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Estratégias de marketing B2B: aprenda a forma correta de prospectar grandes contas em 2023

04/11/2022
Estratégias de marketing B2B

O marketing B2B é uma estratégia que deveria ser implementada por todas as empresas, principalmente no âmbito digital, área que muito tem movimentado a receita dos negócios para melhor, graças ao crescimento expressivo do e-commerce B2B nos últimos anos.

Porém, é importante dizer que não existe apenas uma estratégia de marketing B2B assertiva, e, em muitos casos, são implementados diversos métodos de marketing digital, para que os resultados do negócio se tornem verdadeiramente expressivos e interessantes.

Você sabe quais são essas estratégias de marketing B2B? Não? Que tal conhecer as principais delas, para começar a implementá-las no seu negócio? 

Continue a leitura e entenda qual a maneira correta de prospectar grandes contas, e obter os melhores resultados para a sua empresa B2B, usando as estratégias consideradas tendências para 2023.

O que é marketing B2B?

Apenas para contextualizar, podemos definir marketing B2B como todos os esforços de marketing, que buscam resultados focados na realização de negócios entre empresas.

Esse tipo de marketing está diretamente ligado as ferramentas que as empresas utilizam para:

  • Desempenhar um bom relacionamento com outras empresas.
  • Ter mais eficiência na identificação e captação de novos leads.
  • Fortalecer a imagem da marca no mercado.
  • Entender melhor as necessidades dos consumidores, e muito mais.

Principais estratégias de marketing B2B para prospectar mais clientes em 2023

O mundo digital está cheio de oportunidades, e saber aproveitá-las é uma maneira de sempre se colocar em destaque, principalmente no mercado B2B. Para isso, é importante se guiar por estratégias de marketing B2B que fortaleçam a comunicação e a imagem do negócio seguindo alguns passos. 

#1. Esteja onde seu público está

Atualmente, o online criou novas possibilidades para as empresas B2B, isso porque, os negócios passaram a contar com inúmeras plataformas e canais, para se fazerem mais presente no dia a dia dos seus clientes e potenciais clientes.

No entanto, o cuidado com a comunicação através desse meio também se tornou uma preocupação, afinal, trata-se de um local de divulgação novo para muitas empresas, que, apesar de poder ampliar o contato com os clientes, também precisam entender que estratégias e orçamentos devem aplicar, para que o marketing digital B2B seja realmente efetivo.

Não basta apenas estar presente onde o público está, é necessário saber aproveitar os insights e adequar as comunicações, para que essa presença não se torne algo ruim. Uma maneira de fortalecer essa presença, é por meio do Social Selling, uma técnica que facilita a prospecção de potenciais clientes, por meio do relacionamento. 

Mas, não confunda essa estratégia com Social Marketing, já que no Social Selling a real intenção é se aproximar dos clientes, e assim ganhar a confiança deles, os fazendo evoluir no funil de vendas.

#2. Destaque-se pelos motivos certos

Por qual motivo a sua empresa está no mercado? Quais são os valores que te fazem acreditar que o seu produto é o melhor? Esses “porquês” são o suficiente para te destacar de outras empresas?

Seu diferencial precisa ser maior do que o dos concorrentes, afinal, num mercado cheio de concorrentes, não basta ter um diferencial, é preciso ter uma estratégia que valorize esse diferencial, e comprove que ele é o que as pessoas buscam.

Como chegar nesse ponto de destaque? Algumas estratégias como o Account-Based Marketing (ABM), em conjunto com o Marketing Direto e o Outbound Marketing, são estratégias eficientes, que quando aplicadas podem facilitar a fidelização de clientes, graças ao foco maior na qualidade dos leads, e não na quantidade deles.

Mas o que isso quer dizer? Quer dizer que a sua empresa terá uma prospecção ativa de leads sim, mas os leads prospectados serão os certos, já que todas as ações realizadas serão focadas em clientes estratégicos.

#3. Seja validado

Crie confiança, coloque-se em destaque, tenha os conteúdos mais relevantes e seja validado por isso. 

E como ser validado para ter mais resultados? Estratégias de Marketing de Conteúdo podem facilmente resolver essa questão. Um bom site, um blog com conteúdos de qualidade, o destaque da sua marca em notícias, a participação em grandes eventos do seu setor, são algumas maneiras eficientes de ser validado no mercado B2B.

Não duvide das estratégias de Marketing de Conteúdo, pois, segundo o Content Trends, 70% das empresas brasileiras já utilizam os blogposts em suas ações. O motivo? Esse tipo de estratégia pode aumentar em 4x o número de visitas, além de atrair 5x mais leads para um negócio.

Tendências de marketing B2B para ficar de olho e melhorar suas estratégias de prospecção em 2023

O marketing B2B está muito ligado às inovações do mercado, por isso, é fundamental que tanto o setor de vendas, como o setor de marketing da sua empresa estejam sempre atentos e alinhados com as novidades e estratégias de marketing B2B.

Confira a seguir uma lista com as 10 tendências para observar e aplicar no seu negócio nos próximos anos.

  1. Google Analytics 4 (GA4) – novidade nas análises de engajamento.
  2. Chamado por clique (CPC) – anúncio com melhor desempenho que o Google.
  3. Marketing de influenciadores – deve atingir US$ 16,4 bilhões este ano, e aumentar em 2023.
  4. UX – boas experiências melhoram o SEO.
  5. Metaverso, Web3, NFTs – todas essas anti tendências estão em queda.
  6. IA guiada por humanos – conteúdo útil, para humanos reais.
  7. Utilize conteúdo interativo – isso melhora o engajamento.
  8. Vídeos – mas os conteúdos precisam ser realmente relevantes.
  9. Aproveite o conteúdo dos consumidores – isso fortalece a marca.
  10. Conte com uma agência de marketing digital – profissionais podem ter insights que você ainda não pensou.

Vamos conversar um pouco sobre essas tendências? Podemos te ajudar a melhorar suas estratégias de marketing B2B.

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