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Entenda a importância de realizar o planejamento de marketing da sua empresa todos os anos

04/01/2023

Se você está lendo este conteúdo hoje, e ainda não fez o planejamento de marketing da sua empresa neste ano, precisamos te dizer que além de estar atrasado, seu negócio corre sérios riscos de não bater metas, sejam elas pequenas ou grandiosas.

Dúvida? Segundo uma pesquisa da RD Station, realizada com mais de 1,6 mil organizações, 64% das empresas não batem suas metas de vendas por falta de planejamento estratégico, que está diretamente relacionado às ações de marketing para impulsionar os resultados dos negócios.

Mas, se mesmo com esse dado, você ainda precisa de mais motivos para iniciar o seu planejamento de marketing quanto antes, vamos te explicar a importância e os benefícios que esse plano pode proporcionar para a sua empresa. Confira!

O que é o planejamento de marketing?

Um planejamento de marketing é um mapa estratégico desenvolvido por um profissional da área de marketing, ou por uma agência especializada no assunto, onde são avaliados os resultados anteriores do negócio, para serem mapeadas as metas e os objetivos da empresa para o ano seguinte. 

Normalmente, é no plano de marketing que se cria o conceito e toda a comunicação que gerará valor para o negócio durante um tempo pré-estipulado, que pode ser de seis meses, ou um ano.

Qual a importância do planejamento de marketing?

O plano de marketing é importante, pois por meio dele as empresas conseguem alinhar as melhores estratégias para um crescimento efetivo, graças a comunicação positiva que é mantida entre os setores de vendas e marketing.

Trata-se de um planejamento capaz de beneficiar as empresas em diversos pontos, como:

  • Organização do dia a dia de trabalho;
  • Criação de metas possíveis;
  • Aumento da competitividade no mercado;
  • Fortalecimento da cultura do negócio;
  • Lucratividades e muito mais.

Existe mais de um tipo de planejamento de marketing?

Sim! Um plano de marketing pode ser desenvolvido conforme as principais necessidades da empresa, por isso, existem três principais tipos de planejamento que podem ser implementados pelo estrategista do negócio, sendo eles:

  • Plano de marketing estratégico: mais amplo, que traça os objetivos de longo prazo.
  • Plano de marketing tático: um planejamento que detalha as estratégias traçadas no plano estratégico.
  • Plano de marketing operacional: um plano mais superficial, que foca em objetivos de curto prazo e tarefas do dia a dia.

Como começar um planejamento de marketing? 

Para quem não lida com essa tarefa no dia a dia, pode ser complicado criar um plano de marketing bem desenhado, focado em melhoria de resultados. Por isso, é muito importante contar com um profissional especializado nesta área.

Além disso, existem algumas etapas que precisam ser cumpridas, sendo elas:

  • Diagnóstico da empresa;
  • Análise do ambiente de negócios;
  • Análise de concorrências;
  • Definição de público e personas (caso a empresa não tenha isso bem definido);
  • Definição de posicionamento;
  • Definição de objetivos;
  • Definição de KPIs;
  • Definição das estratégias;
  • Quais serão os recursos e o orçamento das campanhas;
  • Criação do cronograma;
  • Elaboração do plano.

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E aí, consegue planejar tudo isso? Se precisar de ajuda para alavancar o seu negócio ainda este ano, conte conosco. Aqui na Techd o primeiro passo dado é o planejamento de marketing. Temos os melhores profissionais do mercado, e muitas estratégias testadas que vão te ajudar a crescer! Fale com a gente.

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