O gerenciamento de clientes é uma tarefa desafiadora e que demanda algumas práticas para garantir o sucesso das relações comerciais, e para isso, as estratégias de prospecção B2B são ações ideais a serem adotadas caso o seu objetivo seja uma maior sustentabilidade do seu negócio.
Basicamente, esse conjunto de táticas são criadas para gerar, nutrir e construir um relacionamento com os leads captados, a fim de os convencerem a se converter em consumidores, de fato.
No entanto, como as dinâmicas envolvem empresas – B2B (Business to Business) –, as ações devem ser ainda mais pontuais e assertivas, pois além de parceiros de negócios, as instituições estabelecem relações mais complexas em relação às B2C, por exemplo.
Definir uma boa jornada de compra para o seu prospect e integrá-lo ao seu funil de vendas exige um grande esforço estratégico da sua equipe comercial. De acordo com o HubSpot, 42% dos profissionais de vendas acreditam que essa é a etapa mais trabalhosa do processo.
Para te ajudar a identificar quais são as melhores estratégias de prospecção B2B para o seu empreendimento, continue essa leitura e confira!
As 5 estratégias de prospecção B2B para potencializar seus resultados comerciais
A seguir, você conhecerá as melhores práticas para consolidar seu processo de prospecção B2B de forma prática e efetiva!
- Eventos e indicações
Essas são as formas mais tradicionais para se conquistar clientes B2B, já que a prova social e o contato formalizado em ambientes de negócios geram mais credibilidade às relações.
- Cold e-mail ou Cold calling
O Cold e-mail é o tipo de prospecção que utiliza o e-mail marketing para as transações B2B, já que ele é um dos principais meios de contato corporativos, permite segmentar bases de contato e personalizar mensagens conforme o público, automatizar processos e tem uma maior taxa de efetividade.
Já a Cold calling é a ligação para os contatos mais qualificados e que estabelece uma conversa mais pessoal entre os prospects.
Em um levantamento da InsideSales, 54% dos compradores B2B informaram que as últimas reuniões para contratação ou efetivação de compra foram marcadas através de contato telefônico.
- Social selling
Essa metodologia consiste em utilizar as redes sociais para se conectar com clientes em potencial. Para isso, você pode utilizar tanto anúncios segmentados quanto o contato individual. No mercado B2B, a plataforma mais utilizada é o LinkedIn.
- ABM
A estratégia de Account – Based Marketing corresponde em identificar e obter contatos de elevado valor comercial, pré-estabelecidos conforme os objetivos e personas de cada marca.
A partir daí, as empresas são incluídas nos esforços de marketing e publicidade, e passam a receber anúncios e ofertas altamente segmentadas.
- Inbound e Outbound Marketing
O principal objetivo é gerar leads. No primeiro, as táticas são empregadas mais passivamente e por meios digitais, com o intuito de promover produtos e serviços que solucionem problemas de outras empresas.
Os recursos mais utilizados são os e-books, artigos em blogs, os formulários de landing pages, entre outros conteúdos.
Já o Outbound se vale de uma prospecção B2B mais ativa, com ofertas mais diretas feitas pelos vendedores para um cliente em potencial.
Vamos colocar todas elas em prática? A TechD pode te ajudar a melhorar o seu posicionamento digital!