ARTIGO

Conheça as principais tendências de Marketing Digital para 2023

06/12/2022

O final do ano chegou, e com ele chegaram também as preocupações com o planejamento e novas metas para o próximo ano. Por isso, para te ajudar a conquistar resultados ainda melhores, reunimos neste conteúdo as principais tendências de Marketing Digital para 2023.

O Marketing Digital é essencial para os negócios que desejam se destacar no mercado, independente de setor, e, segundo um levantamento realizado pela Gartner, com líderes e CMOs de marketing em todo o mundo, mesmo num cenário de incertezas, os gastos com marketing aumentaram de 6,4% em 2021 para 9,5% em 2022

Mas, por qual motivo investir mais em Marketing Digital? A resposta mais adequada é: para ter mais visibilidade no mercado. E, segundo o relatório “The State of Marketing Budgets”, a maioria dos negócios pretende aumentar, ou ao menos igualar o orçamento com marketing em 2023.

Hora de saber onde investir no seu Marketing Digital em 2023. Fique de olho nas tendências.

Comportamento do consumidor: mais pesquisa e menos impulsos na hora de comprar

Segundo o Think with Google, dois motivos tem tornado o consumidor mais crítico na hora das compras:

  1. Um cenário socioeconômico desafiador.
  2. O aumento da digitalização.

Além disso, é importante observar que 72% dos brasileiros pesquisam online antes de realizar uma compra, e até 2025, 42% das vendas do varejo no Brasil virão de empresas com algum tipo de presença online. 

Por isso, ficam aqui as primeiras dicas: tenha seus objetivos de Marketing bem definidos, e invista em automação, para facilitar o gerenciamento do seu fluxo de vendas.

Tendências de Marketing para 2023

Já ouviu falar em first-party data e third-party? Essa é uma das tendências de apoio para o Marketing em 2023: usar estratégias que se baseiam em dados próprios em conjunto com os dados de terceiros.

Cerca de 60% dos anunciantes preveem que o aprimoramento e uso dos dados será ainda mais importante nos próximos anos, pois, essas informações ajudam as marcas a construírem campanhas de vendas mais assertivas.

E como se preparar para essa tendência? Usando ferramentas que lhe possibilitem captar e entender melhor os dados do seu negócio.

Outro ponto importante para ficar de olho: pare de contar com cookies e GA3, e comece a investir em segmentação contextual, segmentação por audiência, soluções como IDs, únicos, First-party data dos publishers, audiências preditivas, Google Privacy Sandbox, Inteligência Artificial, Machine Learning e GA4.

Tendências de Marketing Digital para 2023

Você realiza a coleta de dados de terceiros por meio formulários? Usa plataformas de mensagens em tempo real para coletar dados? Tem algum chatbot configurado, para assim melhorar a experiência dos seus consumidores? E conteúdos em vídeo, de preferência com influenciadores, sua empresa produz?

Se a sua resposta para as perguntas anteriores foi um grande e sonoro não, então esse é o momento da sua empresa repensar a maneira como anda fazendo Marketing Digital, afinal, essas são as principais tendências de Marketing Digital para 2023.

Quer conhecer mais uma tendência importante, que pode te ajudar a resolver as questões anteriores? A terceirização dos serviços ligados a Marketing, deixando todas as tarefas citadas acima com uma agência de Marketing Digital especializada.

O motivo? É muito mais barato contratar uma agência de Marketing Digital, que conheça todas as estratégias de como fazer uma campanha performar bem, do que criar um setor dentro da empresa só para isso. Isso porque, numa agência os profissionais estão sempre observando as tendências de perto, e você pode contar com profissionais especialistas para te ajudar.

Essa é a era do cliente conectado, e empresas que ainda estão desconectadas do mundo digital estão perdendo dinheiro. Traga o seu negócio para a Techd, e conquiste os melhores resultados para a sua empresa. Consulte nosso especialista.

Fonte: Tendências 2023 – A era do consumidor conectado. HubSpot.

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