conteúdo de marcas sabe bem que alcançar o usuário, entregando as melhores respostas e conteúdos relevantes nem sempre é fácil, por isso, é fundamental saber quais os desafios e tendências de SEO, para que a otimização de conteúdos seja sempre muito bem realizada.

Sim, em pleno 2023, ano de Copa do Mundo Feminina, que será sediada pela Austrália e Nova Zelândia, ainda utilizamos técnicas de SEO para melhorar a relevância dos conteúdos na web. Porém, hoje é muito mais difícil oferecer as melhores experiências, já que a concorrência é cada dia maior.

E como enfrentar os desafios e as tendências de SEO? Investindo nas melhores táticas dessa estratégia. Bora conferir?

Os desafios e as tendências de SEO em 2023

Recentemente, o Search Engine Journal (SEJ), lançou um relatório chamado State of SEO, onde estão reunidos os desafios e as tendências de SEO, com análises de pesquisas e POVs (ponto de vista) de diversos especialistas em SEO.

Neste relatório, foram apontados alguns aprendizados, que podem ser encarados como desafios para muitas pessoas que lidam com SEO. Dentre esses desafios, podemos citar que ocorrerão muitas mudanças em:

  • Machine learning e IA (18,7%) — estes serão muito importantes para o SEO, principalmente porque muitas regras do Google tem mudado;
  • Atualizações do Google (18,0%) — os algoritmos do Google não param de mudar, por isso, adequar o SEO é algo que precisa ser feito constantemente;
  • Descontinuação dos cookies de terceiros (13,9%) — isso causará muitos desafios para a privacidade de dados e gerenciamento de consentimento;
  • Páginas de clique zero do Google (12,9%) — graças aos widgets e resultados orgânicos, as páginas de clique zero serão cada vez mais comuns;
  • Procura por talentos (11,5%) — profissionais treinados em SEO serão cada vez mais necessários e disputados, portanto, valorize os seus.

Como se preparar e usar as técnicas de SEO?

Não dá para prever quais técnicas de SEO serão decisivas para os próximos anos, isso porque, a era da informação e tecnologia modifica tudo, com muita frequência, e saber lidar com o novo perfil do consumidor fica cada dia mais difícil, considerando tamanha concorrência em todos os segmentos.

Porém, podemos dizer que algumas táticas continuaram, ou serão decisivas para que bons conteúdos se destaque, dentre esses é importante:

  • Continuar criando conteúdos de qualidade e que gerem valor para os leitores;
  • Investir em páginas com velocidade de carregamento rápido, para fortalecer a boa experiência dos usuários;
  • Fazer bons links e backlinks, para atrair um público qualificado, e demonstra que seus conteúdos são confiáveis; 
  • Investir em site responsivo, afinal, cada vez mais pessoas realizam suas atividades diárias pelo smartphone, e isso inclui comprar e vender produtos.

Existem diversas outras táticas para ficar de olho, e isso inclui ficar de olho nos conteúdos dos principais buscadores, como Google, Bing, e outros. Sabe o motivo? Eles podem te proporcionar dicas valiosas. 

Dúvida? Sabe por qual razão nós iniciamos este conteúdo utilizando um bordão de um influenciador, relacionado-o ao tema futebol? Porque no conteúdo: O ano na Busca, o Google reforçou que o brasileiro buscou muito por futebol, memes e hits na internet. 

Ou seja, se em 2023 os brasileiros continuarem engajados com esses temas, com certeza este conteúdo pode figurar entre os mais clicados, já que além de falar de SEO, também traz temas pertinentes para o brasileiro. 😉 

Quer que essa estratégia faça parte do dia a dia da sua empresa? Conheça a Techd, podemos te ajudar a criar conteúdos relevantes, e colocar a sua empresa em destaque.

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