ARTIGO

Marketing B2B2C: o que é + 1 case de sucesso da Techd

26/10/2022
o que é marketing B2B2C

Já ouviu falar de Business to Business to Consumer, popularmente chamado de B2B2C? Trata-se de um modelo de negócio atual, onde empresas negociam seus produtos e serviços com outras empresas, e também com o consumidor final.

Esse modelo tem se popularizado rapidamente, pois favorece bastante as negociações realizadas por meio do e-commerce. Ou seja, para o cenário atual, em que o comércio eletrônico só se fortalece, essa estratégia é essencial.

Apenas para contextualizar a importância do e-commerce no Brasil: segundo a pesquisadora Retail X, do Reino Unido, o varejo digital brasiliero foi o que mais cresceu em 2022, conquistando uma receita de vendas de US$ 8,1 bilhões a mais que o ano anterior. 

Voltando ao B2B2C. Esse formato de negociação, assim como qualquer outro, exige ações específicas de marketing, por isso, o chamado marketing B2B2C tem se fortalecido. Mas, você sabe o que é o marketing B2B2C? Continue essa leitura e aprenda!

O que é marketing B2B2C?

No tradicional marketing B2B, as empresas aplicam estratégias de marketing totalmente focadas em atrair e conquistar outras empresas, já que todas as negociações são realizadas de negócio para negócio.

Já no marketing B2B2C, a abordagem de marketing deve se preocupar não só em se comunicar com empresas, mas também com o consumidor final, afinal, ambos os públicos são atendidos nesse formato de negócio.

Case de sucesso B2B2C

Como o conceito de marketing B2B2C pode ser entendido na prática? Para te ajudar a entender, trouxemos um case de sucesso de empresa B2B2C, que atendemos aqui na Agência Techd: a Ourolux.

A Ourolux é uma empresa B2B2C especializada em iluminação, que atua neste mercado há mais de 30 anos, fornecendo soluções sustentáveis, com alto desempenho e inovação para os seus consumidores.

Líder de vendas no setor de lâmpadas LED, a Ourolux se viu diante do desafio de colocar um novo produto no mercado, a linha Controled. Além disso, a empresa esperava que essa novidade fosse bem recebida nos PDVs.

Ou seja, a Ourolux precisava divulgar sua nova linha para os consumidores finais, e também estimular os PDVs a venderem seus novos produtos, por isso, precisava gerar campanhas para criar o sentimento de desejo nos consumidores, os estimulando a comprar mais dos seus PDVs.

Como a Techd fez o marketing B2B2C da Ourolux?

A Ourolux já contava com outra agência de marketing, que não estava atendendo suas necessidades, por isso nos procuraram no intuito de:

  • Aumentar o faturamento da linha Controled;
  • Fazer o estoque de produtos dos PDVs girar.

Foi então que entramos com estratégias de marketing B2B2C, focadas em resolver as principais dores da Ourolux.

Fizemos uma análise detalhada de todos os números que a linha Ourolux – Controled apresentava, e então implementamos ações, como:

  • Campanhas de mídia: com foco na divulgação da linha Controled em canais como Google Ads | Facebook | Instagram
  • Campanhas para o e-commerce e lojas físicas: focadas na geração de demanda, estimulando o giro de estoque dos PDVs.
  • Criação de materiais publicitários: simulando o uso da linha Controled em situações do cotidiano.
  • Material de apoio: focado no time de vendas especializadas da linha Controled – Ourolux.

Resultado da estratégia de marketing B2B2C da Ourolux

Em pouco tempo os resultados foram percebidos.

  • Crescimento de 400% nas vendas
    O faturamento da Ourolux — Controled saiu de 100 mil/mês para 500 mil/mês em apenas 120 dias.
  • Aumento de 42,1% nas vendas da toda linha Controled
    As campanhas foram tão eficientes, que o faturamento com a nova linha Controled superou as expectativas da Ourolux.
  • Abertura de novos PDVs
    Com material de apoio em mãos, o time de Representantes conseguiu clientes que estavam há anos negociando.
  • Redução de 36% na barreira de entrada dos PDVs
    A alta nas vendas da linha Controled da Ourolux se tornou um chamariz para os PDVs, criando um forte vínculo dos distribuidores com a empresa.
  • Recompra em 72% dos distribuidores
    A procura pela linha Controled foi tamanha, que além de fazer girar o estoque dos distribuidores, estimulou a recompra por grande parte dos clientes da Ourolux.

Benefício do marketing B2B2C 

Deu para perceber que quando o marketing B2B2C é bem aplicado, o resultado pode ser mais significativo do que se espera. Mas, além dos valores expressivos que uma boa estratégia pode causar, existem outros benefícios desse método de fazer marketing, dentre eles:

  • Aumento na captação de leads qualificados;
  • Fortalecimento do relacionamento da empresa com seus consumidores;
  • Melhor experiência de compra nos PDVs; 
  • Reconhecimento da marca;
  • Ampliação da vantagem competitiva no mercado B2B2C;
  • Mais inteligência para as ações do negócio;
  • E muito mais.

Agora ficou claro o que é o marketing B2B2C, e como uma agência de marketing de performance qualificada pode transformar a experiência de mercado de uma empresa, não é mesmo?

Quer os mesmos resultados da Ourolux no seu negócio? Fale com a gente. Aqui na Techd sua empresa terá a melhor assessoria de marketing B2B2C. 

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