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Estratégias de dados: aprenda a diferença entre First, Second e Third Party Data

09/12/2022

Quem faz o marketing de um negócio, independente do setor, sabe bem que boas estratégias se baseiam em dados, por isso, a experimentação com First, Second e Third Party Data é fundamental.

Além disso, a avaliação de dados se tornou algo do cotidiano das empresas, e hoje, segundo o relatório Tendências 2023 – A era do consumidor conectado, da HubSpot, 60% dos anunciantes preveem que o aprimoramento de dados próprios com dados de outras fontes se tornará ainda mais importante nos próximos anos.

Mas, a pergunta que não quer calar é: você sabe o que são e como funcionam as estratégias de dados First, Second e Third Party Data? Que tal aprender? Continue a leitura!

O que é uma estratégia de dados?

Data Strategy, que em português significa estratégia de dados, é um planejamento, que pode ser de curto, médio ou longo prazo, onde são definidas as tecnologias, os processos, e todo o conjunto de decisões que um negócio tomará para atingir seus objetivos.

Esse tipo de estratégia torna a visão das empresas mais abrangente, e pode utilizar diversos recursos relacionados a dados para melhorar os resultados do empreendimento, dentre eles BI, Big Data, CRM, entre outras.

Atualmente, três estratégias de dados estão ganhando evidência no mercado, principalmente na tomada de decisões e parâmetros de Marketing e Marketing Digital, e são essas estratégias que apresentaremos a seguir. Confira.

First-party data: estratégia de dados próprios

First-party data, que pode significar “os meus dados”, “dados primários” ou estratégia de dados próprios, são as informações coletadas dentro do próprio negócio.

Esses dados podem ser gerados a partir de campanhas de marketing, ferramentas de monitoramento de websites, redes sociais, pesquisas, e até dados financeiros da empresa.

As maiores vantagens dessa coleta de dados está ligada à confiabilidade, precisão e sigilo, que podem auxiliar o negócio a direcionar melhor seus recursos, com base nas análises desses dados.

Second-party data: estratégia de dados secundários

Second-party data, é o segundo nível da coleta de dados da própria empresa, porém, no caso do second-party data os dados são colhidos de empresas parceiras que se dispõe a compartilhar tais informações.

Esse tipo de estratégia é comum entre empresas do mesmo nicho, e os dados podem ser colhidos a partir de ferramentas específicas, que facilitem o entendimento do mercado, principalmente por combinar informações da própria empresa, com outros dados do setor.

Third-party data: estratégia com dados de terceiros

Por fim, vamos apresentar o third-party data, que é a estratégia com dados de terceiros. Essas informações são fornecidas por provedores de dados abertos, que costumam compartilhar estatísticas sobre o comportamento, hábitos e preferências dos perfis de consumidores.

A principal vantagem dessa estratégia é a abrangência, pois proporciona uma ampla visão do mercado, e pode auxiliar na criação de boas experiências para os consumidores.

Como aplicar essas estratégias de dados no Marketing Digital de uma empresa?

First, second e third party data são estratégias de dados que podem ser utilizadas de diversas maneiras para melhorar a aplicação de campanhas e visibilidade dos negócios.

Além disso, esses dados podem contribuir para a segmentação das campanhas de vendas, remarketing, aumento do ROI, diminuição do Churn, e outras questões.

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