ARTIGO

Pós-venda: como manter um relacionamento com o cliente

17/06/2019

Se engana quem pensa que o relacionamento com o cliente acaba assim que a venda é efetuada. Você pensa assim? Então, está mais do que na hora de se atualizar.

O grande erro de várias empresas é esquecer daqueles clientes que já realizaram uma compra em seu site. Conquistar um novo cliente custa de 5 a 7 vezes mais do que manter um atual.

Ter a atenção voltada apenas para conquistar novos consumidores não é uma boa opção. Porque o ideal é manter um equilíbrio entre campanhas direcionadas para novos clientes e para os clientes de pós-venda.

“É errado pensar que a meta é atingida no momento em que uma venda é fechada. Pelo contrário, o trabalho está apenas começando”.

Pensando nisso, nós aqui da  Agência Techd criamos este conteúdo para que você saiba como manter um relacionamento com o cliente que seja duradouro e assim fidelizá-los.

O que é pós-venda?

É o processo realizado com um determinado consumidor após a aquisição de algum produto/serviço, como oferecer suporte, serviços de manutenção, pesquisas de satisfação, novos produtos, ofertas, sorteios, etc.

O pós-venda é uma maneira de fidelizar o cliente, de uma forma que ele volte a consumir seus produtos e indicar sua loja para outras pessoas.

7 dicas de como fazer um pós-venda eficiente

1) Cumpra com o prometido

Todo cliente que efetua uma compra, quer que tudo saia conforme o planejado.

Por isso, tome cuidado com cada palavra dita durante a negociação e acompanhe todo o processo do serviço para que tudo saia conforme o planejado.

2) Pesquisa de satisfação

A pesquisa de satisfação é realizada para que o cliente diga como se sentiu ao comprar em seu site. Ela é feita ao final da venda e é a melhor forma de garantir voz ao consumidor.

Medindo a satisfação do consumidor é possível corrigir erros e melhorar seu atendimento. Assim, você aumenta as chances de fidelização e aperfeiçoa vários outros aspectos de sua empresa.

A pesquisa de satisfação pode ser feita por telefone, e-mail (disponibilizando um formulário à ser preenchido), chats de conversa, etc.

3) Muito além de uma compra: uma experiência

É fácil se esquecer de um produto que foi adquirido há algum tempo. Assim como é difícil esquecer uma experiência que se teve, como um bom atendimento.

Por isso é tão importante oferecer um tratamento excepcional para o seu cliente. Não importa qual seja o segmento do seu negócio, toda marca ou produto precisa entregar excelência em atendimento.

Mostre que você se importa com o seu cliente, ajude ele a efetuar a compra. Pois isso passa maior segurança e mostra que ele é importante, não o trate apenas como “mais um”.

4) Marketing de Relacionamento

O Marketing de Relacionamento é uma chance de criar relações duradouras através de ações direcionadas a quem já comprou sua marca.

Essas ações são feitas a partir do contato com fornecedor e podem ser executadas de várias formas: ligando para o seu cliente, e-mail marketing, envio de ofertas, dicas, sorteios, etc.

5) Ações em datas sazonais

No relacionamento pós-venda as datas sazonais são uma grande oportunidade para a fidelização de clientes.

Há inúmeras datas que possibilitam criar campanhas especializadas para sua marca não cair no esquecimento. 

Você pode trabalhar com ações para o dia dos namorados, mães, natal, aniversário da empresa, entre outras possibilidades.

Em datas sazonais, trabalhe com estratégias de Marketing de Relacionamento e crie descontos especiais, sorteios e outras ações. São formas de atrair o cliente. 

6) Nunca passe o problema para frente

O cliente ligou precisando de você. Foi do seu nome que ele lembrou quando precisou de alguém de confiança. Então, faça isso valer à pena, mostre que se importa com o que ele necessita.

Não o passe para outros funcionários, a não ser que o problema dele só possa ser resolvido por algum setor específico.

É muito desconfortável quando o cliente tem um problema e fica sendo jogado de um funcionário para outro. Eventualmente, ele perderá o interesse em se relacionar com a sua empresa.

7) Respeite a decisão do cliente

Se logo após efetuar uma compra o cliente simplesmente não quiser manter uma relação com sua empresa, respeite isso.

O relacionamento com o cliente não acontecerá com todos. Infelizmente, nem todos que compram com você irão manter esse contato.

Não porque não gostaram do atendimento ou do produto, mas porque simplesmente não querem. O que a sua empresa pode fazer é somente respeitar isso.

Ao mostrar que sua empresa respeita a opinião do cliente, aumenta as chances de fidelizá-lo no futuro.

Isso funciona mais do que enchê-lo de anúncios, e-mails, telefonemas. Essa postura vai cansá-lo e, definitivamente, fazer com que ele corte relações com sua empresa.

Agora você já sabe como manter um bom relacionamento com o cliente após a compra. E que tal começar a aplicar essas técnicas em na sua empresa? Aposto que você vai conseguir grandes resultados.

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