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Funil de vendas borboleta: por que as empresas B2B precisam conhecer

22/01/2024
funil de vendas b2b

A mudança no perfil dos clientes B2B motivou a transformação nas dinâmicas de negócios e, consequentemente, desencadeou o surgimento do novo funil de vendas B2B. Com isso, a realidade atual do mercado implica que as empresas coloquem, verdadeiramente, o cliente como centro das operações.

Diante desse cenário, o marketing estratégico tem sido uma importante ferramenta para consolidar os esforços para atrair, nutrir e fidelizar consumidores.

Isso porque, a demanda deste novo ambiente de consumo exige um atendimento personalizado, humanizado e que atende às necessidades de cada cliente. E é exatamente nesta etapa que entra o famoso funil de vendas do marketing, com o objetivo de direcionar as ações das organizações da maneira correta e no momento ideal.

Acompanhe a leitura para entender o papel do funil de vendas e como ele está sendo moldado conforme os movimentos do mercado moderno!

O que é o funil de vendas?

Antes de falarmos sobre o novo funil de vendas, é essencial contextualizarmos melhor sobre essa estratégia. Ela, basicamente, ajuda a identificar as melhores oportunidades de negócios e a maximizar as ações de marketing e vendas.

Considerando todo o ambiente corporativo, seus objetivos comerciais, público-alvo e todo o processo de compra, o funil é constituído por quatro etapas: atração, conversão, engajamento e conclusão da venda.

O atual cenário B2B

O funil de vendas foi desenvolvido para conduzir os clientes pelos estágios do conhecimento, desde a consideração até a compra. Existem diversos tipos de funis: de marketing, conversão, de vendas, entre outros.

Todos eles têm como principal ativo o cliente, pois ele é o centro de toda e qualquer ação. No segmento B2B, essas relações são ainda mais complexas, visto que o relacionamento é estabelecido entre empresas. Com isso, as etapas de atração e engajamento precisam ser estratégicas e bem definidas.

O importante é que todas as áreas do negócio estejam alinhadas, de modo que os esforços permaneçam direcionados para o público-alvo. Desta forma, a confiança entre as partes é construída em cada interação, inclusive no pós-venda.

O funil de vendas borboleta e a sua importância para o segmento B2B

Agora que você já sabe sobre todas as dinâmicas que envolvem o afunilamento de vendas, chegou o momento de conhecer o novo modelo de conversão, chamado de funil de vendas borboleta, gravata borboleta ou ampulheta.

Como foi mostrado, os setores de marketing e vendas atuam em conjunto para o sucesso de um negócio, e esse padrão pressupõe, justamente, que essa ferramenta de marketing auxilia na visualização do caminho do potencial cliente até a efetivação da venda B2B.

Neste modelo, o lado esquerdo do funil caracteriza a conquista, em que as áreas atuam juntas para atrair, educar e engajar o público-alvo. Esse setor é dividido pelas fases de consciência, educação e seleção de ações.

O meio do funil considera os clientes que estão muito interessados, mas ainda não concluíram a compra, acionando técnicas de marketing e pré-vendas. Já o lado direito, é composto por compradores que já estão encantados ou fidelizados – nesta, as etapas são divididas em onboard, impacto das metas alcançadas e expansão.

Em teoria, esse é o conceito do funil de vendas borboleta, mas na prática, é primordial contar com uma agência de marketing especializada para, de fato, conquistar um padrão de vendas sustentável no segmento B2B.

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