O SAC nas redes sociais é uma realidade entre as empresas que priorizam um bom relacionamento com o cliente e a resolução de problemas em todos os canais oficiais, incluindo as mídias digitais.
A modernização fez com que o antigo modelo de SAC baseado em e-mails ou longas chamadas telefônicas, caísse em desuso. Inclusive, certamente você deve ter aversão a entrar em contato pelo telefone e ter que ouvir a música de espera por horas até ser atendido.
Também pressupomos que você já utilizou o Instagram ou Facebook para tirar alguma dúvida em relação a algum produto ou serviço de seu interesse.
Especialmente para as relações comerciais B2B, é imprescindível que o monitoramento das redes sociais seja eficiente e focado em todos os âmbitos do posicionamento corporativo nos meios digitais – principalmente no que diz respeito às interações e solicitações do seu público-alvo.
Acompanhe a leitura e entenda como as redes sociais da sua indústria podem fazer parte do atendimento ao cliente, com um SAC dinâmico e responsivo!
O que é e como funciona o SAC nas redes sociais?
A principal função de um SAC é oferecer um suporte especializado ao consumidor, e isso inclui tanto a resolução de problemas quanto as oportunidades comerciais por meio dos canais de vendas.
O SAC nas redes sociais utiliza as plataformas digitais como meios para interagir e atender os clientes, de forma ágil e prática. Dentre os mais usados estão o Instagram, Facebook e o Twitter.
Essa estratégia vem sendo empregada desde 2012 e ao longo dos anos apresentou um crescimento expressivo. Uma pesquisa do Sindicato Paulista das Empresas de Telemarketing, Marketing Direto e Conexos (Sintelmark) constatou que 92% das 628 maiores empresas participantes já oferecem o atendimento ao cliente pelas mídias digitais desde 2017.
Mas afinal, qual é a importância do SAC nas redes sociais para o mercado B2B?
Os benefícios do SAC nas redes sociais e suas oportunidades para as indústrias
Além de facilitar a solução dos problemas e melhorar e eficiência nos atendimentos, essa estratégia contribui para a melhora da experiência dos clientes e sua fidelização. Isso porque, esse contato pelas redes sociais aproxima o seu público, humaniza a sua marca industrial, estabelece diálogos e aumenta a satisfação.
Um estudo conduzido pelo Zendesk constatou que 75% das pessoas consideram o SAC como o quesito primordial para que elas se tornem fiéis a uma marca.
Outra grande vantagem é que ele também aprimora a sua imagem corporativa, aumenta a sua credibilidade perante o público-alvo, melhora o seu marketing digital e desperta ainda mais o interesse das pessoas em seu produto ou serviço.
Com isso, você também pode ter acesso a feedbacks, analisar suas métricas e implementar melhorias com base na opinião de quem importa para o seu negócio.
Mas como lidar com o público e a melhor abordagem para o SAC digital?
6 passos para implementar o SAC nas redes sociais da sua indústria
1. Estabeleça um atendimento centrado no cliente e em suas necessidades.
2. Invista em soluções tecnológicas para facilitar os processos na central – segundo a McKinsey, 86% dos clientes de empresas B2B preferem utilizar ferramentas de autoatendimento.
3. Capacite a sua equipe para oferecer a melhor assistência.
4. Personalize as experiências e saiba lidar com todos os tipos de comentários.
5. Promova o monitoramento social frequentemente.
6. Invista em um marketing de conteúdo especializado para as redes sociais. Conte com a Techd para melhorar o seu posicionamento digital e otimizar as suas redes sociais!