Pergunta: como você utiliza o marketing de influência para atrair consumidores do mercado B2B? Sim, esse tipo de marketing é importante, e está se tornando cada vez mais utilizado, graças a grande força que os influenciadores digitais possuem.
Tá, mas você deve estar pensando que contratar influenciador digital é jogar dinheiro fora, pois, segundo os gurus da internet, esse tipo de marketing não funciona. Pois é exatamente aí que está o engano, afinal, quando a estratégia de marketing de influência é bem estruturada, ela funciona sim, e muito bem!
Quer saber o motivo? Segundo dados da Muse Find, 92% das pessoas confiam mais na opinião e recomendação de influencers, do que no que dizem celebridades e outras personalidades, isso porque, normalmente influenciadores mostram a vida real em seus conteúdos, e isso cria muito mais identificação entre um produto divulgado, quem o divulga e o público final.
Não achou esse dado suficiente para te convencer a investir no marketing feito por influenciadores digitais? Então precisamos te provar a força do marketing de influência. Continue essa leitura!
O que é marketing de influência?
Para quem tem dúvidas sobre o termo, marketing de influência, também conhecido como “influencer marketing”, se refere a estratégia de marketing digital que se apoia na produção de conteúdos criados pelos chamados “influenciadores digitais”, que criam uma ponte entre uma marca e o público final, aproveitando o sucesso dos influenciadores.
Quer um exemplo prático desse tal de marketing de influência? Temos.
Recentemente a influenciadora digital, Virginia Fonseca fez uma live em conjunto com uma empresa de cosméticos, e pasmem, a influencer e a marca faturaram juntas R$ 14,9 milhões em vendas, numa live que durou 12 horas.
A estratégia utilizada? Marketing de influência + Relacionamento + Live Shopping, tudo isso com muito storytelling, senso de urgência e escassez.
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Por que o marketing de influenciadores é um sucesso?
Vamos aos números. Segundo o estudo Top Rank Marketing de Lee Odden:
- 86% das marcas B2B são bem-sucedidas graças ao marketing de influenciadores;
- 1/3 das empresas relatam que o marketing de influenciadores aumento a receita;
- 85% acreditam que o interesse em trabalhar com influenciadores aumentará nos próximos 12 meses.
Quem é o influenciador B2B?
Ainda segundo o estudo acima mencionado, ao contratar um influenciador é necessário que se avalie algumas métricas de vaidade, como seguidores e assinantes, mas, o público importa bem menos que a relevância dos conteúdos gerados pelo influenciador.
Além disso, os influenciadores que mais são parceiros de empresas B2B são:
- Especialistas e analistas do setor (77%)
- Executivos internos (56%)
- Especialistas em nichos (48%)
- Clientes (46%)
- Influenciadores profissionais (45%)
- Empregados (42%)
- Perspectivas (12%)
Tipos de conteúdos eficazes no marketing de influenciadores B2B
A tendência desses conteúdos fica por conta de materiais colaborativos, interatividade e multimídia. Isso inclui:
- Webinários (81%)
- Mídias sociais (74%)
- Postagens de blog (71%)
- Vídeo gravado (67%)
- Entrevistas (62%)
- Podcasts (52%)
- Vídeo ao vivo (48%)
- Estudos de caso (38%)
- Indústria (33%)
- Conteúdo interativo (31%)
- Analista terceirizado (29%)
- Áudio social (22%)
- Infográficos (17%)
Fique de olho no marketing de influência B2B
Sim, o marketing de influência ainda está amadurecendo, mas quem já investe nesse tipo de parceria já está colhendo seus frutos. Sendo assim, fique de olho em oportunidades e nunca esqueça de documentar todas as estratégias criadas em parceria com influencers.
Lembre-se: o marketing muda conforme a sociedade muda, se hoje o mercado é digital, e as oportunidades estão neste canal, invista em estratégias de acordo com o momento, para que assim o seu negócio possa lucrar cada vez mais!
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