ARTIGO

A força dos influenciadores digitais e como usá-los no marketing b2b

15/02/2023
influenciadores digitais

Pergunta: como você utiliza o marketing de influência para atrair consumidores do mercado B2B? Sim, esse tipo de marketing é importante, e está se tornando cada vez mais utilizado, graças a grande força que os influenciadores digitais possuem.

Tá, mas você deve estar pensando que contratar influenciador digital é jogar dinheiro fora, pois, segundo os gurus da internet, esse tipo de marketing não funciona. Pois é exatamente aí que está o engano, afinal, quando a estratégia de marketing de influência é bem estruturada, ela funciona sim, e muito bem!

Quer saber o motivo? Segundo dados da Muse Find, 92% das pessoas confiam mais na opinião e recomendação de influencers, do que no que dizem celebridades e outras personalidades, isso porque, normalmente influenciadores mostram a vida real em seus conteúdos, e isso cria muito mais identificação entre um produto divulgado, quem o divulga e o público final.

Não achou esse dado suficiente para te convencer a investir no marketing feito por influenciadores digitais? Então precisamos te provar a força do marketing de influência. Continue essa leitura!

O que é marketing de influência?

Para quem tem dúvidas sobre o termo, marketing de influência, também conhecido como “influencer marketing”, se refere a estratégia de marketing digital que se apoia na produção de conteúdos criados pelos chamados “influenciadores digitais”, que criam uma ponte entre uma marca e o público final, aproveitando o sucesso dos influenciadores.

Quer um exemplo prático desse tal de marketing de influência? Temos.

Recentemente a influenciadora digital, Virginia Fonseca fez uma live em conjunto com uma empresa de cosméticos, e pasmem, a influencer e a marca faturaram juntas R$ 14,9 milhões em vendas, numa live que durou 12 horas.

A estratégia utilizada? Marketing de influência + Relacionamento + Live Shopping, tudo isso com muito storytelling, senso de urgência e escassez.

<Leia também: Estratégias de marketing B2B. Aprenda a forma correta de prospectar grandes contas em 2023. />

Por que o marketing de influenciadores é um sucesso?

Vamos aos números. Segundo o estudo Top Rank Marketing de Lee Odden:

  • 86% das marcas B2B são bem-sucedidas graças ao marketing de influenciadores;
  • 1/3 das empresas relatam que o marketing de influenciadores aumento a receita;
  • 85% acreditam que o interesse em trabalhar com influenciadores aumentará nos próximos 12 meses.

Quem é o influenciador B2B?

Ainda segundo o estudo acima mencionado, ao contratar um influenciador é necessário que se avalie algumas métricas de vaidade, como seguidores e assinantes, mas, o público importa bem menos que a relevância dos conteúdos gerados pelo influenciador.

Além disso, os influenciadores que mais são parceiros de empresas B2B são:

  • Especialistas e analistas do setor (77%)
  • Executivos internos (56%)
  • Especialistas em nichos (48%)
  • Clientes (46%)
  • Influenciadores profissionais (45%)
  • Empregados (42%)
  • Perspectivas (12%)

Tipos de conteúdos eficazes no marketing de influenciadores B2B

A tendência desses conteúdos fica por conta de materiais colaborativos, interatividade e multimídia. Isso inclui:

  • Webinários (81%)
  • Mídias sociais (74%)
  • Postagens de blog (71%)
  • Vídeo gravado (67%)
  • Entrevistas (62%)
  • Podcasts (52%)
  • Vídeo ao vivo (48%)
  • Estudos de caso (38%)
  • Indústria (33%)
  • Conteúdo interativo (31%)
  • Analista terceirizado (29%)
  • Áudio social (22%)
  • Infográficos (17%)

Fique de olho no marketing de influência B2B

Sim, o marketing de influência ainda está amadurecendo, mas quem já investe nesse tipo de parceria já está colhendo seus frutos. Sendo assim, fique de olho em oportunidades e nunca esqueça de documentar todas as estratégias criadas em parceria com influencers.

Lembre-se: o marketing muda conforme a sociedade muda, se hoje o mercado é digital, e as oportunidades estão neste canal, invista em estratégias de acordo com o momento, para que assim o seu negócio possa lucrar cada vez mais!

Quer investir em estratégias digitais com influenciadores digitais, mas não sabe por onde começar? < Agende uma conversa com um de nossos estrategistas, e bora alavancar a sua empresa. />

COMPARTILHE O ARTIGO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *