O marketing é uma das áreas mais importantes dentro das empresas, por isso, estar atento às novidades do mercado é essencial, pois só assim os negócios conseguem acompanhar as novas exigências dos consumidores. Pensando nisso, fica a pergunta: você sabe o que é marketing B2P?
O chamado marketing B2B está começando a se destacar no Brasil, e isso muito tem a ver com os modelos de Customer Success e Customer Experience que as empresas estão adotando para lidar com as necessidades dos clientes.
Além disso, essa nova categoria do marketing reforça a importância das conexões entre marcas e consumidores, principalmente quando tal estratégia é somada a outras já muito utilizadas por grandes negócios, como o marketing B2B.
Que tal conhecer um pouco mais sobre o marketing B2P? Neste conteúdo vamos explorar o que é essa nova estratégia de marketing, sua diferença em relação ao B2B e como essas estratégias podem ser usadas de forma complementar para aumentar as vendas e o sucesso de uma empresa.
Aproveite o conteúdo!
O que é Marketing B2P?
O marketing B2P (business-to-people) é uma estratégia de marketing que se concentra em compreender as necessidades e desejos dos indivíduos que tomam decisões de compra em empresas e organizações.
Em vez de tratar esses tomadores de decisão como entidades impessoais, o marketing B2P reconhece a importância de estabelecer conexões pessoais e emocionais com eles.
Isso pode ser feito por meio da criação de conteúdos que tenham a ver com as necessidades do cliente, da construção de relacionamentos de confiança e de um atendimento excepcional.
O objetivo final desse formato de marketing é criar lealdade e fidelidade dos clientes, ao mesmo tempo em que aumenta as vendas e o sucesso da empresa.
O que diferencia o marketing B2P do marketing B2B?
O marketing B2P e o marketing B2B são estratégias de marketing que se concentram em diferentes públicos-alvo.
Enquanto o marketing B2B se concentra em empresas e organizações, o marketing B2P se concentra em indivíduos que tomam decisões de compra nessas empresas e organizações.
O marketing B2B é mais racional e objetivo, enfatizando as características e benefícios dos produtos ou serviços oferecidos. Já o marketing B2P é mais emocional e subjetivo, buscando estabelecer conexões pessoais e emocionais com os tomadores de decisão.
O objetivo final é o mesmo para ambos, ou seja, aumentar as vendas e o sucesso da empresa, mas as estratégias e táticas utilizadas são diferentes, e porque não dizer: complementares.
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E como o marketing B2P e marketing B2B se complementam?
As estratégias de marketing B2P e B2B se complementam pois, embora sejam diferentes em seus públicos-alvo e abordagens, eles são igualmente importantes para o sucesso de uma empresa.
Enquanto uma traz uma abordagem mais ligada à credibilidade e confiança da marca em seu setor, a outra busca o relacionamento com os tomadores de decisões, focando em criar relacionamento, lealdade, e como consequência, mais vendas.
Juntas, essas estratégias podem criar uma visão completa da empresa, permitindo que ela alcance seus objetivos de negócios de maneira mais eficaz.
E aí, ficou claro para você o que é marketing B2P? Sua empresa já é adepta da prática de fidelizar não só clientes, mas também fãs da sua marca?
Se estiver precisando de ajuda para fortalecer a sua marca no mercado, mas sem muitas ideias de como fazer isso, fale com a gente, aqui na Agência Techd temos os especialistas que o seu negócio precisa para crescer. Vamos conversar!