O e-mail marketing é uma técnica poderosa no marketing digital, capaz de estabelecer um relacionamento direto e personalizado com os clientes e prospects, por isso, muitas empresas utilizam o e-mail marketing no B2B, e com isso conseguem melhorar seus resultados.
Com mais de 4 bilhões de usuários no mundo todo e a expectativa de crescimento ainda maior nos próximos anos, o e-mail é um canal de comunicação com um potencial muito maior do que as redes sociais.
Além disso, no B2B, o e-mail marketing é uma ferramenta eficaz e econômica para alcançar o público-alvo de maneira mensurável e obter um ROI mais alto.
Pensando nisso, neste texto, vamos explorar mais detalhadamente o potencial e os benefícios do e-mail marketing no B2B. Aproveite a leitura!
O que é e-mail marketing?
O e-mail marketing é uma técnica de marketing digital que envolve o envio de e-mails personalizados para uma lista de contatos com o objetivo de estabelecer um relacionamento com os clientes e prospects, aumentar a fidelização, engajamento e conversão.
As campanhas de e-mail marketing podem incluir newsletters, ofertas promocionais, conteúdo exclusivo, convites para eventos e muito mais.
O e-mail marketing é uma estratégia de baixo custo e alto impacto, pois permite que as empresas se comuniquem diretamente com seu público-alvo de forma personalizada, segmentada e mensurável.
Com a segmentação adequada e um conteúdo relevante, o e-mail marketing pode ser uma ferramenta poderosa para aumentar as vendas e o sucesso do seu negócio.
Qual o potencial do e-mail marketing?
Muitas pessoas julgam que o e-mail já caiu em desuso, e pouca gente utiliza esse canal de comunicação, porém, isso é uma grande inverdade.
Atualmente, existem 4,03 bilhões de pessoas no mundo que usam o e-mail, e, segundo especialistas, a expectativa é que para 2024 esse número chegue a 4,48 bilhões de usuários.
Compare: o Facebook tem aproximadamente 2,2 bilhões de usuários ativos mensais, e mesmo somados a mais de 1 bilhão de usuários do Instagram, as duas redes sociais não se aproximam do potencial do e-mail.
Por que usar e-mail marketing no B2B?
O e-mail marketing é uma ferramenta eficaz no B2B, porque permite que as empresas estabeleçam e mantenham um relacionamento direto com seus clientes e prospects.
Com campanhas de e-mail personalizadas e segmentadas, as empresas podem oferecer conteúdo relevante, atualizações de produtos e serviços, convites para eventos e muito mais.
Além disso, o e-mail marketing é uma estratégia econômica e escalável que permite que as empresas alcancem seu público-alvo de maneira mensurável e obtenham um retorno sobre o investimento (ROI) mais alto do que outras formas de marketing.
Outro ponto importante de se observar é que o e-mail marketing permite que as empresas obtenham feedback imediato e monitorem o desempenho de suas campanhas para melhorias futuras.
< Leia também: Estratégias de marketing B2B: aprenda a forma correta de prospectar grandes contas em 2023. />
Dados que comprovam a importância do e-mail marketing no B2B
O e-mail marketing é um dos canais mais eficientes para impulsionar o marketing de conteúdo. E essa ferramenta pode auxiliar as empresas de diversas formas, como veremos no levantamento de dados a seguir:
- 87% dos comerciantes B2B utilizam o e-mail como um canal de distribuição;
- O e-mail marketing é o terceiro canal mais utilizado para divulgação de conteúdo, ficando atrás somente das redes sociais e blog;
- 70% das empresas utilizam o e-mail para compartilhar conteúdos relacionados às suas empresas.
E então, sua empresa já utiliza o e-mail como uma ferramenta fortalecedora do marketing de conteúdo? Como seus conteúdos são desenvolvidos? Existe estratégia por trás? Se a resposta para essas perguntas foi não, está na hora de você descobrir como a Techd pode transformar o e-mail do seu negócio em um potente canal de relacionamento e vendas.