ARTIGO

Por que NÃO contratar uma agência de marketing digital?

24/01/2022
agência de marketing digital

Você deve estar se questionando o porquê deste título. Afinal, entende-se que uma agência de marketing digital é o caminho para o sucesso das empresas. Só que não é bem assim. 

O marketing é extremamente essencial para os negócios atualmente, sem ele, sua empresa não atinge o público e gera vendas. Isso é verdade e também inquestionável, mas a resposta não está nas agências de marketing tradicional. 

O trabalho feito por elas pode trazer sucesso a sua empresa, mas não é garantido. Você a paga para prestar determinados serviços e é isso que ela irá fazer, independentemente se dará resultado ou não. 

Por isso, ao meu ver, as agências deveriam ser remuneradas igual os vendedores. Por receber um fixo e uma comissão, o profissional está sempre em busca de aumentar a porcentagem do seu sucesso. O vendedor tem metas a cumprir e é baseado nisso que a remuneração dele aumenta, um fator motivador para ele buscar resultados. 

Para mim, também deveria ser assim nas agências de marketing. Mas, sobre isso, eu te conto em mais detalhes ao longo do texto, combinado? 

E como depender de agências tradicionais não é a única forma de ter sucesso com o marketing digital e vou te mostrar porque não apostar suas fichas nelas. Continue a leitura para entender o que estou falando. 

O papel das agências de marketing para os negócios

Acredito que você saiba o quão necessário é o marketing digital para os negócios atualmente. Sem ele, as empresas deixam de aparecer para o público e atrair novos clientes, estimulando seu crescimento. 

O marketing é como o motor de um carro para as empresas, permitindo que todos os setores possam trabalhar. 

Sendo assim, o papel das agências é tornar possível o funcionamento desse motor através de estratégias de atração e conversão. Hoje o marketing está longe do modelo que conhecemos, tanto que não existem apenas agências tradicionais. 

Essas agências assumem o marketing de uma empresa e estabelecem um planejamento estratégico para diferentes objetivos. Além disso, colocam em prática as estratégias, o que é uma mão na roda para você.

O que a agência fará pela sua empresa 

As agências de marketing digital planejam e executam campanhas para atrair e converter o público em clientes. Neste caso, são criados direcionamentos para que o seu negócio atinja um objetivo específico.

O trabalho é focado na criação de campanhas a diferentes canais, além da gestão dessas campanhas. Serviços como a criação de sites, gestão das redes sociais e tráfego são alguns dos exemplos do trabalho feito pelas agências. 

Então, porque não contratar uma agência tradicional? A resposta é simples: o trabalho principal dessas empresas é executar as estratégias, sem um compromisso de entregar resultados através delas. 

Ainda que o desempenho dessas ações sejam mensurados, o foco é por chamar a atenção do público e destacar a empresa. Tanto é que as campanhas executadas são voltadas a esse objetivo. 

E no que isso é ruim para os negócios? Você entende no próximo tópico. 

Desvantagens de contratar uma agência de marketing digital

Em todo modelo de negócio existe o lado bom e ruim. Uma agência de marketing digital pode trazer alguns benefícios ao seu negócio, como construir sua autoridade no mercado. 

Mas hoje, quero te mostrar porque você não deve contratá-la, então vamos falar sobre o lado que ninguém fala. As agências possuem seus prós e contras, conhecer todos os lados da moeda é fundamental para decidir se servem para você. 

Confira a seguir quais são as desvantagens:

Foco nas entregas

As agências de marketing tradicional vão focar seu trabalho nos entregáveis. Basicamente, irão perguntar ao cliente o que ele precisa ou pretende fazer e farão exatamente o que foi solicitado. 

Por exemplo, se o cliente solicitar campanhas de Google e Facebook, a agência irá produzir as ações. Farão as campanhas conforme foi solicitado, mas sem se comprometer com o resultado. 

Falta de proatividade

Além de focar apenas nos entregáveis, sem realizar análises e planejamento, as agências tradicionais não são proativas. 

A falta de proatividade é um fator que faz grande diferença no trabalho, afinal as agências se mantêm focadas na entrega. Normalmente, se empenham em novas estratégias ou ficam presas ao básico, neste caso o feijão com arroz do marketing: as campanhas de Google e Facebook. 

Ao planejarem novas estratégias, deixam de analisar o que não deu certo nas que já foram executadas, cometendo os mesmos erros. Investir em mais do mesmo também não é o melhor caminho, pois limita o potencial da empresa de atrair pessoas interessadas em seu trabalho. 

Sem preocupação em melhorar os resultados

Todo o trabalho de uma agência de marketing é voltado a planejar ações para atingir um objetivo em específico. As empresas até executam o que foi proposto por você, mas não se comprometem com o resultado final. 

Quando uma campanha está ativa, as equipes atuam para que ela consiga atrair um público segmentado. Mas, quando esse público entra em contato com a sua empresa, o papel de convertê-lo em cliente é seu. 

É claro que outros modelos de negócio também farão isso. Porém, quando a agência pensa na performance do cliente, ela é capaz de identificar onde esse processo precisa melhorar para que a conversão de fato aconteça. 

A agência de marketing digital não tem esse papel, já que seu foco é execução e não o resultado de fato. 

A agência de marketing digital não fará milagres

Quando uma empresa contrata uma agência tem a ideia de que o seu crescimento virá num passe de mágica. Não é bem assim que as coisas funcionam, ainda mais pelo fato do foco não ser o resultado.

Mesmo que o marketing digital tenha mecanismos com resultados expressivos, caso dos anúncios pagos, leva-se tempo para senti-los. 

Uma campanha pode ter um excelente desempenho de um dia para o outro, como pode não ter. Isso porque a performance requer estudos, testes e ajustes até encontrar o caminho mais assertivo. E, novamente, esse não é o foco principal de uma agência de marketing digital. 

Como é remunerada uma agência de marketing digital?

Esse é outro ponto crítico que as agências tradicionais apresentam. A remuneração é baseada em um fee, um valor fixo cobrado mensalmente para que ela realize determinados serviços a você. 

No caso, o valor é o mesmo se a campanha apresentar um bom ou mau desempenho. Independentemente se você faturar 10 mil ou 1 milhão com aquela ação, a agência sempre irá cobrar a mesma taxa. 

Você deve estar pensando que isso não é um problema, mas acredite, é sim! 

Vamos supor que sua empresa investiu R$ 2 mil em uma campanha de tráfego, por exemplo. A agência executou todas as estratégias para gerar mais leads e vendas para você em determinado período. 

A campanha rodou por alguns dias e você não teve o retorno esperado. As vendas geradas não trouxeram um faturamento que cobrisse o investimento. Em outras palavras, a estratégia deu errado e você ao invés de ganhar, tomou um prejuízo. 

Mesmo tudo saindo ao contrário do esperado, você ainda precisa pagar o fee da agência pelo serviço prestado. E eu te garanto que não vale a pena. 

A grande diferença entre as agências de marketing tradicional e de performance está justamente na remuneração. No marketing de performance também é cobrado um fee mensal, mas em menor proporção para não gerar prejuízos para você. 

O ganho das agências de performance é variável e depende do desempenho das campanhas. Além do valor mensal, é cobrado uma comissão de acordo com o sucesso do cliente em cada ação. 

Isso faz com que o foco seja sempre no resultado e sucesso do cliente, funcionando como um gás para a agência entregar sempre o melhor. A ideia é fazer o cliente ganhar mais para que a agência saia ganhando também. 

No marketing de performance, ninguém sai perdendo, ao contrário do tradicional que você pode acabar no prejuízo.  

Afinal, qual agência devo contratar?

Você já ouviu falar sobre o marketing de performance? Diferente das agências tradicionais, as que têm foco em performance não só executam o planejamento, como também buscam constantemente pelos resultados. 

Após as campanhas serem ativadas, o trabalho das agências de performance contínua para que os objetivos dos clientes sejam convertidos em resultados. E quando falamos em resultados, estamos falando no crescimento das vendas. 

Essas agências atuam em busca do crescimento e expansão das empresas, ativando estratégias para que vendam mais e todos os dias. 

É através do desempenho de uma campanha e da extração de dados que são realizados ajustes e melhorias em cada ação. Com isso, se uma campanha não vai bem, a equipe se esforça para identificar o que deu errado e tomar outro rumo para trazer mais vendas. 

Sendo assim, é uma agência de performance que você deve contratar para a sua empresa crescer e ter lucratividade. Vamos dar o primeiro passo para essa mudança? Clique no botão abaixo e solicite uma proposta gratuita!

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