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Omnichannel B2B: o que é e por que empresas B2B devem utilizá-la?

17/04/2023
omnichannel B2B

A estratégia omnichannel B2B tem se tornado cada vez mais importante para empresas que buscam atender as expectativas dos clientes empresariais em relação à experiência de compra. 

Essa estratégia consiste em integrar todos os canais de vendas e atendimento ao cliente para fornecer uma experiência consistente e unificada em todos os pontos de contato, seja na loja física, no site, no aplicativo móvel ou por telefone. 

Empresas B2B que investem em estratégias omnichannel podem melhorar a eficiência dos processos de vendas, reduzir custos e aumentar as oportunidades de vendas cruzadas e up selling. 

Neste artigo, apresentamos algumas estratégias omnichannel B2B que as empresas podem adotar para fornecer uma experiência satisfatória ao cliente e aumentar as chances de conversão e fidelização. Bora conferir?

O que é omnichannel B2B?

Omnichannel B2B é uma estratégia de vendas e marketing que busca oferecer uma experiência de compra unificada e consistente para clientes empresariais em todos os canais de vendas utilizados pela empresa. Esses canais podem incluir a loja física, o site, o aplicativo móvel, o telefone e outros pontos de contato. 

A estratégia omnichannel B2B envolve a integração de sistemas e processos de vendas e atendimento ao cliente para garantir que a empresa possa fornecer uma experiência perfeita ao cliente em todos os pontos de contato, independentemente do canal que ele escolher. 

O que é omnichannel?

Podemos definir como omnichannel a estratégia de vendas que difunde uma marca e seus produtos em diversos canais utilizados pela empresa, como loja física, site, aplicativo móvel, redes sociais, entre outros.

A estratégia omnichannel envolve a integração de sistemas e processos para garantir uma comunicação eficiente entre diferentes canais, proporcionando uma experiência satisfatória ao cliente e aumentando as chances de conversão e fidelização.

Cenário do omnichannel no Brasil

Segundo o relatório do Google/Euromonitor “El futuro de retail 2021-2025”, até 2025 o comércio omnichannel deverá crescer 30%, representando um total de 43% de todas as vendas no Brasil.

Além disso, é importante observar que o comportamento multicanal é crescente, e só em 2022 as vendas realizadas por vários canais, alternando entre o físico e o digital, aumentaram 39%, segundo dados da Linx.

Por que empresas B2B devem investir em estratégias omnichannel B2B?

Empresas B2B devem investir em estratégias omnichannel B2B porque, cada vez mais, os clientes empresariais esperam ter a mesma experiência de compra que têm ao adquirir produtos ou serviços para uso pessoal. 

A estratégia omnichannel permite que as empresas ofereçam essa experiência, integrando todos os canais de vendas e atendimento ao cliente, permitindo que o cliente escolha o canal mais conveniente para ele, sem interrupções ou perda de informações. 

Além disso, a estratégia omnichannel B2B pode melhorar a eficiência dos processos de vendas, reduzir custos e aumentar as oportunidades de vendas cruzadas e up selling.

< Leia também: Principais táticas de ABM para usar no seu negócio B2B. />

Conheça algumas estratégias omnichannel B2B para o seu negócio

Algumas das principais estratégias omnichannel B2B que as empresas podem adotar incluem:

  • Integração de sistemas de vendas e atendimento ao cliente em todos os canais de vendas.
  • Oferecer estoque unificado, permitindo que o cliente tenha acesso ao estoque de todas as lojas e canais de vendas.
  • Compartilhar informações de cliente em tempo real entre todos os departamentos da empresa.
  • Permitir que o cliente inicie uma compra em um canal e a conclua em outro.
  • Personalizar a experiência de compra do cliente, com recomendações de produtos e promoções relevantes em todos os canais.
  • Oferecer atendimento ao cliente em todos os canais de vendas, com respostas rápidas e eficientes.
  • Utilizar análises de dados para identificar padrões de compra e comportamento do cliente, permitindo ajustes e melhorias na estratégia omnichannel.

Algumas dessas estratégias omnichannel B2B podem ser adotadas facilmente com uma boa gestão de marketing B2B, e de gestão de marketing a Techd entende. Vamos conversar e alinhar novas estratégias para a sua empresa?! Clica aqui.

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