Quais estratégias a sua empresa B2B utiliza para entender o que os concorrentes estão fazendo e identificar boas estratégias, que possam ser adotadas para fortalecer a sua marca no mercado? Nenhuma? Já ouviu falar em benchmarking?
Só para antecipar uma dúvida que pode estar circulando pela sua cabeça, benchmarking e comparação de mercado não são a mesma coisa, mas isso você entenderá mais adiante neste conteúdo.
Por enquanto, queremos te convidar a continuar essa leitura, e aprender como as ações de benchmarking podem ajudar a sua empresa a identificar os melhores processos para o seu negócio, com base nas boas práticas dos concorrentes de mercado. Bora lá entender mais sobre o assunto?
Aproveite a leitura!
O que é benchmarking?
Benchmarking é uma técnica de análise e comparação de processos, produtos e serviços de uma empresa com seus concorrentes do mesmo setor.
É por meio do benchmarking que se torna possível identificar práticas bem-sucedidas, estratégias, tendências e processos inovadores que possam ser aplicados na própria empresa, para melhorar a sua performance e desempenho no mercado.
O benchmarking pode ser realizado de forma interna, com a análise de diferentes áreas da própria empresa, ou externa, comparando-se com empresas concorrentes.
Benchmarking e comparação de mercado são a mesma coisa?
Não, o benchmarking e a comparação de mercado não são a mesma coisa.
A comparação de mercado é uma análise que busca entender a posição da empresa em relação aos seus concorrentes, considerando indicadores como market share, preço e volume de vendas, por exemplo.
Já o benchmarking é uma técnica de análise e comparação de processos, produtos e serviços de uma empresa com as de outras empresas do mesmo setor, com o objetivo de identificar práticas bem-sucedidas, estratégias e processos inovadores que possam ser aplicados na própria empresa.
Enquanto a comparação de mercado é focada em indicadores de desempenho, o benchmarking busca referências em relação a práticas e processos que possam ser replicadas e melhoradas pela empresa.
Principais tipos de benchmarking
Para empresas que desejam melhorar a sua performance e se destacar no mercado, é importante entender que existem diferentes tipos de benchmarking, sendo os principais: interno, competitivo, genérico e funcional. Confira a seguir como cada um desses funciona.
- Benchmarking interno: consiste na análise e comparação de processos de diferentes áreas na própria empresa, identificando pontos fortes e oportunidades de melhoria.
- Benchmarking competitivo: envolve a análise de empresas concorrentes, com o objetivo de identificar estratégias e práticas bem-sucedidas que possam ser aplicadas na própria empresa.
- Benchmarking genérico: é uma comparação com empresas de setores diferentes, mas que possuem processos ou produtos semelhantes. Esse tipo de benchmarking é útil para identificar tendências e inovações em outros mercados.
- Benchmarking funcional: é a análise de empresas que possuem processos ou funções semelhantes, independentemente do setor em que atuam.
Ao utilizar esses diferentes tipos de benchmarking, as empresas conseguem identificar práticas inovadoras e estratégias bem-sucedidas para aplicar em seus próprios processos, produtos e serviços, melhorando sua performance e se destacando no mercado.
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Como fazer benchmarking para empresas B2B?
Para empresas B2B, o benchmarking pode ser uma estratégia valiosa para melhorar a performance do negócio. No entanto, existem algumas etapas importantes para realizar um benchmarking para empresas B2B efetivo. Siga esse passo a passo:
- Identifique os concorrentes: para realizar um benchmarking competitivo, é importante identificar as empresas concorrentes do mesmo setor e com perfil semelhante.
- Selecione os processos a serem analisados: identifique os processos críticos e estratégicos para a empresa e selecione aqueles que serão analisados.
- Analise os dados: colete informações relevantes sobre os processos selecionados nas empresas concorrentes, como custos, tempo de execução, qualidade, eficiência, entre outros.
- Compare e avalie: compare os dados coletados com os da empresa e avalie as diferenças e oportunidades de melhoria.
- Implemente mudanças: com base nos resultados do benchmarking, implemente mudanças nos processos e práticas da empresa para melhorar a performance.
Além disso, é importante que a empresa B2B mantenha-se atualizada em relação às tendências e inovações do mercado, realizando benchmarking genérico e funcional, e buscando novas referências para melhorar seus processos e se destacando no mercado.
E aí, sua empresa já realizou alguma pesquisa de benchmarking, para entender o cenário em que o seu negócio está atuando?
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