ARTIGO

Os melhores conteúdos para cada etapa do funil de vendas B2B

29/01/2024

Vamos falar de conteúdos para o funil de vendas B2B?

O Marketing de Conteúdo atua como um diferencial estratégico em que empresas disponibilizam materiais educativos ou institucionais relevantes e de interesse do seu público-alvo, a fim de estabelecer um bom relacionamento, engajar, gerar mais conversões, e, consequentemente, mais receita.

Por meio desses conteúdos, a imagem corporativa e sua autoridade de mercado também são aprimorados, o que, por sua vez, também impacta positivamente na atração de pessoas interessadas que, posteriormente, se tornarão leads.

Em paralelo com o Marketing de Conteúdo existe outra estratégia que também contribui para a conquista de novos clientes: o funil de vendas.

Ele mostra a trajetória de um usuário comum até converter-se em um comprador e possível defensor da sua marca. À medida com que ele vai se afunilando, os leads ficam cada vez mais qualificados.

Diante disso, o planejamento de conteúdo deve considerar cada etapa deste funil, visto que o público consumidor possui uma mentalidade diferente, um comportamento específico e busca por informações alinhadas ao seu interesse conforme a sua classificação no funil de vendas.

Justamente por isso que é essencial orientar sua produção de conteúdo para cada jornada. Saiba, portanto, que tipo de informação e de materiais dialogam com mais eficácia com cada tipo de cliente no seu funil tradicional de vendas B2B!

 1° Etapa: Topo de Funil

Essa é a fase inicial da sua estratégia de vendas, em que as pessoas são atraídas e têm o primeiro contato com a sua marca. Esse é o momento de despertar interesse do seu possível cliente, então capriche nos materiais!

Os usuários de topo de funil não buscam produtos que solucionem um problema específico, pois na maioria das vezes eles nem sabem que essa questão existe, ele sente apenas alguns sinais dele.

Sendo assim, você pode investir em:

  • Blog Posts curtos e informativos como guias, dicas, listas, principais dúvidas e tutoriais.
  • Webinars para responder questões de interesse do usuário.
  • Vídeos curtos e objetivos como Reels, Tik Tok ou YouTube Shorts.

 2° Etapa: Meio do Funil

Aqui, o indivíduo já sabe que possui um problema e busca saber quais opções a sua empresa possui para resolvê-lo. Ele deixa se ser um usuário e se torna um lead que está mais próximo da venda final.

Ele está mais disposto a fornecer dados básicos sobre si e a empresa, em troca de um conteúdo mais especializado.

Os consumidores B2B ficam mais tempo nessa etapa, pois demoram mais até optar pela decisão de compra. Por isso, é importante aplicar esforços bem direcionados como:

  • Blog Posts mais extensos e elaborados.
  • E-books com temas interessantes e que permitem a coleta de dados segmentados.
  • Infográficos e newsletters de fácil compreensão.
  • Podcasts dinâmicos e atrativos.
  • Apresentação de slides em PDF para que o usuário possa guardar as informações.

 3° Etapa: Fundo de Funil

Nesta fase, o seu lead qualificado está prestes a se tornar um consumidor do seu negócio, e com o seu conteúdo você irá convencê-lo a concluir a compra. Aqui, o departamento de vendas também entra em ação junto com o de marketing, e esses conteúdos podem te ajudar:

  • Cases de clientes para mostrar como a sua solução pode contribuir para o sucesso.
  • Depoimentos de clientes como prova social.
  • Ferramentas avançadas, trilhas de conhecimento ou demonstrações gratuitas.
  • Reviews de produtos e serviços.

Os estrategistas da Techd podem te ajudar a colocar cada um desses conteúdos em prática, adotando os melhores métodos de segmentação, planejamento e performance para a sua empresa B2B. Entre em contato e saiba como!

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