ARTIGO

Marketing de Influência B2B: como escolher o influenciador digital ideal para alavancar a sua marca

14/02/2024

O poder de convencimento dos influenciadores digitais é indiscutível, e o Marketing de Influência tem sido amplamente utilizado como uma estratégia eficiente para empresas do segmento B2B potencializarem seu alcance a assertividade nas vendas.

Isso pode ser justificado pelo sentimento de identificação que os influencers geram nas pessoas, fato que segundo dados da MuseFind, fazem com que 92% das pessoas confiem nas indicações e recomendações deste tipo de profissional.

Diante desse cenário, o investimento em campanhas de Marketing de Influência está crescendo cada vez mais e ganhando maior aderência. Só em 2021, os aportes somaram cerca de US$ 8 bilhões, de acordo com levantamento do Instituto Qualibest.

A pesquisa também constatou que 76% dos usuários já consumiram algo por sugestão de influenciadores. Ou seja, esses profissionais podem fazer parte da sua estratégia empresarial para atrair novos públicos, conquistar mais vendas e elevar o status da sua marca.

No entanto, há uma série de quesitos que devem ser levados em consideração para estruturar uma ação com influenciadores digitais no segmento B2B, e é justamente sobre isso que trataremos no decorrer do artigo. Acompanhe e descubra mais!

Os benefícios do Marketing de Influência para empresas B2B

Levando em consideração que 71% dos brasileiros que estão conectados à internet acompanham, pelo menos, um influenciador, tornou-se essencial pensar em alternativas inovadoras de relacionar a confiabilidade de um produtor de conteúdo com uma marca.

No entanto, o segredo para um Marketing de Influência eficiente no segmento B2B é escolher o influencer certo e o canal de divulgação utilizado pelo público que a sua empresa deseja atingir.

Além disso, é essencial considerar a mensagem que será comunicada, as políticas e a cultura do seu negócio, e a imagem corporativa que deseja transmitir.

Segundo um estudo realizado pela Convince & Convert Consulting, 91% das vendas B2B acontecem por influência de indicações de pessoas da área, ou seja, é importante escolher uma personalidade que entenda, de fato, sobre o seu produto ou serviço.

Com isso, as empresas agregam vantagens comerciais como:

  • Aumento da visibilidade e do seu posicionamento digital;
  • Ampliação da sua rede de contatos;
  • Comunicação autêntica e humana;

Grandes marcas como Microsoft, IBM, National Geographic e SAP, aplicam o Marketing de Influência para impulsionar suas vendas e produzir um impacto positivo no mercado.

Mas afinal, como isso pode ser feito?

Como definir os influenciadores certos para a sua campanha

Os resultados das suas ações dependerão de uma série de critérios, mas o primordial é entender como escolher o influencer ideal para a sua estratégia B2B.

O primeiro passo é compreender as dores e os anseios do seu lead, para então procurar um influenciador digital que ofereça um bom alcance dentro de sua comunidade digital e produza conteúdos relevantes.

Outros quesitos importantes são a ressonância com que seus posts repercutem nas redes e se ele é considerado como uma referência perante o meio e seu público.

Também é essencial estruturar os tipos de materiais corporativos em que você incluirá o influenciador, como artigos, entrevistas, vídeos, campanhas publicitárias, eventos e outras ações dentro dos seus objetivos.

A Techd pode auxiliar definindo tudo isso e muito mais, pois somos uma agência de marketing especializada no segmento B2B industrial e estamos conectados com as melhores tendências do ecossistema digital. Entre em contato conosco e entenda como investir no Marketing de Influência!

COMPARTILHE O ARTIGO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *