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Tudo o que você precisa saber sobre Marketing Jurídico

09/04/2024
marketing jurídico

No segmento da advocacia, em que a concorrência é acirrada e as demandas dos clientes estão em constante evolução, o marketing jurídico surge como uma ferramenta essencial para os escritórios de advocacia se destacarem e conquistarem seu espaço no mercado. 

Mas afinal, o que é marketing jurídico e por que é tão importante? Neste artigo, vamos explorar essas questões, entender como fazer um bom marketing jurídico e os motivos para investir nessa prática!

O que é Marketing Jurídico?

Sua definição consiste na aplicação de estratégias de marketing e comunicação para promover os serviços jurídicos de um escritório de advocacia, advogado ou departamento jurídico. 

No entanto, o que torna essa área desafiadora e complexa são as limitações do que pode e o que não pode ser feito com base nas determinações das seguintes regulamentações: Código de Ética e Disciplina da OAB (Resolução n° 02/2015), Estatuto da Advocacia (Lei n° 8.906/1994) e o Provimento n° 205/2021 do CFOAB.

Diante disso, é primordial que as regras sejam rigorosamente seguidas e que estratégias assertivas sejam desenvolvidas em prol da geração de leads, conversão de clientes e posicionamento do profissional ou escritório.

A importância do Marketing Jurídico

Em um cenário onde a oferta de serviços jurídicos é vasta, investir em marketing jurídico é essencial para destacar-se e atrair clientes qualificados. Além disso, uma presença forte e estratégica nos meios digitais pode aumentar a visibilidade do escritório, fortalecer sua reputação e construir relacionamento com os clientes.

Tudo isso faz com que a comunicação esteja em uniformidade com as metas e os valores da empresa, melhora a autoridade da marca, acelera o crescimento do negócio, fideliza clientes e muito mais.

Vale ressaltar que, o que antes era feito apenas na divulgação boca a boca, hoje, com o marketing jurídico, alcançou proporções muito maiores. Isso pode ser justificado pela pesquisa feita pela FindLaw.com, que comparou como as pessoas buscavam os advogados que as representam.

A indicação era a principal forma de 65% das pessoas procurarem seus advogados em 2005. Dez anos depois, 38% dos entrevistados já pesquisavam por profissionais do Direito na Internet. Atualmente, isso é ainda mais notável, visto que os avanços no marketing jurídico estão cada vez mais expressivos.

Como fazer um Marketing Jurídico que dê resultados efetivos?

Existem algumas estratégias que, se aplicadas da maneira correta e por profissionais especializados em marketing jurídico, podem maximizar os resultados do seu negócio. São elas:

Defina seu público-alvo e seus objetivos

O primeiro passo é entender as necessidades, preocupações e preferências do seu público-alvo, para direcionar suas estratégias de marketing de forma eficaz, a fim de cumprir seus objetivos e metas.

Escolha os canais de comunicação

Utilize as redes sociais para compartilhar conteúdo, interagir com os seguidores e construir uma comunidade online em torno do seu escritório. 

O LinkedIn e o Instagram são ótimas plataformas para engajamento, já um site com um blog bem desenvolvido fará com que você demonstre autoridade, eduque seu público e invista em SEO para melhores resultados digitais.

Crie uma boa identidade visual e produza conteúdos relevantes

Uma identidade visual coesa e profissional ajuda a transmitir confiança e credibilidade aos clientes em potencial. Invista também na produção de conteúdo interessante e informativo, como artigos jurídicos, e-books, webinars e vídeos, que demonstrem sua expertise e agreguem valor aos clientes.

Tenha o apoio de uma agência de marketing especializada

Diante da complexidade e das normas a serem seguidas no marketing jurídico, é essencial que suas ações sejam planejadas e executadas por especialistas. A Techd é autoridade em Legal Growth Hacking, reconhecida por seus projetos no segmento do Direito, e pela ética e comprometimento na atuação. Entre em contato com nossos estrategistas e saiba como podemos te ajudar!

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