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Plano de marketing: 4 etapas que não podem ficar de fora do seu

16/08/2022
equipe de marketing elaborando um plano de markeitng

Você sabe como um plano de marketing bem executado pode alavancar os resultados da sua empresa? 

Hoje em dia nenhuma empresa sobrevive sem marketing. Mas para que isso funcione, é preciso muito planejamento antes de botar a mão na massa. 

Neste artigo você vai entender como funciona e quais as etapas mais importantes de um planejamento de marketing. Continue a leitura

O que é um plano de marketing?

Trata-se do caminho para que a sua empresa atinja metas e objetivos previamente definidos. Assim, o planejamento apresenta um mapa de estratégias que serão usadas par alcançar esses resultados de maneira satisfatória. 

Com o plano de marketing cada ação é traçada com base em aspectos considerados importantes para o seu negócio. Deste modo, prazos, público-alvo, canais de comunicação são levados em conta na hora do planejamento. 

Por que sua empresa precisa desse planejamento? 

Essa etapa tem grande relevância para as ações que serão executadas num futuro breve. Isso porque é uma ferramenta de apoio à gestão que irá contribuir de maneira assertiva para a competitividade no mercado. 

Além disso, quando uma empresa não tem direcionamento, acaba sem rumo. Apresentar um norte é o maior objetivo do planejamento. 

Essa ferramenta organiza a casa, promovendo uma análise minuciosa sobre os investimentos aplicados para alcançar resultados. Com isso, é possível otimizar o que já está sendo feito e promover novos caminhos para um crescimento mais amplo. 

Etapas essenciais do plano de marketing

A estrutura desse planejamento pode sofrer variações, mas existem etapas que são indispensáveis para algo mais amplo e completo. São elas:

Diagnóstico da empresa

Aqui é o início da construção do plano de marketing, onde é realizada uma avaliação interna da empresa. Entre em cena a estrutura do negócio, volume de vendas, posicionamento atual e outras informações consideradas relevantes. 

Normalmente, usa-se ferramentas de diagnóstico, como a Análise de SWOT que estuda oportunidades, fraquezas, forças e ameaças relativas à empresa. 

Análise do ambiente de negócios e concorrência

Assim como é importante conhecer a casa, também precisamos nos habituar com a vizinhança. Por isso, estudar questões externas são essenciais para construir boas estratégias. 

Aqui é investigado o macroambiente, se atualizando sobre mudanças e tendências que ocorrem em volta do seu negócio. Vamos um pouco mais longe: o país e o mundo também entram nesse estudo. 

O microambiente também não fica de fora, onde o setor de atuação é analisado para criar cenários favoráveis, neutros e desfavoráveis ao negócio. Basicamente, vamos conhecer seus concorrentes e como o mercado está se movimentando atualmente. 

Definição do público

Nenhum plano de marketing funciona se não houver um norte. Definir o público-alvo é como criar um mapa para os negócios, sabendo exatamente qual caminho devemos trilhar. 

Sendo assim, uma das táticas aplicadas nesta etapa é a criação de uma persona. Trata-se de uma personificação do cliente ideal que sua empresa deseja atingir. 

A persona vai mostrar um Direcionamento para as futuras ações, já que através dela é possível entender a personalidade, gostos e dores do público. 

Plano de voo

É nessa etapa que você vai definir questões importantes para o plano de marketing. Aqui serão firmados:

  • Posicionamento;
  • Objetivos;
  • Indicadores de sucesso (KPIs);
  • Recursos e orçamentos.

 São essas informações que complementarão o planejamento, tornando-o rico e bastante detalhado. Além disso, cada um desses tópicos são essenciais para a construção de um plano individualizado para entregar resultados satisfatórios. 

De nada adianta você seguir uma receita de bolo, se os objetivos do seu negócio são diferentes dos de outra corporação.  

Detalhe onde você quer chegar, quais as metas e recursos, pois assim você terá o suficiente para começar a voar. Neste caso, terá o necessário para instituir quais estratégias serão necessárias para alcançar tudo que foi levantado nessas questões. 

Mas essa é uma tarefa para quem entende e domina o assunto, por isso, deixe com a gente o plano de marketing da sua empresa. Saiba como clicando aqui

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