ARTIGO

As 5 melhores estratégias de prospecção B2B para gerar resultados

15/11/2023

O gerenciamento de clientes é uma tarefa desafiadora e que demanda algumas práticas para garantir o sucesso das relações comerciais, e para isso, as estratégias de prospecção B2B são ações ideais a serem adotadas caso o seu objetivo seja uma maior sustentabilidade do seu negócio.

Basicamente, esse conjunto de táticas são criadas para gerar, nutrir e construir um relacionamento com os leads captados, a fim de os convencerem a se converter em consumidores, de fato. 

No entanto, como as dinâmicas envolvem empresas – B2B (Business to Business) –, as ações devem ser ainda mais pontuais e assertivas, pois além de parceiros de negócios, as instituições estabelecem relações mais complexas em relação às B2C, por exemplo.  

Definir uma boa jornada de compra para o seu prospect e integrá-lo ao seu funil de vendas exige um grande esforço estratégico da sua equipe comercial. De acordo com o HubSpot, 42% dos profissionais de vendas acreditam que essa é a etapa mais trabalhosa do processo

Para te ajudar a identificar quais são as melhores estratégias de prospecção B2B para o seu empreendimento, continue essa leitura e confira!  

As 5 estratégias de prospecção B2B para potencializar seus resultados comerciais

A seguir, você conhecerá as melhores práticas para consolidar seu processo de prospecção B2B de forma prática e efetiva!

  1. Eventos e indicações

Essas são as formas mais tradicionais para se conquistar clientes B2B, já que a prova social e o contato formalizado em ambientes de negócios geram mais credibilidade às relações.

  1. Cold e-mail ou Cold calling

O Cold e-mail é o tipo de prospecção que utiliza o e-mail marketing para as transações B2B, já que ele é um dos principais meios de contato corporativos, permite segmentar bases de contato e personalizar mensagens conforme o público, automatizar processos e tem uma maior taxa de efetividade.

Já a Cold calling é a ligação para os contatos mais qualificados e que estabelece uma conversa mais pessoal entre os prospects. 

Em um levantamento da InsideSales, 54% dos compradores B2B informaram que as últimas reuniões para contratação ou efetivação de compra foram marcadas através de contato telefônico.

  1. Social selling

Essa metodologia consiste em utilizar as redes sociais para se conectar com clientes em potencial. Para isso, você pode utilizar tanto anúncios segmentados quanto o contato individual. No mercado B2B, a plataforma mais utilizada é o LinkedIn.

  1. ABM 

A estratégia de Account – Based Marketing corresponde em identificar e obter contatos de elevado valor comercial, pré-estabelecidos conforme os objetivos e personas de cada marca. 

A partir daí, as empresas são incluídas nos esforços de marketing e publicidade, e passam a receber anúncios e ofertas altamente segmentadas.

  1. Inbound e Outbound Marketing

O principal objetivo é gerar leads. No primeiro, as táticas são empregadas mais passivamente e por meios digitais, com o intuito de promover produtos e serviços que solucionem problemas de outras empresas. 

Os recursos mais utilizados são os e-books, artigos em blogs, os formulários de landing pages, entre outros conteúdos.

Já o Outbound se vale de uma prospecção B2B mais ativa, com ofertas mais diretas feitas pelos vendedores para um cliente em potencial. 

Vamos colocar todas elas em prática? A TechD pode te ajudar a melhorar o seu posicionamento digital!

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