ARTIGO

4 dicas para a sua indústria vender mais na Black Friday

30/10/2023

A Black Friday de 2023 acontecerá no dia 24 de novembro e é uma das datas mais esperadas tanto pelos consumidores quanto pelos varejistas em âmbito mundial, devido às oportunidades únicas de consumo e a ampla lucratividade.

O mercado como um todo e os diversos segmentos se beneficiam de um volume de vendas milionárias. Adotando boas práticas e estratégias de vendas assertivas, alguns setores podem lucrar em um dia, o equivalente a um mês todo.

No Brasil, as empresas da área industrial atuam como uma peça-chave para o sucesso da Black Friday.

Além de promover ações especiais para vendas no mercado B2B, a indústria fornece insumos e a força de trabalho produtivo que também impacta nos produtos que chegarão até o consumidor final do segmento B2C.

Diante desse papel fundamental e com as múltiplas oportunidades de impulsionar a lucratividade das organizações do setor industrial, a Agência Techd desenvolveu um guia completo com estratégias objetivas para vender mais na Black Friday 2023.

Acompanhe a leitura e saiba como se planejar!

O que é a Black Friday e qual é a sua importância para a indústria?

A Black Friday foi criada nos Estados Unidos e acontece tradicionalmente na última sexta-feira do mês de novembro – a data foi escolhida por ser o dia seguinte ao Dia de Ação de Graças.

O evento ganhou uma proporção mundial e expandiu suas ações por mais tempo, surgindo assim a Cyber Monday, a Black Week e, até mesmo, a Black November, quando as empresas adotam promoções e condições especiais durante o mês inteiro.

De acordo com uma pesquisa da MindMiners, 28% dos consumidores começam a acompanhar os valores dos produtos que almejam até três meses antes da Black Friday oficial. Enquanto 25% deles começam a pesquisar com antecedência de seis meses.

No entanto, o volume de buscas aumenta significativamente duas semanas antes da data. Do total, 85% dos possíveis clientes intensificam suas pesquisas nesse período.

Para o contexto do mercado B2B, especialmente para as indústrias, essa relevância tende a ser mais expressiva, pois os varejistas começam a procurar os produtos e serviços dos quais irão precisar, com ainda mais antecedência, a fim de se preparar para a alta demanda.

Confira abaixo um panorama sobre os resultados da data comemorativa, conforme a realidade do nosso ambiente de negócios.

O potencial lucrativo da Black Friday com dados reais

Contextualizar o cenário de consumo do Brasil durante a data pode te ajudar a entender melhor como os esforços em campanhas podem ser decisivos para impulsionar as suas vendas.

Em 2022, a Black Friday movimentou R$ 6,1 bilhões de reais, segundo levantamento da Neotrust.

De acordo com o Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA), as vendas aumentaram 5,5% em relação ao mesmo período de 2021. O destaque se deu pelo e-commerce, que apresentou alta de 16,3%.

Para a edição de 2023, a expectativa de consumo se mostra positiva. Uma pesquisa realizada pela Google mapeou que 67% dos brasileiros pretendem fazer compras durante a data, e 7 em cada 10 entrevistados afirmaram que irão gastar mais ou igual a 2022.

A Mfield conduziu um levantamento que constatou um crescimento de 32,2% nas intenções de compra das pessoas para a Black Friday 2023.

Com isso, podemos concluir que a alta demanda por parte dos consumidores exigirá uma logística e um planejamento eficiente por parte das indústrias. Entenda abaixo como formular estratégias e colocá-las em prática!

4 dicas para maximizar os seus lucros na Black Friday 2023

Ao mesmo tempo que a Black Friday é uma ótima oportunidade de faturamento, também é o período de maior competitividade no mercado.

Portanto, é essencial adotar boas práticas a fim de proporcionar a melhor experiência de compra para a sua carteira de clientes e se diferenciar. Essas dicas podem te ajudar:

Defina um planejamento estratégico

A indústria é amplamente demandada durante essa época, por isso, é primordial que você estabeleça um planejamento de ações e produções para que tudo ocorra bem.

Além de aumentar o seu volume de vendas e, consequentemente, o seu faturamento, a data comemorativa irá contribuir para fidelizar seus clientes, posicionar a sua marca no mercado e te tornar referência.

Segundo uma pesquisa da Google, 78% das pessoas voltam a consumir das empresas que ofereceram uma boa experiência na Black Friday, em outras épocas do ano. Sendo assim, esteja pronto para tudo!

Escolha os produtos que estarão disponíveis e quais as ofertas

Esse é o momento ideal para melhorar a sua receita, mas é importante que você não se perca ou tenha dificuldades com as demandas de fabricação e envio dos pedidos.

Por isso, faça uma lista dos itens que estarão na promoção, priorizando tanto os itens que oferecem maior margem de lucros, quanto os que estão em estoque há muito tempo.

Alguns produtos valem a pena entrar na promoção, outros não. Logo, é importante estabelecer se será uma oferta, uma condição especial de pagamento, bonificação ou uma outra vantagem.

Invista em logística, armazenamento e atendimento

Mais do que ofertar, é importante que você consiga cumprir acordos, prazos e com as quantidades certas de produtos. Isso só será possível se o seu estoque estiver com os produtos que precisam ser prontamente enviados e se o atendimento for de qualidade.

Caso a sua empresa do segmento industrial ofereça algum produto indisponível

ou atrase o envio, isso pode comprometer a Black Friday do seu cliente que conta com os seus produtos.

Crie campanhas de marketing direcionadas para a Black Friday

Com boas estratégias de divulgação e marketing, você poderá comunicar suas ofertas com antecedência para que os lojistas consumam do seu material, ampliará o seu alcance por meio de ações nas redes sociais, e-mail marketing e de SEO.

Além disso, você poderá acompanhar a movimentação da sua concorrência e fazer um remarketing para compras não finalizadas. Tudo isso com a segmentação, o conteúdo, tom de voz e os gatilhos de consumo certos para atingir o seu público-alvo.

A Techd pode te auxiliar com isso. Entre em contato com um dos nossos consultores e tenha a orientação dos nossos estrategistas para o sucesso da sua Black Friday!

COMPARTILHE O ARTIGO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *