ARTIGO

Black Friday B2B: as melhores práticas e oportunidades para o seu negócio em 2023

01/11/2023

O mês de novembro é marcado por uma sexta-feira que fomenta oportunidades exclusivas para o mercado varejista. A Black Friday B2B de 2023 tende a ser o evento ideal para impulsionar as relações entre empresas dos mais diversos segmentos, mas afinal, como aproveitar todo o seu potencial lucrativo?

As dinâmicas B2B são diferentes em relação ao B2C, mas ainda sim, a data pode ser considerada como uma possibilidade lucrativa para organizações que adotam estratégias assertivas. 

Entenda como e confira boas práticas para impulsionar seus resultados!

O que esperar da Black Friday B2B em 2023?

A Black Friday ocorrerá em 24 de novembro, a última sexta-feira do mês conforme a tradição norte-americana que foi incorporada nos ambientes de negócios do mundo todo. 

Com isso, ela também passou a ser implementada nas vendas e na prospecção entre as próprias empresas, deixando de ser restrita apenas aos cenário B2C, especialmente pela mudança na mentalidade empreendedora e pelo crescimento do e-commerce.

E por falar nas vendas digitais, de acordo com o levantamento anual sobre a BF desenvolvido pela Globo, o comércio eletrônico deve apresentar um faturamento 10% maior em relação ao ano passado. 

O Relatório Black Friday 2023 realizado pelo Olist constatou otimismo por parte dos lojistas, que esperam vender 68,8% a mais do que em 2022 – que totalizou o faturamento de R$ 6,1 bilhões. E isso também contempla as trocas comerciais entre instituições, com fornecimento de matéria-prima, produtos e serviços.

Dito isso, confira algumas estratégias comerciais para a sua Black Friday B2B e para gerar mais leads!

Guia com 5 boas práticas para a Black Friday B2B 2023

  1. Entenda as necessidades dos seus clientes e se adapte a elas

Conheça as empresas que você tem ou está prospectando e oferte soluções customizadas para suprir as demandas de cada uma delas.

  1. Ofereça algo a mais em relação à concorrência

Possivelmente o seu consumidor não esteja esperando que você participe da Black Friday, por se tratar do segmento B2B. E isso pode ser uma chance para você se destacar de outras companhias.

  1. A sua oferta deve condizer com a sua receita

Disponibilizar muitos descontos, sem considerar o orçamento e as metas de faturamento do seu negócio não é o ideal. Estude a situação financeira e defina suas táticas de acordo com elas.

  1. Crie bônus além dos descontos e expanda a sua base de leads

Esse é o momento ideal de investir em estratégias de Inbound Marketing, oferecendo materiais educativos como e-books, white papers, infográficos e tudo o que possa agregar conhecimento ao cliente e gerar leads para o seu negócio. 

  1. Estruture campanhas de marketing assertivas

Adotar ações como a divulgação nas redes sociais, sua comunicação por e-mail, a criação de landing pages específicas para a sua Black Friday B2B, a segmentação de clientes e proporcionar uma experiência diferenciada para o seu consumidor, farão toda a diferença não apenas nessa data, mas durante o ano todo.

Conte com a TechD para estruturar todo esse planejamento com o auxílio de profissionais capacitados!

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